Durante o Curso de Cobertura Jornalística em Área de Combate e em Emergências (CCJACE), que aconteceu entre 30 de junho e 4 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), jornalistas de diversos estados do Brasil tiveram a oportunidade de conhecer de perto a atuação do Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”. A capacitação foi promovida pelo Centro de Operações de Paz e Humanitárias de Caráter Naval (COpPazNav) da Marinha do Brasil (MB), em parceria com diversas instituições civis e militares.

Durante a atividade, os 60 jornalistas participantes foram transportados até o navio por meio de Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf). 

A experiência com o curso está sendo sensacional. Estamos tendo a possibilidade de conhecer um pouco mais de como funciona o trabalho da Marinha, e tudo isso ao lado de colegas de várias partes do País. Está sendo uma experiência muito intensa”, afirmou o repórter da TV Globo Lucas Madureira, quando os jornalistas estavam a bordo dos CLAnf.

No navio, os alunos ainda puderam assistir a uma apresentação sobre as capacidades operacionais do NDM “Bahia”, conduzida pelo Comandante, o Capitão de Mar e Guerra Sandro Soares Laudiauzer. Em seguida, realizaram uma visita guiada a bordo, nos principais compartimentos do navio, com destaque para o Complexo Hospitalar e suas funcionalidades, além de acompanharem a manobra de atracação no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

Para o Capitão de Mar e Guerra Laudiauzer, a visita dos jornalistas foi de suma importância para que conhecessem mais da “capacidade estratégica da Marinha em nível nacional e até para operações fora das águas jurisdicionais brasileiras."

O curso, que contou este ano com sua segunda edição, tem como propósito aprimorar as habilidades e os conhecimentos dos profissionais de imprensa na cobertura de operações em cenários de conflito e em situações de emergência. A iniciativa visa fomentar o entendimento mútuo entre as Forças Armadas e os meios de comunicação, promovendo uma atuação mais integrada, eficiente e segura em contextos de crise, além de contribuir para uma comunicação mais precisa e responsável junto à sociedade.

NDM “Bahia”

O “Bahia” é um navio empregado em missões de diversas naturezas, como transporte de tropas, veículos, helicópteros, equipamentos, munições e provisões. A versatilidade do navio possibilita sua atuação em operações de alta e de baixa intensidade, como missões de caráter humanitário e auxílio a desastres.

Recentemente, o “Bahia” esteve entre os meios empregados pela MB no auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024. O navio transportou, desde o Rio de Janeiro, toneladas de doações e itens de primeira necessidade para a população gaúcha.

. . .

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.