Enquanto a data do concurso de admissão ao Colégio Naval se aproxima, os mais de 14 mil candidatos aproveitam esses últimos dias para reforçar a preparação que os garantirá uma das 153 vagas nesta que é a instituição pública de Ensino Médio do estado do Rio de Janeiro com melhor média no ENEM 2024. Com esse intuito, cerca de 1.200 estudantes participaram, na terça-feira (22), de uma palestra motivacional com o Diretor do Centro de Comunicação Estratégica da Marinha (CCEM), no Velódromo Olímpico do Rio de Janeiro, na capital fluminense. A atividade inédita foi realizada a convite de um renomado curso preparatório de atuação nacional.

Durante o encontro, o Diretor do CCEM, Contra-Almirante Alexandre Taumaturgo Pavoni, compartilhou sua jornada dentro da Força Naval brasileira, desde os tempos de aluno até alcançar o atual posto, destacando os valores fundamentais da Instituição, como disciplina, comprometimento, espírito de corpo e superação pessoal.

A Marinha não é feita somente de navios; é feita de histórias. E hoje vou contar a minha, mas muitas ainda estão por serem escritas. Quem sabe não é a de vocês? É possível. Tenham um propósito, construam o futuro de vocês desde cedo e sejam os melhores que puderem ser”, enfatizou o Almirante.

O palestrante ainda ressaltou a importância de uma formação sólida caracterizada por aspectos morais e intelectuais dos futuros militares. "A carreira naval exige vocação, abdicação e resiliência. A decisão de servir ao País no mar é nobre e transformadora. Lembrem-se que a dedicação de hoje é o alicerce da vitória de amanhã”, afirmou.

Para uma das alunas-destaque, Kayllane Gonçalves, de 15 anos, a apresentação contribuiu para aumentar sua autoconfiança. “Vou dar o meu melhor no dia da prova, pois é meu sonho e não vou desistir até conseguir! Eu estava muito ansiosa, pois nunca tinha visto tão de perto um Almirante da Marinha fardado e fiquei emocionada com todo o relato. É isso que quero para a minha vida!”

O evento também contou com a participação de seis alunos do Colégio Naval, que buscaram inspirar os candidatos, compartilhando suas experiências pessoais, esclarecendo dúvidas e relatando aspectos da rotina e da formação recebida na Instituição.
 

O aluno do 2º ano do Colégio Naval, Rafael Calebe, incentivou os estudantes a persistirem em seus objetivos. “A minha trajetória não foi fácil. Eu já estive sentado aí, como vocês, e tive as mesmas sensações que estão sentindo. Saibam que já são vencedores só por terem chegado até aqui e desejo uma boa prova a todos. Fiquem calmos e acreditem no esforço de vocês, que o resultado não tem como ser diferente!”

Exemplo inspirador

Ao final do evento, o Coordenador-Geral de Ensino do curso preparatório, Edgar Dutra, expressou seu agradecimento especial à Marinha do Brasil pelo exemplo inspirador transmitido aos jovens.

A palestra do Almirante Pavoni trouxe não apenas experiência, mas, sobretudo,  perspectiva. Nossos alunos saem daqui com mais clareza de seus objetivos, com reforço de seus valores e com a certeza de que a educação é a base para transformar sonhos em realizações concretas. Seguimos firmes no compromisso de formar não apenas candidatos bem preparados, mas cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do País”, declarou o Coordenador-Geral.

Vem Pra Marinha

A Marinha do Brasil oferece diversas oportunidades para quem deseja ingressar na carreira naval, por meio de concursos públicos e processos seletivos que contemplam candidatos de ambos os sexos, com escolaridade de nível fundamental, médio, médio técnico e superior. As opções são amplas e acessíveis, com idade mínima de 15 anos e máxima de 62, permitindo que jovens em início de trajetória e também profissionais experientes encontrem seu lugar na Força.

O concurso do Colégio Naval ocorre todo ano para jovens de ambos os sexos entre 15 e menos de 18 anos no dia 30 de julho do ano do curso, com o ensino fundamental completo.

Acesse o portal da Agência Marinha de Notícias, o site de concursos da Força ou siga o perfil da Força nas redes sociais para não perder nenhuma oportunidade. Vem pra Marinha!

. . .

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.