No sábado (12), a Agência Marinha de Notícias (AgMN) – responsável pela produção do conteúdo jornalístico da Marinha do Brasil (MB) – completou três anos de atuação, alcançando a marca histórica de 1,7 milhão de visualizações entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025. O número representa um crescimento de 140% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Vinculada ao Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM) e com o lema “Navegue na Nossa Informação”, a AgMN foi criada com o propósito de ser fonte confiável de notícias sobre temas relacionados à MB. Desde sua criação em 2022, a Agência produziu e divulgou 1.350 reportagens sobre os mais diversos assuntos relacionados à Força, o que resultou em 3,4 milhões de visualizações.

O Diretor do CCSM, Contra-Almirante Alexandre Taumaturgo Pavoni, avalia que a velocidade com que as informações são publicadas na internet tornou imprescindível uma apuração que compreenda precisão, ética, agilidade e responsabilidade.  “Por isso, a AgMN se aperfeiçoa, ano após ano, reinventando suas formas de levar ao espectador notícias que fomentem nele a mentalidade marítima e que também comovam, ensinem e saciem a curiosidade”, comentou.

É o caso da entrevista com trinetos, tataranetos e até pentanetos do Patrono da Marinha – Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré – que, para celebrar o Dia do Marinheiro (13 de dezembro), navegou pela árvore genealógica deste vulto naval em busca da ligação de seus descendentes com o mar do País e a Marinha do Brasil.

Desde 2022, a AgMN vem prestando contas à sociedade e subsidiando a imprensa brasileira e estrangeira sobre temas como apoio à pesquisa, apoio às Ações do Estado, Carreira Naval, Ciência e Tecnologia, e Meio Ambiente.

Segundo o Chefe do Departamento de Produção e Divulgação do Centro de Comunicação Social da Marinha, Capitão de Fragata (Quadro-Técnico) Henrique Afonso Lima, o principal objetivo da Agência é informar a sociedade com transparência sobre todas as ações realizadas pela Marinha — na terra, no mar e no ar. A proposta é retratar a atuação multifacetada dos militares, a presença nacional da MB e o compromisso da Força com a proteção das riquezas nacionais e o cuidado com a população. 

“Os números atuais demonstram a confiança da sociedade e dos veículos de imprensa em nossas publicações. Um exemplo da capacidade de produção da equipe da AgMN é o recorde de 81 matérias veiculadas em apenas um mês — cerca de três publicações por dia —, marca atingida em maio de 2024", afirmou o Capitão de Fragata Henrique Afonso.

Os princípios editoriais da Agência Marinha de Notícias estão de acordo com a missão, valores organizacionais, costumes, preceitos da ética militar e com os principais conceitos e práticas observadas nos documentos e planos de comunicação elaborados pelo Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM): credibilidade, transparência, proatividade, oportunidade, impessoalidade, imparcialidade e unicidade de discurso.

Demais editorias

As editorias “Amazônia Azul”, “Defesa Naval”, “História Naval” e “Proteção Marítima” despertam, na opinião pública, a noção da importância das áreas marítimas sob jurisdição brasileira — vastas, ricas em biodiversidade e recursos naturais. As reportagens destacam o uso do mar e das águas interiores tanto como instrumento de ação política e militar quanto como fator de desenvolvimento econômico e social. 

É o caso da reportagem “Após atuação do Ministério das Relações Exteriores e da Marinha, ONU reconhece expansão do território marítimo brasileiro”, publicada em março deste ano. A matéria relata o reconhecimento, por parte da Organização das Nações Unidas (ONU), da ampliação do território marítimo brasileiro em 360 mil quilômetros quadrados, um marco para a soberania brasileira.

A Segurança da Navegação dá nome a uma editoria específica, voltada à divulgação das ações da MB no âmbito das inspeções navais, das operações de busca e salvamento de pessoas em perigo no mar ou em águas interiores, e dos alertas de mau tempo, entre outras iniciativas. 

A AgMN também aborda o emprego de militares da MB no atendimento médico, hospitalar e odontológico a milhares de ribeirinhos, indígenas, imigrantes e comunidades carentes, de Norte a Sul do País. Também são retratadas ações em apoio à Defesa Civil dos estados, como os auxílios a moradores atingidos por enchentes. Esses casos integram a editoria “Cuidando da Nossa Gente”.

Na editoria “Esporte”, a Força destaca uma atuação heroica diferente: a dos militares que conciliam a rotina profissional com treinamentos físicos de alto nível, alcançando resultados expressivos como nas Olimpíadas de Paris, ocorridas em 2024.

Os atletas da Marinha do Brasil que embarcaram para aquela cidade europeia – alguns deles oriundos do PROFESP (Programa Forças no Esporte, do Ministério da Defesa) – conquistaram 30% das medalhas de todo o time Brasil. 

Números expressivos

Com mais de 1 milhão de visualizações, a editoria “Vem Pra Marinha” é a mais acessada do site. Ela foi criada após a reformulação da AgMN, realizada no final do ano passado, em que um novo portal foi lançado com uma navegação mais intuitiva e uma ferramenta de busca que permite filtrar as notícias por palavra-chave e temática. 

