Meio Ambiente
Marinha participa da elaboração de planos de gestão de resíduos para reduzir lixo marinho
Como um dos líderes regionais do Projeto “GloLitter Partnerships”, o Brasil promoveu no Porto de Maceió (AL) treinamentos sobre gerenciamento de lixo portuário com a participação de representantes da Argentina, Colômbia, Equador e Peru. Essas oficinas foram conduzidas por consultores internacionais com apoio da Organização Marítima Internacional (IMO, em inglês) visando aumentar a capacidade dos países parceiros de proteger o ambiente marinho da poluição por navios.
EMGEPRON conduz parcerias para uso de fontes de energias renováveis pela Marinha do Brasil
A Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) celebrou contratos com as empresas vencedoras dos certames para distribuição local de energia elétrica em Organizações Militares (OM) da Marinha do Brasil (MB). Realizado em 30 de outubro na sede da EMGEPRON, na Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro (RJ), o evento contou com representantes de OM da MB localizadas em diversas localidades do País.
Reciclagem ambientalmente adequada de navios é meta para 2025
O Brasil se prepara para adaptar sua frota de navios mercantes às exigências da Convenção Internacional de Hong Kong para a Reciclagem Segura e Ambientalmente Adequada de Navios, da Organização Marítima Internacional (IMO, da sigla em inglês), que deve entrar em vigor em junho de 2025.
Marinha defende plano nacional integrado para transição energética de navios
Para que as metas de redução de emissão de gases do efeito estufa estabelecidas pela Organização Marítima Internacional (IMO, da sigla em inglês) sejam alcançadas, o Brasil precisará adotar medidas técnicas e operacionais, com previsão de aprovação em abril de 2025. A agência especializada das Nações Unidas pretende zerar o lançamento daqueles poluentes pelo transporte marítimo mundial até 2050.
Brasil participa de debates na IMO sobre transição energética no mar
O Brasil, por meio de sua representação permanente na Organização Marítima Internacional (IMO), participa da 82ª Sessão do Comitê de Proteção ao Meio Ambiente Marinho (MEPC-82), que ocorre até amanhã (4). A delegação brasileira, liderada pela Marinha do Brasil (MB), tem intensificado as discussões sobre a transição energética no mar, um dos principais temas debatidos nesta Sessão.
O farol das tartarugas: Marinha e Projeto Tamar juntos na proteção e preservação de vidas no mar
Cerca de 500 mil pessoas visitam, anualmente, o Centro de Visitantes da Fundação Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas (Fundação Projeto Tamar), localizado no entorno do Farol Garcia D’Ávila, na Praia do Forte, no município de Mata de São João, na Bahia.
Organização Marítima Internacional: garantia da segurança e sustentabilidade dos oceanos
Você conhece o trabalho da Organização Marítima Internacional (IMO)? A organização é composta por 175 Estados-Membros, cuja missão é estabelecer convenções e códigos internacionais para garantir a segurança da navegação, proteger a vida humana no mar e preservar os oceanos. Mas por que isso é importante para o nosso País?
Frente fria pode provocar ressaca na Região Sul
A Marinha do Brasil (MB) divulgou, nesta quinta-feira (27), a previsão de uma frente fria no Oceano Atlântico na faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Esse fenômeno poderá ocasionar ondas de direção Sul e altura de até três metros, entre a madrugada de amanhã (29) e a manhã do dia 1º de julho, entre Chuí (RS) e Florianópolis (SC).
Marinha apreende embarcações carregadas com madeira e manganês, no Pará e Amapá
Neste domingo (9), durante fiscalizações de rotina, a Marinha do Brasil (MB) apreendeu três comboios de embarcações que transportavam carga de madeira, em Belém (PA), e dois comboios carregados com manganês, em Santana (AP).
