Neste sábado (16), o 3º Batalhão de Proteção e Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (3ºBtlProtDefNBQR), em Brasília (DF), abriu suas portas para o evento “Um Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro”, promovido pela Marinha do Brasil. A iniciativa, voltada ao público neurodivergente, reuniu cerca de 630 participantes em uma imersão no universo militar.
Com muitas atividades recreativas, musicais e esportivas, a ação buscou promover a inclusão e o respeito à diversidade, oferecendo ao público a oportunidade de vivenciar aspectos do cotidiano de um militar.
Experiências únicas para toda a família
Das 9h às 13h, os visitantes conheceram equipamentos militares, viaturas blindadas, veículos de combate do Corpo de Fuzileiros Navais e lanchas da Marinha. Oficinas de camuflagem, pintura, nós e voltas despertaram a curiosidade e garantiram diversão a crianças e adultos.
Entre as atrações, destacou-se a apresentação da Banda de Música do 3º BtlProtDefNBQR, que executou canções populares e dobrados militares, conquistando o público pela interação e proximidade.
Outro momento marcante foi a demonstração dos motociclistas militares, que impressionaram pela técnica e habilidade em evoluções coreografadas. Já a apresentação dos cães de guerra atraiu grande atenção, gerando empatia e encantamento, sobretudo entre o público infantil.
“As crianças acabam tendo um carinho muito grande pela Marinha. Sou muito grata pelo acolhimento e pela oportunidade que elas tiveram hoje. É uma experiência única e de extrema importância para o desenvolvimento delas”, afirmou a professora Júlia Sandra de Castro Alves, do Centro de Ensino Especial.

Alegria e reencontros
O evento também foi marcado por reencontros. O Suboficial (Reserva) João Guedes retornou à Marinha, onde serviu por mais de três décadas, acompanhando sua amiga, a jovem Fernanda Hanley, de 29 anos.
A Fernanda estampou alegria do início ao fim. Ela gostou de tudo e já disse que vai querer voltar no próximo ano. Para mim, foi uma oportunidade de rever amigos e de vivenciar essa iniciativa que acolhe e valoriza pessoas com deficiência”, destacou o militar.

Oportunidade fora da sala de aula
A professora Yara Cristina Ferreira acompanhou dezenas de estudantes do Centro de Ensino Especial de Planaltina e reforçou a relevância da ação para além do ambiente escolar.
É o segundo ano que participamos e nossos alunos sempre ficam ansiosos. Muitas vezes, essa é a única oportunidade que eles têm de sair do ambiente escolar e viver algo diferente. Brasília e a Marinha do Brasil proporcionam momentos de alegria que ficarão na memória deles”, contou a educadora.

Compromisso com a inclusão
O Comandante do 3ºBtlProtDefNBQR, Capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval) Marcus Vinicius Santos Ramos Braga, destacou que a iniciativa reforça o compromisso da Marinha com a sociedade.
Experiências inclusivas como essa não só transformam percepções, mas também criam oportunidades de interação, mitigando o preconceito e o desconhecimento. Esperamos mostrar que o espírito de corpo e a disciplina militar, tão presentes na Marinha do Brasil, são compatíveis com a empatia e a valorização das diferenças”, afirmou o Comandante.
Comentários
Parabéns ao Corpo de Fuzileiros Navais pelo evento! Pelas expressões felizes das crianças e dos adultos percebe-se que foi um um dia inesquecível e com experiências enriquecedoras para elas. Os organizadores e responsáveis por este dia demonstraram que ADSUMUS é mais do que uma palavra: é um sentimento! ⚓️💙
Comentar