Centro de Comunicação Social da Marinha

Agência Marinha de Notícias

Esplanada dos Ministérios, S/Nº, Bloco N 3º Andar
Brasília/DF
CEP: 70055-900

Telefone: (61)3429-1941 E-mail: agenciadenoticias@marinha.mil.br

Carreira Naval

Card image
Carreira Naval

113 sonhos realizados: Centro de Instrução forma Fuzileiros Navais em Brasília

Mais de uma centena de histórias de luta, dedicação e resignação foram recompensadas na manhã desta segunda-feira (8), em Brasília (DF). Isso porque os 113 jovens alunos da primeira turma do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) de 2024 encerraram, com sucesso, as 19 semanas de uma árdua trajetória, e, prestando juramento à Bandeira Brasileira, foram incorporados à Marinha do Brasil (MB).

Card image
Carreira Naval

Mulheres na Marinha: 44 anos de pioneirismo, coragem e competência

Com a inédita e recente formatura das novas Soldados Fuzileiros Navais, ocorrida na última sexta-feira (5), no Rio de Janeiro, a presença feminina na Marinha do Brasil (MB) completa um ciclo de pioneirismo, que teve início em 7 de julho de 1980, com a criação do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha.

Card image
Carreira Naval

Em cerimônia histórica, primeiras mulheres se formam Soldados Fuzileiros Navais no Rio de Janeiro

Há quase cinco meses, em 19 de fevereiro de 2024, a Marinha do Brasil (MB) iniciou um novo capítulo em sua história ao receber a primeira turma mista do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN). Na tarde desta sexta-feira (05), em cerimônia realizada no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro (RJ), 660 jovens comemoraram a conclusão do curso de 19 semanas, incluindo as 114 primeiras mulheres Soldados Fuzileiros Navais.

Card image
Carreira Naval

Marinha abre inscrições para concurso com 200 vagas

A Marinha do Brasil está com mais uma oportunidade para quem possui nível médio técnico e quer ingressar na carreira naval. Estão abertas, até 15 de julho, as inscrições para o Corpo Auxiliar de Praças, que inclui os quadros Auxiliar Técnico de Praças (QATP) e Técnico Industrial de Praças (QTIP), em âmbito nacional.

Card image
Carreira Naval

Primeiras Aprendizes-Fuzileiros Navais recebem distintivos em cerimônia no Rio de Janeiro

Na manhã desta sexta-feira (21), a Ilha da Marambaia foi palco de um momento marcante para os 768 alunos do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN).  A Marinha do Brasil realizou uma cerimônia para a entrega de distintivos aos alunos da Turma I/2024, que entrou para a história ao incluir, pela primeira vez, mulheres entre os Aprendizes-Fuzileiros. A entrega dos distintivos, que serão agora ostentados nos uniformes camuflados, marca a última etapa antes da formatura, que ocorrerá no dia 5 de julho.

Card image
Carreira Naval

Marinha do Brasil forma 1.526 novos Sargentos

Na manhã desta segunda-feira (10), foi realizada, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro, a Cerimônia de Encerramento do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento 2024, celebrando a formatura de 1.526 novos sargentos da Marinha do Brasil. O evento foi presidido pelo Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Renato Garcia Arruda, e contou com a presença de diversas autoridades militares e civis.

Card image
Carreira Naval

Espadim: a primeira conquista na vida de um Aspirante

Os integrantes da turma “Almirante Balthazar da Silveira”, da Escola Naval (EN), realizaram, hoje (8), o juramento à bandeira nacional, na presença de seus familiares e amigos, na sede da Instituição, no Rio de Janeiro (RJ). A cerimônia marcou o início da carreira desses jovens na Marinha do Brasil (MB), após receberem o tão almejado espadim, símbolo do Aspirante. Dos 183 integrantes do 1º ano da EN, 13 são do sexo feminino e sete são estrangeiros, oriundos de Marinhas amigas das Repúblicas de Cabo Verde, Camarões, Panamá e Senegal.

Card image
Carreira Naval

Quebrando barreiras: primeira turma com mulheres Fuzileiros Navais em corrida de 10 km no Rio de Janeiro

Pela primeira vez, homens e mulheres do Curso de Soldados Fuzileiros Navais realizaram a corrida de 10 km, nos arredores do Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro (RJ). A primeira turma com militares do sexo feminino superou mais um obstáculo dentro dos quatro meses de treinamentos até a formatura no dia 5 de julho. 

Card image
Carreira Naval

Concurso para musicista da Marinha tem inscrições até sexta (31)

A Marinha do Brasil está em busca de novos talentos para compor seu quadro de militares músicos. Os aprovados no concurso poderão, ao longo da carreira, integrar a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), a Banda Marcial do CFN, os Conjuntos Fuzibossa e Fuzishow, e as Bandas de Música dos Grupamentos de Fuzileiros Navais em todo o País. O Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos Músicos do CFN oferece 39 vagas para 16 diferentes tipos de instrumentos.

