Centro de Comunicação Social da Marinha

Agência Marinha de Notícias

Esplanada dos Ministérios, S/Nº, Bloco N 3º Andar
Brasília/DF
CEP: 70055-900

Telefone: (61)3429-1941 E-mail: agenciadenoticias@marinha.mil.br

Cuidando da Nossa Gente

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Operação “Catrimani II”: Navio hospitalar da Marinha volta a realizar atendimentos médicos na Terra Indígena Yanomami

Com ação coordenada pela Casa de Governo de Roraima, a equipe médica da Marinha do Brasil (MB), em conjunto com o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami, voltou a realizar, nos dias 8 e 9 de julho, ações de assistência hospitalar na Terra Indígena Yanomami (TIY). Os primeiros atendimentos ocorreram na comunidade do Caju, por meio do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”. A ação contou com o apoio da lancha “Multirum IV” da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental que levou a equipe médica da Marinha até a comunidade.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Marinha reforça apoio humanitário no RS

A comunidade conhecida como Colônia de Pescadores Z3, localizada em Pelotas (RS), conta com mais um reforço humanitário. Atingida pelos alagamentos desde o início das enchentes no Sul do País, a pequena região receberá, até o final desta semana, 1,26 tonelada de donativos.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Marinha reinaugura mais duas escolas no Rio Grande do Sul

Mais duas escolas foram reinauguradas nesta quinta-feira (4), no Rio Grande do Sul, após dois meses sem aulas. Cerca de 1200 alunos, entre crianças, jovens e adultos, serão beneficiados.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Marinha resgata cinco pessoas em dois dias no ES

Honrando o lema internacional das ações de Busca e Salvamento, “para que outros possam viver”, a Marinha do Brasil (MB) efetuou, em dois dias consecutivos, ações de resgate marítimas próximas ao Espírito Santo. A primeira, foi feita por meio de evacuação aeromédica, e a segunda, utilizando um dos navios de guerra da Força. 

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Marinha e Receita Federal fecham parceria para beneficiar crianças com inclusão digital

A Marinha do Brasil (MB) e a Receita Federal assinaram um acordo de cooperação, nesta segunda-feira (7), para beneficiar crianças de escolas municipais do Rio de Janeiro com novos computadores. Só nesta semana, a parceria permitirá a inclusão social de alunos de três escolas públicas da Rede Municipal, por meio da instalação de salas de informática. 

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Marinha do Brasil resgata tripulante ferido a bordo de navio turco

A Marinha do Brasil resgatou, ontem (28), um tripulante do Navio Mercante “HACI ALI SARI”, que sofreu uma queda a bordo e precisou de socorro médico. O navio de bandeira turca navegava a 8 milhas náuticas (cerca de 15 quilômetros) da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, quando a aeronave AH-11B “Super Lynx”, da Fragata “Liberal”, conseguiu alcançá-lo e providenciar a evacuação emergencial.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Manobra humanitária: “Atlântico” desembarca esperança no RS

A população gaúcha, afetada pelas enchentes, já pode contar com mais 115 toneladas de doações. O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, com cerca de 600 militares a bordo, chegou na manhã desta quinta-feira (27) ao porto da cidade de Rio Grande (RS) com a carga de alimentos, roupas, cobertores, calçados, além de 53 toneladas de garrafas de água.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais completa 50 dias no Rio Grande do Sul

Com as fortes chuvas que assolaram o sul do País nos últimos dias de abril, militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil do Rio Grande do Sul (RS) foram convocados pela Marinha do Brasil (MB) e entraram em cena no dia 7 de maio. Naquele momento, o nível dos rios não parava de subir, alagando municípios em todo o estado.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Maior navio da América Latina retorna ao RS com 115 toneladas de doações

Com 115 toneladas de doações a bordo, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, o maior da Marinha do Brasil (MB) e da América Latina, desatracou do Rio de Janeiro (RJ), em direção à cidade de Rio Grande (RS), nesta segunda-feira (24). Além de mais uma remessa de alimentos, a embarcação também leva gêneros secos, frigorificados, 53 toneladas de água mineral e muita esperança para a população que ainda sofre com as consequências das enchentes no Sul do País.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

"Um Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro" promove inclusão para pessoas com deficiência

Neste sábado (22), o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) foi o cenário de um evento especial que reuniu cerca de 1.500 pessoas em uma celebração de inclusão e diversão. O evento "Um Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro" foi realizado por meio de uma parceria entre o CEFAN, o Abrigo do Marinheiro, o SESC Rio e a  Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), com o objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Militares da Marinha resgatam idoso após naufrágio no Rio Amazonas

Militares da Marinha do Brasil resgataram um pescador, de 69 anos, no dia 18 de junho, após sua embarcação naufragar no Rio Amazonas, próximo a Santarém, no oeste do Pará. A tripulação de um navio mercante avistou a embarcação submersa e o pescador na água e, rapidamente, informou à Capitania Fluvial de Santarém (CFS).

