No dia 18 de junho, o Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) foi selecionado para receber a Medalha Amigo da Primeira Infância, em votação realizada na Câmara dos Deputados. A honraria, instituída pela Resolução nº 25, de 2021, é destinada a instituições que se destacam na promoção do desenvolvimento e na garantia dos direitos da primeira infância no Brasil. Desde então, cinco nomes são indicados anualmente para receber a premiação. Em 2025, o HNMD foi o primeiro hospital militar a ser agraciado com a medalha, cuja cerimônia de entrega aconteceu no dia 27 de agosto, na Casa Legislativa.
Segundo a Câmara dos Deputados, o reconhecimento integra um conjunto de iniciativas voltadas à consolidação e ao fortalecimento de políticas públicas direcionadas à atenção integral às crianças nos seus primeiros seis anos de vida.
Cada parlamentar pode indicar até uma pessoa física ou jurídica, que é avaliada por um conselho deliberativo composto por três integrantes. Neste ano, a Deputada Federal Laura Carneiro (PSD-RJ) foi uma das responsáveis pela indicação do HNMD. Em entrevista à Agência Marinha de Notícias, a parlamentar comentou sobre os critérios atendidos pelo HNMD para figurar entre os agraciados.
“A indicação do Hospital Naval Marcílio Dias se deve ao trabalho excepcional que é feito com as crianças, especialmente, as menores de 12 anos. São mais de 18% dos leitos dessa Instituição voltados para esse público, além de programas muito legais como a classe hospitalar onde os pacientes que estão internados há muito tempo não perdem o relacionamento com a escola. Também não posso deixar de citar o excelente atendimento em todas as outras unidades pediátricas. Desse modo, é um trabalho muito importante que gostaríamos de premiar. Essa foi uma decisão acolhida por vários deputados e temos a certeza que avançamos ao estimular iniciativas desse tipo, incentivando outros espaços a desenvolverem o mesmo padrão de qualidade”, comentou a Deputada.
Para o Presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, Zacharias Kalil, a condecoração simboliza o reconhecimento a todos que têm contribuído para políticas públicas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças. “Todos sabem que a primeira infância é a fase determinante da vida em que se formam as bases físicas, cognitivas e emocionais que acompanharão o indivíduo por toda a sua trajetória. Investir nesse período significa reduzir desigualdades, fortalecer a cidadania e preparar um futuro mais justo e sustentável para todo o nosso País”, disse.
A Capitão de Fragata (Médica) Glauce Lopes, Chefe da Clínica de Pediatria do HNMD, comemorou o reconhecimento e ressaltou o compromisso da unidade na atenção e no cuidado com os pacientes pediátricos.
“Nossa clínica é responsável por internações de recém-nascidos, crianças de até 12 anos e pacientes pediátricos graves. Contamos com Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, Alojamento Conjunto, Unidade de Internação Pediátrica, Emergência Pediátrica, Ambulatório de Subespecialidades e ainda realizamos atendimentos nas salas de parto do Centro Obstétrico. Com o intuito de acolher e humanizar o cuidado prestado aos nossos pequenos pacientes e seus familiares, mantemos uma Sala de Recreação no andar da internação pediátrica, com apoio das Voluntárias Anjos Azuis. Nesse espaço, as crianças internadas podem brincar em uma área exclusiva, com brinquedos diversos. No mesmo andar, funciona a Classe Hospitalar, fruto de parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que cede uma pedagoga. O projeto atende, em média, 25 crianças por mês, garantindo o acompanhamento pedagógico durante o período de internação. Além da assistência médico-hospitalar, o HNMD mantém, há 35 anos, a Creche ‘O Marinheiro’, voltada ao primeiro segmento da Educação Infantil. A unidade atende crianças com idade entre quatro meses e três anos, 11 meses e 29 dias, conforme a legislação educacional vigente, recebendo, atualmente, cerca de 40 alunos”, explicou a Capitão de Fragata (Médica) Glauce Lopes.

Desde 2019, a Direção e a tripulação do HNMD têm intensificado os esforços para aprimorar os processos administrativos e assistenciais. Em junho de 2023, o hospital conquistou o Nível I da Acreditação do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES), tornando-se o primeiro da categoria militar a obter esse reconhecimento. No início do mês passado, entre os dias 3 e 5 de junho, a unidade recebeu a recomendação para a “Acreditação Nível II”, o que reforça a capacidade técnica e profissional de sua equipe.

Desse modo, a Direção do HNMD recebeu a notícia do Prêmio Medalha Amigo da Primeira Infância com empolgação e grande satisfação. A Contra-Almirante (Médica) Maria Cecília Barbosa da Silva Conceição celebrou mais uma conquista e ressaltou a relevância da medalha.
“O Hospital Naval Marcílio Dias tem como missão a execução de atividades assistenciais de alta complexidade, buscando continuamente o aperfeiçoamento de seus processos para oferecer um atendimento de excelência e com foco na humanização. A indicação à Medalha Amigo da Primeira Infância é uma distinção que nos honra e nos impulsiona a cumprir nossa missão com ainda mais dedicação. O reconhecimento do esforço da equipe, a confiança depositada em nosso trabalho e a valorização institucional são fontes permanentes de motivação para mantermos o elevado padrão de atendimento. Agradecemos à Câmara dos Deputados e, especialmente, à Deputada Federal Laura Carneiro, que, ao içar essa bandeira conosco, contribuiu diretamente para a conquista dessa honraria, motivo de grande orgulho para nossa tripulação e para toda a família naval”, destacou a Contra-Almirante (Médica) Maria Cecília Barbosa da Silva Conceição.
Comentar