Card image
Carreira Naval

Livro conta história das primeiras mulheres nas Forças Armadas brasileiras

 Vencendo limites e conquistando lugares nas fileiras militares, a primeira turma feminina de Praças das Forças Armadas ingressou na Marinha em abril de 1981. É a história destas 307 mulheres que o livro “307 Sonhos: Mulheres Militares Pioneiras das Forças Armadas – Praças da Marinha do Brasil” aborda ao realizar uma viagem no tempo, cheia de emoções e desafios.

Card image
Carreira Naval

Primeira turma com mulheres conclui etapa inicial do Curso de Soldados Fuzileiros Navais

Vestidos, pela primeira vez, com o uniforme branco da Marinha do Brasil (MB) e entoando canções militares os Aprendizes-Fuzileiros Navais (A-FN), divididos por suas companhias, reencontraram seus entes queridos na última sexta-feira, 12 de abril.

Card image
Carreira Naval

Marinha inicia a primeira turma com mulheres no Curso de Soldados Fuzileiros Navais

Nesta segunda-feira (19), começou a ser escrita uma nova página na história da Marinha do Brasil (MB) e nas Forças Armadas. Dos 720 jovens que iniciam o período de adaptação no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) neste ano, 120 são do sexo feminino. Esse fato inédito representa a inclusão das mulheres em todos os corpos, quadros, escolas e centros de instrução da MB, permitindo que, de agora em diante, elas passem a ocupar cargos e funções que antes eram destinados apenas a homens.

 

Card image
Carreira Naval

Concurso para Soldado Fuzileiro Naval registra mais de 5 mil inscritas

Pela segunda vez com oportunidade de ingresso para o público feminino, o Concurso Público de Admissão ao Curso de Formação de Soldado Fuzileiro Naval já reúne mais de 5 mil mulheres inscritas até o momento. No total, o certame já conta com mais de 19 mil candidatos.

Card image
Carreira Naval

Oportunidades à vista: Marinha anuncia concursos públicos para diversas áreas em 2024

Para quem sonha em integrar a Marinha do Brasil (MB), a Força traz, neste ano, muitas oportunidades de ingresso para ambos os sexos. Serão mais de dez concursos públicos ofertando diversas vagas, que contemplam cargos de nível fundamental, médio e superior, distribuídas pelo território nacional. Há uma variedade de caminhos para aqueles que desejam servir à pátria e contribuir para a defesa do País.

Card image
Carreira Naval

Mulheres entram para a história como primeiras Marinheiras de carreira da Força Naval

A trajetória das mulheres nas Forças Armadas ganhou um novo capítulo na última segunda-feira (11), quando 45 militares se tornaram as primeiras Marinheiras de carreira da Marinha do Brasil (MB). Após um ano de intenso treinamento, elas concluíram o Curso de Formação de Marinheiros (C-FMN), na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC). Uma delas conquistou, ainda, o primeiro lugar da inédita turma mista de 133 alunos, gravando seu nome na história da Força Naval.

Card image
Carreira Naval

“Pessoal, Nosso Maior Patrimônio”: conheça um dos programas estratégicos da Marinha

No dia 13 de dezembro, a Marinha do Brasil (MB) celebra o Dia do Marinheiro, a data homenageia o aniversário do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o “Marquês de Tamandaré”. Como uma forma de destacar a importância da carreira de homens e mulheres do mar, que seguem o exemplo do Patrono da Força, a Agência Marinha de Notícias (AgMN) entrevistou o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, o Almirante de Esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida.

Card image
Carreira Naval

Marinha forma 192 novos Oficiais combatentes

Em cerimônia realizada na manhã de hoje (09), na Escola Naval, no Rio de Janeiro, 192 aspirantes da Turma “Visconde de Cabo Frio” foram declarados Guardas-Marinha (GM), após conclusão do ciclo escolar na mais antiga instituição de ensino superior do Brasil. O evento foi presidido pelo Ministro de Estado da Defesa, José Múcio Monteiro, que passou em revista ao Grupamento Escolar.

Card image
Carreira Naval

Marinha abre 410 vagas para oficiais temporários

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de ingresso no Serviço Militar Voluntário de Oficiais Temporários (SMV-RM2), da Marinha do Brasil (MB). Elas vão até o dia 7 de dezembro de 2023 e devem ser feitas nos sites dos Distritos Navais (DN). A taxa de inscrição é de R$ 140.

Card image
Carreira Naval

O sonho de ser um Fuzileiro Naval

Samuel Ribeiro e Jany dos Santos, ambos com 18 anos, moram em Araruama (RJ) e estão cursando o 3° ano do ensino médio, no Colégio Estadual Sargento PM Antônio Carlos Oliveira de Moura. Além da mesma idade, os estudantes têm em comum o sonho de serem Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (MB). Mas, para vencer essa batalha, é preciso muita dedicação e estratégia para superar obstáculos que se apresentam das mais diferentes formas. No primeiro (a prova objetiva), Samuel e Jany fizeram bem o dever de casa e tiveram êxito.

Card image
Carreira Naval

Primeiras mulheres a ingressar como marinheiras concluem etapa inicial da formação militar

O dia 25 de agosto é uma data que entra para a história da Marinha do Brasil (MB), com a cerimônia de declaração de 45 mulheres à graduação de Grumete. A Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) é a pioneira, dentre as quatro existentes no Brasil, a receber as primeiras voluntárias para o curso de formação de marinheiros de carreira.