O novo layout destaca, além das últimas manchetes, as matérias mais lidas e as imagens mais recentes do perfil da MB no Flickr — que podem ser baixadas em vários tamanhos. Outro recurso é a possibilidade de comentar as notícias, o que inaugurou um espaço de diálogo com os leitores.

Notícias emblemáticas

Com mais de 30 mil visualizações, a história dos gêmeos idênticos que servem no mesmo setor do maior navio da Esquadra Brasileira também atraiu olhares curiosos, ao aproximar a família brasileira da família naval. O humor ainda tomou conta da reportagem, ao serem provocados sobre quem é quem no dia a dia. “As esposas já não caem mais nas armadilhas das brincadeiras de trocas, graças ao estilo diferente de se vestirem quando não estão usando uniformes das Forças Armadas”, mostrou a AgMN.

Mais de 240 mil pessoas conectaram seus smartphones, tablets e PCs no site da Agência Marinha de Notícias para conferir a reportagem especial sobre os concursos previstos para ingresso na MB em 2025. A matéria, que foi a mais vista da história da AgMN, traz detalhes sobre as mais de 20 portas de entrada para quem deseja seguir carreira militar ou atuar como Oficial ou Praça temporário na Força. 

Em segundo lugar no número de visualizações desde a criação da AgMN, a reportagem sobre o concurso para Oficiais Temporários da Marinha atraiu mais de 107 mil pessoas para a página da Agência, demonstrando um aumento real no interesse de jovens e adultos para ingressar no mundo militar, valendo-se dos canais oficiais da Marinha para obter as melhores informações.

A AgMN também compartilha com o público histórias de quem dividiu décadas de sua vida com a MB. Ao cumprir milhares de fainas (tarefas) marinheiras de rotina, o Suboficial (Comunicações Interiores) Wagner Pinheiro Jacintho se viu navegando por 1.600 dias, dentre os quais, mil a bordo de um só navio: o Monitor “Parnaíba”, o mais antigo da MB em atividade. 

Ao longo de 11 anos servindo a bordo do Monitor “Parnaíba”, o Suboficial Jacintho acompanhou a passagem de 12 Comandantes e seis Imediatos pela embarcação. Nesse período, participou dos pousos de número 2.000 e 2.500 do helicóptero UH-12, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste, além de integrar mais de 12 missões internacionais — entre elas, as operações “ACRUX”, “Platina”, “BrasBol” e “Ninfa” — realizadas na Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

A vida de quem ingressou recentemente na Força também é retratada na “Carreira Naval” que, acompanhando a evolução da sociedade, mostra como a MB se tornou uma instituição que recebe brasileiros sem distinção. 

Exemplo disso é a matéria “Soldado Fuzileiro Naval é a primeira mulher qualificada em Operações no Cerrado”, de 28 de fevereiro de 2025, que conta a história da Soldado Fuzileiro Naval Fabiana Damasceno, primeira mulher a participar de uma edição do Estágio de Qualificação Técnica Especial em Operações no Cerrado, conduzido pelo Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB).

Ciência e Tecnologia

A AgMN também demonstra compromisso com a divulgação científica, na medida em que torna público o andamento de programas estratégicos da MB que resultam em impactos positivos para a sociedade, com o desenvolvimento de novas tecnologias e pesquisas em produtos e serviços de Defesa, a exemplo do Programa Nuclear da Marinha (PNM). Além disso, a Agência divulga as ações da Força em apoio à pesquisa, como o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Essas iniciativas envolvem parcerias da MB com instituições científicas e de ensino como a Universidade de São Paulo (USP).

Os textos destacam o trabalho desenvolvido desde a concepção dos meios da Força até o desenvolvimento de armamentos, sistemas e instalações, inclusive em áreas como a nuclear, tratando ainda da chamada “Função Dual da Indústria de Defesa”, que beneficia a proteção do País, ao mesmo tempo em que contribui para a geração de emprego e renda, e incrementa linhas de produção para a fabricação de produtos que ajudarão a sociedade brasileira, como fármacos e eletrônicos. 

A editoria também trouxe recentemente, como destaque, a presença da Marinha na maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina (15ª LAAD Defence & Security 2025). Nesse evento, a MB participou com um estande que foi considerado pelo organizador do evento, um dos mais tecnológicos, em uma exposição que durou uma semana e contou com mais de 400 marcas de 28 países, no Rio de Janeiro (RJ).

Novo Manual de Redação e Estilo

Em comemoração ao triênio da AgMN, o CCSM lançará nesta semana a atualização de seu Manual de Redação e Estilo (2ª Edição atualizada e ampliada), que tem por objetivo orientar a produção de conteúdo da Agência, visando à coesão e ao alinhamento com os valores e objetivos navais. 

A publicação define as diretrizes, os temas abordados, o tom, a linguagem e a forma jornalística que deve ser seguida nas matérias, garantindo a consistência e a criação de uma identidade própria. As orientações inseridas baseiam-se nos principais manuais de redação de jornais de grande circulação, reconhecidos pela qualidade de seu jornalismo e textos. 

Confira aqui o vídeo de comemoração dos três anos da Agência Marinha de Notícias:

youtube[https://www.youtube.com/embed/SEk8N7lI8HQ]

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