A divulgação dos resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, feita pelo Ministério da Educação (MEC), evidenciou o desempenho das escolas públicas de todo o País. O Colégio Naval (CN) alcançou o terceiro lugar no ranking nacional, o primeiro no estado do Rio de Janeiro e está entre as 50 instituições com as maiores médias no exame. É também a escola de formação de nível médio das Forças Armadas mais bem classificada, reafirmando sua excelência acadêmica e sua reconhecida preparação para a carreira militar.

“Ao direcionarmos nossos esforços para assegurar aos alunos o pleno desenvolvimento de habilidades e competências nos campos militar-naval, moral, psicológico, físico e intelectual — este último evidenciado de forma notável pelos resultados alcançados no Enem 2024 — reafirmamos nosso compromisso com a formação integral do futuro Oficial da Marinha do Brasil”, afirma o Comandante do Colégio Naval, Capitão de Mar e Guerra José Fernando Barboza dos Santos.

Para ele, o desempenho de alunos no exame reflete não apenas a excelência acadêmica promovida pelo CN, mas também a eficácia de uma formação pautada em valores sólidos, disciplina, resiliência e espírito de corpo, resultado de um trabalho pedagógico estruturado, multidisciplinar e ininterrupto.

O levantamento, publicado pelo jornal O GLOBO, apresenta as melhores escolas públicas com base nas médias de desempenho dos alunos no Enem. O primeiro lugar ficou com o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (MG), seguido pelo Colégio Politécnico de Santa Maria (RS). O Colégio Naval aparece em terceiro, logo à frente do Colégio Tiradentes de Ijuí (RS) e do Colégio Militar de Belo Horizonte (MG), que ocupam o quarto e o quinto lugares, respectivamente.

“Nosso modelo educacional combina rigor técnico com inovação pedagógica, promovendo um ambiente de alta exigência intelectual aliado ao estímulo, ao pensamento crítico, à autonomia e à ética. Além disso, o comprometimento contínuo com a qualidade do ensino, associado a um criterioso processo de seleção e constante capacitação de nossos docentes, profissionais altamente qualificados e dedicados, é um dos pilares fundamentais desse sucesso. O uso de metodologias ativas, o incentivo à pesquisa e à resolução de problemas, bem como a aplicação de tecnologias educacionais contemporâneas, são práticas rotineiras no nosso cotidiano escolar”, detalha o Capitão de Mar e Guerra Fernando Barboza.

Apesar dos resultados positivos, o Comandante do CN avalia que o aprimoramento contínuo do processo de ensino-aprendizagem é essencial para a manutenção da trajetória de excelência: “Nesse sentido, reforçamos a importância da constante atualização das práticas pedagógicas, da renovação dos materiais e espaços didáticos, e do fortalecimento da parceria entre instrutores, alunos e responsáveis. O desempenho no Enem 2024 é, portanto, mais do que um indicativo de sucesso acadêmico: é a confirmação de que seguimos navegando no rumo certo. E é também um estímulo para que continuemos evoluindo, com firmeza e propósito, na missão de formar líderes comprometidos com os valores da Marinha e com o futuro do Brasil.”

Ideb 2023

Não é a primeira vez, em tempos recentes, que o CN se destaca entre as instituições de ensino brasileiras. Em 2023, alcançou a primeira colocação no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as escolas públicas de Ensino Médio do estado do Rio de Janeiro, com nota média de 7,4. Em nível nacional, a instituição obteve o quarto lugar. O Ideb combina taxas de aprovação escolar, extraídas do Censo Escolar, com as médias de desempenho dos alunos em língua portuguesa e matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Vem pra Marinha: como entrar para o Colégio Naval?

O ingresso no Colégio Naval é mediante concurso público. O candidato deve ficar atento para cumprir os principais requisitos: ser brasileiro nato; ter 15 anos completos e menos de 18 anos (o limite de idade é referenciado a 30 de junho do ano correspondente ao início do respectivo curso de formação militar); e ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental. A oportunidade é para ambos os sexos.

O concurso é dividido em três etapas, sendo a primeira composta por provas objetivas de Matemática, Inglês, Português, Estudos Sociais, Ciências e Redação.

A segunda fase envolve os eventos complementares eliminatórios: verificação de dados biográficos; inspeção de saúde; teste de aptidão física; e avaliação psicológica,  entre outros. A última etapa é o período de adaptação, com duração de três semanas em regime de internato. Aqueles que obtiverem êxito recebem platinas de alunos e dão início ao Curso de Preparação de Aspirantes.

Uma condição necessária para a inscrição é não ter filhos ou dependentes e não ser casado(a) ou ter constituído união estável, por incompatibilidade com o regime exigido para formação, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos do Colégio Naval.

Para ficar por dentro das oportunidades de ingresso no CN e nas demais escolas de formação da MB, acompanhe o portal da Agência Marinha de Notícias e siga o perfil do Vem pra Marinha nas diferentes mídias sociais.

. . .
Palavras-Chave:

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.