Card image
Carreira Naval

Marinha abre 26 vagas para Oficiais Superiores temporários

A Marinha do Brasil (MB) segue com inscrições abertas, até o dia 23 de julho, para o Processo Seletivo de ingresso no Serviço Militar Voluntário de Oficiais temporários (SMV-OF), na área do Comando do 1º Dsitrito Naval.

Ao todo, são 26 vagas para Oficiais da Reserva de 3ª Classe da Marinha (RM3), distribuídas pelas áreas de Ciência, Tecnologia e Medicina, para atuação no Rio de Janeiro. Os candidatos devem possuir nível superior e título de mestre e/ou doutor, de acordo com a profissão.

Card image
Carreira Naval

Trajetória da mulher na Marinha completa 43 anos

“Brasil, tens agora as mulheres

A servir também em Armas

A Bandeira como escudo

A Marinha como espada

O exemplo, nossa missão”

 

Trecho do Hino “Mulheres em Armas”

Letra e música da  Capitão de Mar e Guerra (S) Sylvia da Costa Orazem

Card image
Carreira Naval

Ex-aluno do PROFESP se torna Soldado Fuzileiro Naval

No último dia 16, o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA) formou uma nova turma do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais. O curso teve início em 06 de fevereiro, com duração de 18 semanas. Passarão a compor as fileiras do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) 432 novos combatentes anfíbios. Um deles é o Soldado (Fuzileiro Naval) Gustavo Medella Lúcio dos Santos, ex-aluno do Programa Forças no Esporte (PROFESP), que incentiva a prática desportiva entre crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social.

Card image
Carreira Naval

Marinha reabre inscrições de dois concursos para nível superior

A Marinha do Brasil (MB) publicou a reabertura das inscrições para as vagas dos Concursos de Admissão ao Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM), com 23 vagas para diversos campos da engenharia, e ao Quadro Técnico da Marinha (CP-T), com 18 vagas para várias áreas, como Informática, Segurança do Tráfego Aquaviário e Direito. As inscrições acontecerão exclusivamente pelo site Ingresso na Marinha, até amanhã (14), às 23h59, com o pagamento da taxa de R$ 140,00 reais até esta quinta-feira (15).

Card image
Carreira Naval

EFOMM abre seleção para 2024

Estão abertas, entre 15 e 25 de maio, as inscrições para o processo de seleção de candidatos à Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O edital oferece 293 vagas, sendo 174 para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro  (RJ), e 119 vagas para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém (PA). As provas serão realizadas nos dias 19 e 20 de agosto.

Card image
Carreira Naval

A trajetória de uma jornalista na Marinha do Brasil

Nascida na cidade do Rio de Janeiro (RJ), em 23 de abril de 1967, Carla Cristina Daniel Bastos Peixoto  ocupa o posto de Capitão de Fragata (Quadro Técnico) na Marinha do Brasil (MB). Formada pela Faculdade Gama Filho, em 1992, atuou na área de hotelaria antes de seguir carreira na Força Naval. Hoje, é a jornalista que há mais tempo está na MB. 

Card image
Carreira Naval

Como é ser militar: conheça detalhes da carreira na Marinha

As Forças Armadas têm um papel fundamental na defesa do país, previsto na Constituição Federal de 1988. Constituídas pela Marinha, Exército e Aeronáutica, destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e da lei e da ordem. Já os militares que as compõem são formados por homens e mulheres que juraram à bandeira e assumiram o compromisso de defender o seu país com o sacrifício da própria vida. Honra, patriotismo, coragem e lealdade são alguns dos valores esperados daqueles que escolheram ingressar na carreira militar. 

Card image
Carreira Naval

Marinha abre concurso para sargento músico

Para quem tem talento musical e sonha em servir à Marinha do Brasil, há uma oportunidade de ingresso na Força. Estão abertas, até o dia 30 de março, as inscrições para o Concurso de Sargento Músico do Corpo de Fuzileiros Navais. A seleção oferece 19 vagas para diversos naipes, como clarinete alto em Mib, flautim em dó, requinta, teclado, entre outros. 

Card image
Carreira Naval

Mais de 5 mil mulheres já se inscreveram no concurso para Fuzileiro Naval

O Concurso Público para Soldado Fuzileiro Naval alcançou a marca de mais de 5 mil mulheres inscritas para 96 vagas. Os números, que são desta quarta-feira (15), demonstram a adesão ao certame, que é inédito por ser o primeiro a convocar o público feminino para as vagas de Soldado Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil. 

Card image
Carreira Naval

Pela primeira vez, mulheres poderão concorrer às vagas para Soldado Fuzileiro Naval

A partir de 2024, as mulheres terão a possibilidade de ingressarem no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN). As inscrições para o Concurso Público de Admissão às turmas I e II/2024 do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) estão abertas. Elas custam R$ 40,00 e podem ser feitas por meio do site da Marinha do Brasil (MB) até 2 de março de 2023.