O primeiro dia da LAAD Security & Defence 2025, nesta terça-feira (1°), no Rio de Janeiro (RJ), foi marcado pela assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Marinha do Brasil (MB) e a empresa Omnisys. O objetivo da parceria é desenvolver radares navais de busca para equipar futuros navios-patrulha. Nesta quarta-feira (2), a Força Naval brasileira firmou acordos com a empresa SIATT e o Grupo EDGE, dos Emirados Árabes Unidos, para a produção, o aprimoramento e a comercialização dos mísseis antinavio MANSUP e para implantação de sistema antidrones.
“O acordo de cooperação técnica celebrado hoje vai viabilizar o estudo conjunto de uma possibilidade de radares com forte conteúdo nacional para serem utilizados nos navios cujo deslocamento tenha até 1.800 toneladas. Isso vai fortalecer, sem dúvida, a capacidade de defesa e de proteção da nossa Amazônia Azul, além de contribuir para o aumento e para o fomento da Base Industrial de Defesa no nosso País”, afirmou o Diretor de Sistema de Armas da Marinha, Vice-Almirante Carlos Henrique de Lima Zampieri.
A Omnisys é certificada pelo Ministério da Defesa como empresa estratégica e possui mais de 40 produtos relacionados à defesa. Ela também atua no desenvolvimento tecnológico no segmento espacial, fornecendo equipamentos e sistemas de satélites. Para o presidente da Omnisys, Rodrigo Modugno, essa parceria contribuirá para aumentar a vigilância da Amazônia Azul. “Com esse radar, vamos aumentar a disponibilidade e as capacidades operacionais dos meios navais da Marinha do Brasil, (…) que vão assegurar a soberania nacional”, avalia.
Defesa e ataque
A Marinha, o Grupo EDGE e a SIATT assinaram um contrato de compartilhamento de propriedade intelectual para estabelecer os termos e condições de desenvolvimento e da produção do Míssil Antinavio Nacional (MANSUP) e de sua versão de alcance estendido, o MANSUP-ER. O documento inclui os direitos para modificações, uso, produção ou exploração comercial no Brasil e em qualquer outro país, com o retorno de royalties à Força Naval. Será firmado, ainda, um protocolo de intenções para produção de sistemas autônomos antidrones.

A SIATT é uma empresa estratégica de defesa com participação acionária do Grupo EDGE, que desenvolve e produz sistemas de defesa e segurança, com foco em armamentos inteligentes. Ela é responsável por integrar as partes componentes do míssil MANSUP e pelo desenvolvimento de subunidades, como o sistema de guiagem, navegação e controle, o sistema de telemetria e baterias. O míssil, atualmente em fase de testes, deverá equipar as quatro novas Fragatas Classe “Tamandaré”, em construção em Itajaí (SC), que devem ser entregues até 2029.
Comentários
Hello,
Your site is missing crucial elements that can potentially put you in non-compliance, and scores 58/100 on accessibility—putting you in the $2-7k GDPR/CPRA fine zone.
Our one-time Compliance Kit patches all three in under 5 minutes (privacy page, 2 kB cookie banner, a11y toggle).
Get compliant now → https://bit.ly/ComplianceStarterPack
— Adam, Compliance Service
support@complianceservice.solutions
Reply STOP to opt out
Comentar