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Marinha aumenta capacidade de atuação na desobstrução de vias no RS

Nesta terça-feira (18), a Marinha do Brasil (MB) recebeu novos equipamentos de engenharia, adquiridos por meio de um rápido processo logístico, para aumentar a capacidade de atuação na desobstrução e limpeza de vias no Rio Grande do Sul. Durante o recebimento, foi verificada a funcionalidade dos equipamentos e, devido à urgência na utilização, os meios foram disponibilizados, ainda hoje, para emprego operacional.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Navio da Marinha entra pela primeira vez na Terra Indígena Yanomami

O AvHoFlu Rio Negro, no contexto da Operação CATRIMANI II, realizou sondagem operativa no rio que dá nome à operação, tornando-se o primeiro navio da MB a navegar dentro da Terra Indígena Yanomami (TIY).

Estreito, de baixa profundidade e com muitas pedras, o Rio Catrimani adentra na TIY conectando a região ao Rio Branco, mas se coloca como um desafio à navegação de embarcações maiores.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Mutirão social leva serviços essenciais à população de Eldorado do Sul (RS)

 A moradora da cidade de Eldorado do Sul (RS), Nara Regina Borges Sá, já havia sofrido as consequências de fortes chuvas em novembro do ano passado. No entanto, a recente enchente, em maio, causou o dobro da destruição. Dessa vez, Nara perdeu tudo, inclusive seus documentos.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Fuzileiros Navais prontos para resposta imediata nas ilhas de Porto Alegre

Devido às fortes chuvas que estão sendo previstas para este fim de semana e a quantidade de entulho ainda presente nas ilhas de Porto Alegre, a Marinha do Brasil (MB), por meio do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil do Rio Grande do Sul, está preposicionando parte do seu efetivo, assim como embarcações, na base de operações avançada na Ilha da Pintada, localizada na Escola Almirante Barroso. Esta medida visa garantir atendimento imediato à população em caso de enchente ou inundação.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Operação “Chance para Todos II”: Marinha socorre criança no Amapá

A Marinha do Brasil prestou os primeiros socorros, na tarde desta quinta-feira (13), a uma criança de três anos, vítima de picada de escorpião, no Distrito de Jarilândia, município de Vitória do Jari, no extremo sul do Amapá. O Navio-Auxiliar (NA) “Pará”, equipado para atendimentos de saúde, estava fundeado no Rio Jari, quando foi abordado por uma família ribeirinha, que solicitou ajuda para a emergência.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Hospital de Campanha da Marinha no RS já atendeu mais de 3.800 pacientes

O Hospital de Campanha (HCamp) da Marinha do Brasil (MB) já contabiliza mais de 3.800 atendimentos à população do Rio Grande do Sul afetada pelas enchentes. Inicialmente, a estrutura foi montada em Guaíba (RS), com mais de  3.000 atendimentos realizados. Posteriormente, o hospital foi deslocado para Rio Grande, onde continua apoiando a população. Apenas na última quarta-feira (12), o HCamp realizou 81 atendimentos médicos, psicológicos e de assistência social.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Comando Operacional Conjunto Catrimani II realiza atendimento médico a indígenas Yanomami que navegaram por 8 horas em busca de assistência

Na noite do dia 11 de junho, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) "Carlos Chagas" realizou atendimento a Indígenas Yanonami, com idades entre 24 anos e 74 anos, oriundos de comunidades do médio Catrimani. Os indígenas, que realizaram uma navegação de 8 horas, de suas comunidades até o ponto de encontro, são oriundos das Comunidades Caju, Tabatinga e Castanho/Curral da Terra Indígena Yanomami, a 120 milhas náuticas (aproximadamente 240km) da Foz do Rio Catrimani.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Fuzileiro Naval da reserva conta como foi resgatado por antigos companheiros de farda

‘‘Desde o dia 2 de maio, quando o temporal começou, fiquei sem água, sem luz, sem telefone e sem internet. Ilhado dentro de casa com minha esposa, minha filha e minha mãe, estávamos esperando a água baixar“, afirmou Italo Fabiano Falavigna, Soldado Fuzileiro Naval da reserva, que deixou a Marinha para acompanhar mais de perto a saúde de sua mãe, que perdeu a visão.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Marinha intensifica ações no Arquipélago de Porto Alegre

