Com o slogan “Sai da tela e bora pro mar”, a campanha publicitária do Dia da Marinha de 2025 tem como foco o público jovem, convidando-o a vivenciar aventuras no mundo real. A Marinha do Brasil (MB) inova ao empregar, pela primeira vez, recursos de inteligência artificial em sua produção publicitária. As peças gráficas começam a ser veiculadas neste domingo (1º), nos perfis oficiais da Marinha nas mídias sociais.

O vídeo principal intercala imagens de um jovem jogando videogame com cenas em primeira pessoa de operações reais. A proposta é dialogar com os nativos digitais, jovens que cresceram sob forte influência tecnológica.

As peças gráficas mantêm a mesma proposta visual, com referências a jogos de ação e linguagem própria do universo gamer, buscando capturar e manter a atenção do público-alvo. Personagens e cenários foram criados com o uso de inteligência artificial, representando ambientes de navios, submarinos e viaturas, além de simular operações como busca e salvamento no mar. As peças convidam o público a pressionar o botão de iniciar (press start) e a começar uma nova fase chamada “Nível do Mar”, utilizando o universo dos jogos como metáfora para a vida real.

Rádio Marinha FM em Brasília será inaugurada e inicia suas transmissões em sintonia com o público jovem

Como parte da campanha, a rede de Rádios FM da Marinha veiculará comemorativos ao Dia da Marinha, utilizando, também pela primeira vez, recursos de inteligência artificial. O material será veiculado durante toda a programação do mês de junho, nas sete estações da Rádio Marinha.

Além da transmissão via internet, a rede de emissoras em Frequência Modulada (FM) tem ouvintes fiéis nas cidades de São Pedro da Aldeia (RJ), Corumbá (MS), Natal (RN), Rio Grande (RS), Manaus (AM) e Belém (PA).

A partir de 8 de junho, as ondas da Rádio Marinha FM chegarão a uma nova localidade. A estação iniciará oficialmente sua transmissão em Brasília (DF), como parte das comemorações do Dia da Marinha. A nova emissora poderá ser sintonizada na frequência 95,7 FM, oferecendo ao público do Distrito Federal uma programação diferenciada, produzida pelo Centro de Comunicação Social da Marinha. Os efeitos sonoros e os spots, inspirados no universo dos videogames, mantêm a coerência com os demais elementos da campanha.

A campanha encerra um ciclo e apresenta uma evolução na Comunicação da Força Naval

Desde março, o Centro de Comunicação Social da Marinha desenvolve a nova campanha com a colaboração de militares de diferentes Corpos e Quadros, incluindo profissionais das áreas de publicidade e jornalismo, para a criação de conceitos e linhas criativas. A proposta selecionada foi inspirada em iniciativas internacionais, como a das forças armadas de outros países, que lançaram jogos gratuitos de tiro em primeira pessoa como ferramenta de recrutamento e divulgação institucional, alcançando milhões de usuários.

O público-alvo da campanha são os adeptos de videogames, que representam 73,9% da população brasileira, conforme a Pesquisa Game Brasil (PGB), realizada pelo SX Group e Go Gamers e divulgada em fevereiro de 2024. A iniciativa busca despertar o interesse dos jovens familiarizados com a tecnologia e atraí-los para vivenciar as experiências que a vida a bordo pode proporcionar, apresentando a MB como uma opção profissional. Os interessados poderão obter mais informações por meio das mídias sociais e do site exclusivo de concursos da Força Naval.

A campanha é uma das últimas ações sob a atual denominação do Centro de Comunicação Social da Marinha, que passará a se chamar Centro de Comunicação Estratégica da Marinha (CCEM) a partir de 11 de junho, data em que se comemora o Dia da Marinha. O papel determinante da Comunicação na consecução dos objetivos institucionais da Força evidenciaram que o momento era adequado às mudanças. A nova nomenclatura reforça o posicionamento do Centro no mais alto nível da Comunicação, com foco na formulação de diretrizes e objetivos alinhados à estratégia organizacional de longo prazo. Além disso, a descentralização das ações nos níveis operacional e tático é apontada como essencial para o cumprimento de sua função estratégica.

Sobre o Dia da Marinha

O Dia da Marinha é celebrado em 11 de junho, em referência à vitória brasileira na Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 1865. A participação da Força Naval naquele episódio foi decisiva para o desfecho da Guerra do Paraguai, o maior conflito armado registrado na América do Sul. Desde então, a MB homenageia, anualmente, os feitos heroicos de seus combatentes, reconhecendo-os como exemplo e inspiração para as gerações atuais e futuras.

 

. . .

Comentários

Valdete Meneze… (não verificado) Dom, 01/06/2025 - 10:29

Olá. Bom dia! Tenho 56 anos. Quando era jovem eu gostaria muito de engressar na Marinha... contudo na época acho que nem havia mulheres. Mas mesmo assim segui a carreira militar na PMMG. Sou 2° Sgt reserva. Tenho dois filhos. O Marcos Antônio está com 18 anos. Meu sonho era ele ser militar da Marinha do Brasil. Parabéns a todos você que fazem parte dessa Renomada Instituição tão importante para o nosso País. Que Deus os protejam sempre...

Ronald Machado (não verificado) Seg, 02/06/2025 - 08:26

Fui Marinheiro por 5 anos, hj sou Mercante, mas não estou atuando.
Tudo que se refere a Marinha do Brasil gosto, e muito.
Forte abcs

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.