Neste domingo, 8 de junho, três dias antes do Dia da Marinha (11 de junho), data magna da Marinha do Brasil (MB), a Força realizou a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). A solenidade contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Arthur Fernando Bettega Corrêa, do Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante Rogério Pinto Ferreira Rodrigues, e de outras autoridades civis e militares.
O evento foi acompanhado por público brasiliense e turistas, que prestigiaram a formatura do efetivo da Marinha em Brasília, com destaque para as apresentações da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília e da Guarda de Honra, composta por uma Guarda da Bandeira, um pelotão de Marinheiros e dois pelotões de Fuzileiros Navais.

A cerimônia de substituição da Bandeira Nacional é tradicionalmente realizada no primeiro domingo de cada mês e conta com a coordenação alternada entre a MB, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar do Distrito Federal, além do Governo do Distrito Federal. Trata-se da maior bandeira do País, com 286 metros quadrados e 90 quilos. O mastro possui 100 metros de altura, e em sua base está inscrita a frase: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira sempre no alto”.
Para Lídia de Mattos Kaiser, 32 anos, conhecer um pouco da história da Marinha foi uma experiência marcante. “Estou muito feliz por estar aqui. Sou do Rio de Janeiro e é um prazer conhecer mais sobre a trajetória da Marinha, assistir à orquestra... tudo muito interessante e enriquecedor.”
Tiago Alves, 12 anos, aluno do Colégio Militar de Brasília, considerou a participação no evento um motivo de orgulho. “Estar neste lugar representa, para mim, uma forma de demonstrar respeito à Bandeira Nacional. É um momento especial, neste espaço tão bonito.”

A coordenadora da modalidade Escoteiro do Mar em Brasília e diretora de Métodos Educativos do Grupo Escoteiro do Mar Corsários do Cerrado, Mariana da Silva Pereira Reis, fez questão de destacar a importância da parceria com a Marinha. “Sou responsável pela modalidade Escoteiro do Mar aqui em Brasília e também pelo Grupo Corsários do Cerrado, que é parceiro da Marinha. Sempre que há a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional sob responsabilidade da Marinha, fazemos questão de participar, prestigiando o evento e fortalecendo nosso vínculo com a MB, que tanto contribui para a formação dos Escoteiros do Mar.”

Lançamento da Rádio Marinha FM
Durante a cerimônia, a MB formalizou o lançamento da Rádio Marinha FM em Brasília, cuja sede está localizada no Comando do 7º Distrito Naval (Com7DN). A emissora, que anteriormente operava apenas por meio de web rádio na capital federal, agora integra uma rede composta por sete estações de transmissão.

Além da transmissão via internet, a rede de emissoras em Frequência Modulada (FM) alcança ouvintes nas cidades de São Pedro da Aldeia (RJ), Corumbá (MS), Natal (RN), Rio Grande (RS), Manaus (AM) e Belém (PA).
A Rádio Marinha FM em Brasília poderá ser sintonizada na frequência 95,7 FM, com programação diferenciada produzida pelo Centro de Comunicação Social da Marinha. Os efeitos sonoros e os spots são inspirados no universo naval, reforçando a identidade marítima da emissora. Por meio da Rádio Marinha FM, a MB amplia sua comunicação com públicos estratégicos, oferecendo música, notícias, programas educativos e informações institucionais.

As estações localizadas em Belém (PA), Corumbá (MS) e Manaus (AM) atendem, principalmente, às populações ribeirinhas. Em Natal (RN), a programação é voltada à prevenção de acidentes e à conscientização de pescadores artesanais.
Em Rio Grande (RS), a emissora divulga informações meteorológicas relevantes para navegantes, considerando as frequentes variações climáticas da região. Já em São Pedro da Aldeia (RJ), onde está situada a base da Aviação Naval, a rádio veicula conteúdos educativos sobre segurança aérea, alertando, por exemplo, para os riscos provocados pelo uso de balões e pipas.
A MB também está desenvolvendo duas novas emissoras de rádio FM nas capitais de Salvador (BA) e Florianópolis (SC).
“Sai da tela e bora pro mar” é o tema da nova campanha para o Dia da Marinha
Em comemoração ao Dia da Marinha, celebrado em 11 de junho, o Centro de Comunicação Social da Marinha lançou sua nova campanha publicitária durante a cerimônia na Praça dos Três Poderes. O vídeo, veiculado na manhã de domingo (8), trouxe o slogan “Sai da tela e bora pro mar”, com o objetivo de atrair o público jovem que busca aventuras nas telas do computador. Pela primeira vez, a MB utilizou técnicas de inteligência artificial na criação de uma campanha publicitária. As peças gráficas começaram a ser veiculadas em 1º de junho, nos perfis oficiais da instituição nas mídias sociais.

O vídeo principal intercala cenas de um jovem jogando videogame com imagens em primeira pessoa de operações navais reais. A proposta é estabelecer conexão com o público jovem habituado ao ambiente digital, por meio de uma linguagem visual inspirada nos jogos eletrônicos.
As peças gráficas seguem a mesma identidade visual do vídeo, com elementos inspirados em jogos de ação e linguagem voltada ao universo dos games. Personagens e cenários foram desenvolvidos com o uso de inteligência artificial, retratando navios, submarinos, viaturas e simulações de operações, como busca e salvamento no mar. A campanha convida o público a “pressionar o botão de iniciar” (press start) e embarcar em uma nova fase, denominada “Nível do Mar”, utilizando a estética dos jogos como metáfora para experiências reais na Marinha.
Atividades abertas ao público
Em Brasília, a programação alusiva ao Dia da Marinha inclui atividades abertas ao público. Até 6 de junho, o público visita uma concentração de meios do 3º Batalhão de Proteção e Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha. No período de 7 a 14 de junho, ocorre uma exposição estática de viaturas anfíbias, blindados, caminhões militares e do Míssil Antinavio Nacional (MANSUP), evidenciando as capacidades da Força no fortalecimento da defesa naval e na proteção das águas jurisdicionais brasileiras.

No Parque da Cidade, próximo ao estacionamento 11, está montado um Hospital de Campanha, que oferece atendimentos sociais e de saúde ao público até 14 de junho. Entre os serviços disponibilizados estão clínica geral, ortopedia, odontologia, pediatria, assistência social e psicologia.

Assista ao vídeo:
youtube[https://www.youtube.com/embed/45x6KYPg1Rs?rel=0&]
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