A Biblioteca Nacional da Namíbia recebeu, na última quinta-feira (24), 60 livros doados pela Fundação Biblioteca Nacional, resultado de um acordo de cooperação para intercâmbio bibliográfico. As obras atravessaram o Atlântico na Fragata “Defensora”, da Marinha do Brasil, que visitou o porto namibiano de Walvis Bay por ocasião das comemorações dos 30 anos do Acordo de Cooperação Naval Brasil-Namíbia. O apoio da Força Naval brasileira já possibilitou o envio de mais de 7.500 livros, nos últimos dois anos, para pelo menos 29 localidades.

Durante a cerimônia de entrega do acervo, a Ministra da Educação, Inovação, Juventude, Esporte, Arte e Cultura da Namíbia, Sanet Steekamp, enfatizou a valorização da diversidade linguística e cultural nas escolas namibianas e lembrou os planos nacionais para reforçar a educação, a juventude e a cultura como pilares de desenvolvimento. A Embaixadora do Brasil na Namíbia, Vivian Loss Sanmartin, destacou a importância da leitura e do conhecimento de uma cultura para a união das duas nações e ressaltou, ainda, o apoio militar para o transporte dos volumes.
Assista ao vídeo veiculado na emissora pública de televisão da Namíbia:
youtube[https://www.youtube.com/embed/IrJwlX-SvmE]
Representando o Ministério da Defesa e a Marinha do Brasil, o Adido de Defesa, Naval do Exército e Aeronáutico na Namíbia, Capitão de Mar e Guerra Marcelo de Abreu Souza, lembrou o acordo militar naval de mais de 30 anos entre os dois países. “A Marinha do Brasil, que em conjunto com a Marinha namibiana protagoniza a mais longeva e profícua parceria militar no âmbito da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, a ZOPACAS, se sente honrada em contribuir com mais essa ação de aproximação com nossos queridos ‘vizinhos pelo oceano’”.

Os livros que agora fazem parte do acervo da Biblioteca Nacional da Namíbia abrangem autores clássicos e contemporâneos da literatura brasileira, como Euclides da Cunha, Lima Barreto e Lauro Junkes. De janeiro a julho deste ano, o intercâmbio bibliográfico da Fundação Biblioteca Nacional já entregou, com apoio da Marinha do Brasil, 136 livros em 10 países: Bélgica, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gana, Marrocos, Nigéria, Noruega, São Tomé e Príncipe, Senegal e Suécia.

Imagem de capa: Biblioteca Nacional da Namíbia
Comentar