A Marinha do Brasil participou, entre os dias 12 e 24 de julho, da 98ª edição do Projeto Rondon, denominada Operação “Amazonas”, na qual militares dos Navios de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles” e “Doutor Montenegro” levaram, em conjunto com rondonistas, serviços de saúde básica e ações de cidadania para as comunidades ribeirinhas do Amazonas.
Nesta edição, embarcaram no NAsH “Soares de Meirelles”, professores e estudantes dos cursos de medicina, farmácia, enfermagem, biomedicina e fisioterapia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Além de apoiar as ações de assistência hospitalar, os acadêmicos também promoveram oficinas de educação em saúde e direitos humanos, assim como realizaram ações recreativas, visitas domiciliares e capacitação dos profissionais de saúde das comunidades atendidas.
O Projeto Rondon une três entes: universidades, com seus recursos humanos; entes governamentais, como prefeituras e o governo do estado; e as Forças Armadas, que, a partir do Ministério da Defesa, fazem toda a logística e a construção do projeto. São realizadas ações na área de saúde, direitos humanos, educação, justiça, tecnologia, emprego, trabalho e meio ambiente. O projeto busca levar o conhecimento acadêmico para fora dos muros das universidades. O Rondon é uma troca de experiências”, explicou a Coordenadora do Núcleo Rondon da UFCSPA, professora Cláudia Bica.

Durante as duas semanas da comissão, foram realizados 840 atendimentos médicos, 124 atendimentos odontológicos, 646 exames laboratoriais e distribuídos mais de 23 mil medicamentos nas comunidades de Anamã, Beabá, Supiá, Tuité, Boca do Aimim, Santa Luzia, Lago Mira, Paricatuba, Itapuru, Caiuanã e Sururá.
Equipado com um aparelho de mamografia, o NAsH “Soares de Meirelles” realizou mais de 90 exames e contou com o apoio de uma médica radiologista rondonista, que fez o laudo dos exames.
Nessa missão pelo Rio Purus, o navio contou com a valiosa colaboração do Projeto Rondon, representados aqui a bordo pelo núcleo da UFCSPA. Essa parceria reafirma o compromisso da Marinha com a promoção da cidadania e a valorização do conhecimento como ferramenta de transformação social”, afirmou o Comandante do NAsH “Soares de Meirelles”, Capitão de Corveta Diego de Oliveira Rosa Costa.

NAsH “Doutor Montenegro” recebe rondonistas em Barcelos (AM)
Além das ações no Rio Purus, rondonistas também participaram das ações de assistência hospitalar realizadas pelo NAsH “Doutor Montenegro” no município de Barcelos (AM) no Rio Negro. Entre os dias 17 e 19 de julho, rondonistas que atuavam no município embarcaram no navio e acompanharam de perto a rotina de atendimentos médicos e odontológicos e participaram das atividades de apoio à população local.

Projeto Rondon
O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho estratégico do governo federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da cidadania, na qual estudantes de Instituições de Ensino Superior capacitam a comunidade local empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais.
Comentar