Centro de Comunicação Social da Marinha

Agência Marinha de Notícias

Esplanada dos Ministérios, S/Nº, Bloco N 3º Andar
Brasília/DF
CEP: 70055-900

Telefone: (61)3429-1941 E-mail: agenciadenoticias@marinha.mil.br

Apoio às ações do Estado

Card image
Apoio às ações do Estado

Marinha assume Estado-Maior Conjunto da Operação “Catrimani II”

A Marinha do Brasil assumiu o Estado-Maior Conjunto da Operação “Catrimani II” que, desde 1º de abril, combate o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima. No início deste mês, o Contra-Almirante Alexandre Itiro Villela Assano substituiu o Brigadeiro do Ar Steven Meier, da Força Aérea Brasileira (FAB), no cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando Operacional.

Card image
Apoio às ações do Estado

GLO encerrada: Marinha coibiu crimes e fortaleceu atuação interagências

A Marinha do Brasil (MB) encerrou, nesta terça-feira (4), sua participação nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos portos do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), além das Baías de Guanabara e Sepetiba (RJ), do canal de acesso ao Porto de Santos e Lago de Itaipu (PR).

Card image
Apoio às ações do Estado

Marinha auxilia instalação de base de apoio na Terra Indígena Yanomami

No âmbito da Operação “Catrimani II”, voltada para o combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY), as Forças Armadas preparam uma base de apoio em Kayanaú, que será utilizada por agências e órgãos de segurança pública em suas atividades de proteção à TIY. Denominada como Operação “Hopiti”, a montagem deste acampamento provisório, que tem estrutura planejada para acomodar até 45 pessoas, visa garantir a presença do Estado em uma posição estratégica na região.

Card image
Apoio às ações do Estado

Operação “Catrimani II”: Marinha participa de operação conjunta e intensifica combate ao garimpo ilegal

A Marinha do Brasil, em conjunto com as demais Forças Armadas, tem intensificado o combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima, no âmbito da Operação “Catrimani II”, coordenada pelo Ministério da Defesa, que teve início no dia 1º de abril. O posto do Comando Operacional Conjunto Catrimani II, localizado em Boa Vista (RR), opera em estreita colaboração com Agências e Órgãos de Segurança Pública, além da Casa de Governo em Roraima. O objetivo é fortalecer a proteção dos povos originários na região.

Card image
Apoio às ações do Estado

Mergulhadores da Marinha e agentes da PF apreendem mais de 200 kg de cocaína

Mergulhadores da Marinha do Brasil (MB) apreenderam, nesta terça-feira (2), 212 quilos de cocaína que estavam em um navio mercante, no Porto de Santos (SP), e tinha como destino a Alemanha. A apreensão foi feita com a participação de agentes do Núcleo de Polícia Marítima da Polícia Federal (PF), no âmbito da Operação “Lais de Guia”, que integra as ações de Garantia da Lei e da Ordem.

Card image
Apoio às ações do Estado

Operação interagências da GLO apreende 1,3 tonelada de cocaína no Porto do Rio

Em ação interagências realizada entre ontem e hoje (28), foi apreendida 1,3 tonelada de cocaína em contêineres localizados na multiterminal do Porto do Rio de Janeiro. Durante uma inspeção em contêineres realizada pela Receita Federal do Brasil (RFB), no contexto da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a droga foi detectada dentro de sacos de café. A Marinha do Brasil (MB) foi acionada para reforçar a ação. Na tarde desta quinta-feira, Receita Federal e Marinha do Brasil realizaram inspeção nos demais contêineres. Nada mais foi encontrado.

Card image
Apoio às ações do Estado

GLO em números: Poder Naval coíbe crimes no Porto de Santos

Há cinco meses, militares da Marinha do Brasil (MB) atuam em alguns dos portos mais importantes do País, visando combater o tráfico de drogas e de armas, além de outros crimes transnacionais. Dentre as estratégias utilizadas pela Força, destaca-se a dissuasão do crime organizado por meio da ação ostensiva do Poder Naval, com ações de patrulha e inspeção, abordagens e vistorias, de forma independente ou contando com o apoio de outras Agências, como a Polícia Federal, Receita Federal e as Polícias Civil e Militar dos Estados.

Card image
Apoio às ações do Estado

Operação intensifica inspeções de navios de passageiros no Rio de Janeiro

No último sábado (24), a Operação “Lais de Guia” reforçou as inspeções aos navios de passageiros atracados no Píer Mauá, Rio de Janeiro (RJ). A ação ocorreu no contexto da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), com a participação de militares da Marinha do Brasil (MB), em cooperação com agentes da Polícia Federal (PF), da Receita Federal do Brasil e da Guarda Portuária, e buscou garantir a segurança dos passageiros e tripulantes, além de coibir o tráfico de drogas, armas e outros materiais ilícitos.