Organização Marítima Internacional amplia debate sobre segurança ambiental nos mares
A Organização Marítima Internacional – International Maritime Organization (IMO) – agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), que regulamenta o transporte marítimo internacional, revisou a estratégia para reduzir as emissões marítimas de gases de efeito estufa com meta de redução de até 30% das emissões em 2030 e de até 80% em 2040. Essas novas diretrizes foram apresentadas no ano passado e fazem parte de um programa de regras intituladas como Estratégia IMO 2023.
Marinha e pesquisadores unem esforços para erradicar coral invasor na Baía de Todos-os-Santos
A Marinha do Brasil (MB), em parceria com pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Alagoas, Secretaria do Meio Ambiente da Bahia, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) e pescadores nativos da ilha de Itaparica (BA), empreende ações para conter o avanço da espécie invasora do octocoral Chromonephthea braziliensis na Baía de Todos-os-Santos (BA).
Descarbonização do transporte marítimo na agenda do G20 Social
A descarbonização do transporte marítimo e da navegação interior pautou a agenda de debates do G20 Social, evento que antecedeu a Cúpula de Líderes do G20 e que aconteceu entre 14 e 16 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). O painel sobre o tema, coordenado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, contou com a participação de representantes da Comissão Coordenadora para os Assuntos (CCA) da Organização Marítima Internacional (IMO, da sigla em inglês), liderada pela Marinha do Brasil (MB).
Litoral fluminense passa por exame radiológico durante passagem de submarino nuclear americano
A região do entorno da Base de Submarinos da Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ), foi submetida a exame radiológico da Marinha do Brasil durante passagem do submarino nuclear norte-americano USS “Hampton”, na última semana. Além do monitoramento diário no período de permanência da embarcação no Brasil, foram coletadas amostras da água e de sedimentos do leito marinho, atualmente em análise por técnicos do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), a fim de verificar possível vazamento de material radioativo.
Marinha apreende barco suspeito de pesca predatória no Rio de Janeiro
A Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), apreendeu, na tarde de hoje (23), uma embarcação suspeita de pesca predatória, na altura da Praia do Leblon, Rio de Janeiro (RJ). A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF), o Comando de Polícia Ambiental da Polícia Militar do RJ e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
Marinha e Ibama apreendem três balsas carregadas com madeira ilegal no Pará
A Marinha do Brasil (MB) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam, na tarde de segunda-feira (27), três balsas carregadas com madeira ilegal e dois barcos empurradores, nas proximidades da Vila de Maiauatá, no município de Igarapé-Miri, nordeste do Pará.
Secretaria Naval de Segurança Nuclear e Qualidade Realiza Monitoramento Radiológico Ambiental
No dia 20 de maio, o Navio Aeródromo com Propulsão Nuclear “George Washington” (US Navy) fundeou no interior da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, marcando o encerramento da Operação “Southern Seas”.
Mostra Científica marca os 40 anos do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Fósseis, réplicas de animais marinhos, itens de naufrágio, simulador de realidade virtual, exposições e projetos relacionados ao meio ambiente foram apresentados ao público que frequentou, na última terça-feira (30) e hoje (02), a Mostra Científica realizada pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), em parceria com o Museu Oceanográfico da Marinha do Brasil, localizado em Arraial do Cabo (RJ).
América do Sul une esforços para combate à poluição marinha
O Brasil e outros seis países sul-americanos começam a revisar, a partir desta segunda-feira (8), seus planos nacionais de ação para prevenção e redução da poluição marinha causada por transportes marítimos e embarcações pesqueiras. Os trabalhos acontecem em Brasília-DF, durante encontro do Projeto de Parceria “GloLitter”, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, da sigla em inglês) e pela Organização Marítima Internacional (IMO, em inglês).
Marinha realiza campanha de combate ao lixo no mar
O Brasil ostenta a marca de lançar, anualmente, mais de três milhões de toneladas de lixo plástico nos oceanos. Os dados são de um projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas e compõem um cenário que demonstra a necessidade de ações de conscientização e a implementação de políticas públicas sobre o tema.