Em celebração aos 25 anos de serviços prestados ao Brasil, o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” foi homenageado com o lançamento de um selo comemorativo. A cerimônia alusiva ao Jubileu de Prata foi realizada a bordo do próprio navio, na manhã de quinta-feira (21), na Base Naval do Rio de Janeiro.
Comemorado em 9 de março deste ano, o aniversário de 25 anos do NVe “Cisne Branco” foi marcado pelo lançamento de um selo institucional, fruto da parceria entre o Ministério das Comunicações, os Correios e a Marinha do Brasil (MB). Intitulado “25 Anos de Incorporação do Navio-Veleiro ‘Cisne Branco’ à Armada Brasileira”, o selo simboliza o reconhecimento da importância histórica, cultural e diplomática do navio.
O selo, que retrata o NVe “Cisne Branco” em alto-mar, foi apresentado pelo Superintendente Estadual dos Correios no Rio de Janeiro, José Oliveira dos Santos. O ato de obliteração — carimbo que marca oficialmente o uso do selo — foi realizado por ele e por autoridades da Marinha, formalizando o lançamento e inserindo o navio na história da filatelia nacional.
O Superintendente destacou o simbolismo da homenagem. “Para os Correios, lançar este selo é um motivo de orgulho. Não é apenas uma homenagem, é um testemunho perene da relevância do ‘Cisne Branco’ para o País. Ao circular em cartas e coleções, o selo levará consigo uma lembrança desse navio que representa disciplina, dedicação e orgulho nacional”, afirmou.
A cerimônia também contou com outros momentos solenes e homenagens que evidenciaram o papel do navio na diplomacia e na formação de Oficiais. Entre as autoridades presentes, destacou-se o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida.
Durante a cerimônia, o NVe “Cisne Branco” foi condecorado com a Ordem do Mérito Naval. A imposição da medalha simboliza o reconhecimento à trajetória do navio e à sua permanente missão de representar a Marinha do Brasil (MB) no cenário internacional.

O Almirante de Esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida destacou a longevidade da missão do navio. “Se Deus quiser, muitos de nós estarão daqui a 25 anos celebrando o Jubileu de Ouro, e o navio estará com essa mesma linha graciosa, com a mesma elegância que exibe hoje, assim como demonstrou ao cruzar o Atlântico pela primeira vez, em 2000”, afirmou.
Instituída em 1934, a Ordem do Mérito Naval é concedida a militares, organizações e personalidades que prestam relevantes serviços à MB. A condecoração foi outorgada ao NVe “Cisne Branco” pelo Presidente da República, em reconhecimento aos 25 anos de contribuições à Força.
“Cisne Branco” consolida missão de integração cultural e institucional
Desde sua incorporação, o NVe “Cisne Branco” tem atuado como uma embaixada flutuante, promovendo a cultura marítima e fortalecendo a imagem do Brasil em eventos náuticos internacionais. Além disso, cumpre papel relevante na formação de Oficiais e Praças, contribuindo para a preservação das tradições navais e para a capacitação das futuras gerações de militares da Marinha.
A comemoração dos 25 anos de incorporação do NVe “Cisne Branco” reafirma a relevância de sua missão e o lugar de destaque que ocupa na história da MB.

Desde 2000, o NVe “Cisne Branco” atua como instrumento de representação diplomática do Brasil, participando de eventos navais internacionais e promovendo a cultura marítima, sempre sob o pavilhão nacional.
Comentários
Uma honra para os correios participar dessa bela e importante homenagem aos 25 anos do Nve “Cisne Branco”.
Foi um belo evento, a altura dos padrões da nossa Marinha de Guerra. Notei a ausência da SOAMAR-BR, na presença do presidente, Jorge Eduardo Pessoa de Aragão.
Onde posso adquirir o selo comemorativo ?
Comentar