A Marinha do Brasil (MB) intensifica, desde o último fim de semana, o emprego dos militares no bairro do Arquipélago, em Porto Alegre, por meio do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil no Rio Grande do Sul. Ao todo, cerca de 200 militares são empregados no Arquipélago desde 31 de maio, quando o nível da água reduziu e a área tornou-se acessível.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Da adversidade à esperança: escola revitalizada pela Marinha após enchentes retorna às aulas

A incerteza em relação à retomada da normalidade nas localidades mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul impacta, profundamente, as famílias. Nesse contexto de adversidade, a retomada das aulas é uma das formas mais simbólicas de atenuar as perdas, pois beneficia diretamente as crianças e representa um sopro de esperança aos pais.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Novo contingente de Fuzileiros Navais atua na recuperação do RS

Uma das características marcantes do Corpo de Fuzileiros Navais é o espírito de corpo, que se relaciona diretamente com a vocação de ajudar o próximo. Em face da tragédia que vitimou a população gaúcha, 407 militares se voluntariaram para deixar seus lares e seguir do Rio de Janeiro rumo ao sul do Brasil. Desses, 346 estão substituindo os militares que já atuavam nesta missão há um mês. Os outros 61 são militares que pediram para permanecer no estado por mais 30 dias.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Marinha e Exército retiram recipientes químicos no RS

Em mais uma ação em conjunto, a Marinha e o Exército, em parceria com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), começaram a recolher durante a semana tonéis e grandes recipientes de produtos químicos levados pelas enchentes na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Marinha resgata oito tripulantes que estavam à deriva no litoral de Natal (RN)

Militares do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Nordeste (Salvamar Nordeste) coordenaram uma operação que resultou no resgate de oito tripulantes que estavam à deriva, a 175 quilômetros do litoral de Natal, no Rio Grande do Norte. O Salvamar Nordeste é operado pelo Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN). Os tripulantes resgatados ontem (6) encontram-se em bom estado de saúde.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Marinha ensina primeiros socorros a crianças desabrigadas

Militares da Marinha do Brasil (MB), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), promoveram, na terça-feira (4), uma oficina de primeiros socorros voltada para as crianças que estão no abrigo do Sest/Senat, em Rio Grande (RS). Esta atividade faz parte das ações do Hospital de Campanha da Marinha, montado na cidade devido às enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Conheça a atuação da Marinha no resgate de animais no Rio Grande do Sul

Desde que começou, em 30 de abril, a Operação “Taquari 2”, realizada em apoio ao Rio Grande do Sul (RS), tem como uma de suas missões mais desafiadoras o resgate de animais. Muitos estavam assustados e ariscos, outros foram deixados para trás, presos ou acorrentados, por moradores que tiveram que deixar suas casas. No entanto, com a atuação especializada do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil, já foram resgatados, até o momento, 94 cães.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Marinha presta apoio a Centro de Acolhimento Humanitário no Rio Grande do Sul

Como consequência do estado de calamidade causado pelas chuvas, no Rio Grande do Sul, a população local necessita de assistência de diversas formas e em diferentes pontos do estado. Nesse contexto, os militares da Marinha do Brasil (MB) atuam em várias frentes, contribuindo para amenizar os efeitos dessa tragédia climática.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Forças Armadas resgatam recém-nascida em Rio Grande (RS)

Neste domingo (2), uma recém-nascida, com três dias de vida, foi transportada do município de Rio Grande (RS) para Porto Alegre, a fim de receber tratamento especializado neurocirúrgico. A Evacuação Aeromédica foi realizada por um helicóptero UH-15 da Marinha do Brasil, com o apoio de uma equipe médica da Força Aérea Brasileira (FAB). Uma ambulância do SAMU completou o transporte da menina até o Hospital Santo Antônio do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Prontidão Naval: ações da Marinha em situação de calamidade pública

Para a Marinha do Brasil (MB), “Cuidando da Nossa Gente” é mais do que um lema; é um norte. Isto é demonstrado não só na atuação em curso na Operação “Taquari 2”, quando a Força está empenhada em ajudar a população do Rio Grande do Sul, vítimas das enchentes. A atuação humanitária dos militares pode ser conferida também em outros episódios recentes, como nas calamidades causadas, também pelas chuvas, em São Sebastião (SP), em 2023, e em Petrópolis (RJ), em 2022.

Card image
Cuidando da Nossa Gente

Em 20 dias, Marinha recupera a maior escola de Guaíba (RS)

Após 20 dias de trabalho de recuperação, a Marinha do Brasil (MB) realizou, hoje (1º), a entrega da Escola Municipal Santa Rita de Cássia, a maior unidade de educação de Guaíba (RS), que foi destruída pelas fortes chuvas e enchentes no sul do País. Com o apoio de mais de 40 Fuzileiros Navais, cerca de 1,7 mil alunos vão retornar às salas de aula nas próximas semanas, de acordo com a direção da escola.