O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) recebeu, em 12 de agosto de 2025, o Aspirante da Escola Naval Gabriel Mateus Matos Calasans, ex-integrante do Programa Forças no Esporte (PROFESP). Em palestra aos atuais participantes, ele compartilhou sua trajetória até o ingresso na Escola Naval (EN).

A trajetória do Aspirante Calasans no Programa Forças no Esporte teve início em 2019, no CIASC, após sua mãe, Degmar Matos Calasans, conhecer a iniciativa por meio da igreja que frequentava na Ilha do Governador (RJ). A participação nas atividades reforçou seu interesse pela carreira naval e consolidou valores como disciplina e comprometimento.

Realizada no Complexo Naval da Ilha do Governador, a palestra reuniu jovens do PROFESP, que acompanharam o relato do Aspirante, hoje aluno da Escola Naval (EN).

Para o Comandante do CIASC, Contra-Almirante (Fuzileiro Naval) Luís Manuel de Campos Mello, o encontro teve impacto positivo entre os jovens. “A história do ex-aluno Gabriel demonstra como a disciplina, a dedicação e a perseverança podem transformar realidades. Sua trajetória representa um estímulo não apenas aos beneficiários do PROFESP, mas a todos que buscam alcançar seus objetivos por meio do esforço e do comprometimento”, afirmou.

Início da formação militar

Antes de ser aprovado na EN, em 2024, o Aspirante Calasans participou de processos seletivos para outras instituições militares de ensino, como o Colégio Naval (CN), a Academia da Força Aérea (AFA), a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). As diversas candidaturas refletem sua determinação em seguir a carreira militar.

Durante a palestra, o Aspirante destacou que a disciplina e a dedicação aos estudos foram essenciais em sua preparação para o concurso da EN. Para alcançar o objetivo, foi necessário abrir mão de momentos de lazer e convívio social, mantendo o foco exigido pelo processo seletivo. Ele também ressaltou a importância do cuidado com a saúde física e mental, enfatizando que o equilíbrio entre corpo e mente é determinante para enfrentar os desafios da formação militar. Sua experiência reforça a relevância da perseverança e da organização para aqueles que almejam ingressar nas Forças Armadas.

Planejando o futuro

Como aluno da EN, o Aspirante Calasans explicou que o curso, além de gratuito, oferece remuneração mensal, permitindo dedicação exclusiva à formação militar. Ao final da graduação, os aspirantes participam da “Viagem de Instrução”, período embarcado no Navio-Escola “Brasil” que proporciona experiências práticas e contato direto com as atividades operativas da Marinha do Brasil.

Durante o encontro, os jovens do PROFESP demonstraram interesse pelas possibilidades profissionais apresentadas. O relato reforçou o papel do programa como instrumento de orientação vocacional e estímulo à formação cidadã.

Presente à palestra, a mãe do Aspirante, relembrou um episódio marcante durante a participação do filho no PROFESP: “Durante um passeio organizado pelo programa, um Sargento disse ao meu filho que ele deveria, em primeiro lugar, respeitar o pai e a mãe; em segundo, estudar; e, em terceiro, estudar ainda mais. Depois disso, o interesse do Gabriel pela carreira militar só aumentou.”

A trajetória do Aspirante Gabriel Mateus Matos Calasans evidencia o impacto positivo de iniciativas como o PROFESP na formação de jovens. Sua experiência reforça o valor da disciplina, da persistência e do comprometimento como caminhos possíveis para o ingresso na carreira militar.

. . .

Comentários

Diomar tolino (não verificado) Dom, 17/08/2025 - 07:28

Estamos com mesmo pensamento vamos em de mais esse projeto de Deus abençoe a todos bom dia

Roberto Moura … (não verificado) Dom, 17/08/2025 - 08:59

Um grande exemplo a ser seguido. Bravo Zulu.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.