Centro de Comunicação Social da Marinha

Agência Marinha de Notícias

Esplanada dos Ministérios, S/Nº, Bloco N 3º Andar
Brasília/DF
CEP: 70055-900

Telefone: (61)3429-1941 E-mail: agenciadenoticias@marinha.mil.br

Proteção Marítima

Card image
Proteção Marítima

Em ação Interagências, Marinha apreende embarcação com drogas em Salvador

Após pouco mais de 24 horas de operação, foi concluída, na manhã desta quinta-feira (9), a ação realizada entre a Marinha do Brasil e a Polícia Federal (PF) que apresou a embarcação CAVALEIROS, que transportava cerca de 1,8 tonelada de pasta base para cocaína. Inicialmente, foi encontrada 1,1 tonelada da droga. Contudo, nesta sexta-feira (10), foram encontrados mais 700 quilos, após uma inspeção minuciosa na embarcação.

Card image
Proteção Marítima

Marinha do Brasil: 50 anos de proteção na Amazônia

Controlar o delta do Rio Amazonas, garantir as linhas de comunicação fluviais da região e prestar apoio aos órgãos de segurança pública na repressão a crimes transfronteiriços e ambientais estão entre as tarefas desempenhadas pelo Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, organização militar da Marinha do Brasil, subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval, sediada em Belém (PA).

Card image
Proteção Marítima

A importância dos investimentos no Poder Naval brasileiro

O uso das chamadas “Águas Internacionais” é regido por um Tribunal Especial, filiado em Haia, na Holanda, que atua, em tempos comuns e de beligerância, para resguardar direitos sobre as águas e o trânsito livre de qualquer embarcação que esteja sob a tutela do Tribunal Internacional do Direito do Mar, baseando-se na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

Card image
Proteção Marítima

Abarrancagem: navios utilizam árvores para “atracação” nos rios

Pouco conhecida na maior parte do País, porém, muito usual na Amazônia e no Pantanal, por conta dos rios dessas regiões, a "abarrancagem" é uma modalidade de atracação de embarcações, que utiliza os troncos das árvores como suporte, quando não há um porto ou cais próximo ou com capacidade para receber o navio.

Card image
Proteção Marítima

Navio-Veleiro “Cisne Branco” expande cultura naval de Norte a Sul do Brasil

O Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” regressou ao Rio de Janeiro (RJ) no final de outubro, concluindo mais uma edição da Comissão “Brasil”. Também conhecida como “Embaixada Brasileira no Mar”, em razão de suas funções diplomáticas e de relações-públicas, a embarcação esteve em 19 cidades, e somou mais de 145 mil visitantes de todas as idades, durante cerca de cinco meses de viagem. Nesse período, participou dos principais eventos náuticos nacionais e internacionais realizados em águas brasileiras.

Card image
Proteção Marítima

Navios-Veleiros “Cisne Branco“ e “Amerigo Vespucci” se encontram no litoral do RJ

O Navio-Veleiro (NVe) "Cisne Branco” e o Navio-Veleiro italiano "Amerigo Vespucci”, considerados os dois navios mais bonitos do mundo, tiveram um encontro inédito, ontem (20), na área marítima do Rio de Janeiro, durante o exercício conhecido como "PASSEX" (passagem). O veleiro italiano está em uma turnê de volta ao mundo, iniciada em 1º de julho de 2023, quando partiu do porto de Gênova, na Itália. A previsão de retorno é em fevereiro de 2025, após passar por cinco continentes, três oceanos, 28 países e 31 portos.

Card image
Proteção Marítima

Escola em Ilhabela (SP) fomenta a mentalidade marítima em crianças e adolescentes

Ilhabela, cidade do litoral norte de São Paulo, abriga um importante polo de capacitação de velejadores profissionais e amadores: a Escola Municipal de Vela “Lars Grael” (EVI), cujo objetivo é democratizar o acesso ao esporte e promover a formação de atletas. Além dos treinamentos, os alunos são levados a refletir sobre as riquezas e as oportunidades que o mar oferece, desde a prática esportiva até a exploração sustentável de recursos marinhos. Eles desenvolvem hábitos e atitudes de uso racional do mar, fortalecendo a mentalidade marítima.

Card image
Proteção Marítima

A relevância do marégrafo para as cidades litorâneas

Detalhes do movimento do mar, além do monitoramento de eventos climáticos que afetam atividades portuárias, náuticas, de pesca e até a segurança de comunidades próximas à costa são alguns dos dados recolhidos pelo marégrafo, instrumento utilizado para medir variações do nível da água, em alto-mar e em regiões costeiras.

Card image
Proteção Marítima

Rio de Janeiro é palco da maior regata da América Latina

No último domingo (8), as águas da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, receberam a 78ª edição da Regata Escola Naval (EN). Tradicionalmente realizado no segundo domingo de outubro, Dia do Velejador, o evento náutico é um dos mais tradicionais do calendário do iatismo nacional, sendo reconhecido como a maior regata da América Latina. A Regata foi aberta a todas as classes de veleiros e contou com mais de mil competidores nacionais e estrangeiros.

Card image
Proteção Marítima

Dia Marítimo Mundial é comemorado nesta quinta-feira (28)

Há 45 anos, o dia 28 de setembro tornou-se o Dia Marítimo Mundial. A data é celebrada pelos 175 Estados-Membros da Organização Marítima Internacional (IMO) e, dentre estes, o Brasil. O objetivo é fortalecer o entendimento da atividade marítima como imprescindível para a manutenção da economia e do comércio global, além de promover a segurança da navegação, divulgar ações que protegem o ambiente marinho e destacar os feitos dos profissionais do mar.

Card image
Proteção Marítima

Aplicativo da Marinha conecta usuários com uma navegação segura

Nesta quarta-feira (13), a Marinha do Brasil (MB) lançou oficialmente o “NAVSEG”, um aplicativo gratuito criado para oferecer mais praticidade e segurança a condutores e passageiros de embarcações que navegam em todo território nacional. A ferramenta permite que a Autoridade Marítima monitore, em tempo real, o trajeto de cada embarcação, desde a partida até a chegada ao destino informado.

Card image
Proteção Marítima

Marinha participa do “SP Ocean Week 2023”

Especialistas e personalidades de diversas áreas ligadas à Economia Azul debateram sobre a cultura e a sustentabilidade do oceano durante a 4ª edição do “SP Ocean Week 2023”, a Semana do Mar de São Paulo, que aconteceu no Memorial da América Latina, de 30 de agosto a 3 de setembro. Cerca de 60 palestrantes e 20 organizações não governamentais de conservação marinha e institutos de pesquisa abordaram iniciativas e estratégias para um mar limpo, saudável, produtivo e sustentável.

Card image
Proteção Marítima

Marinha do Brasil participa da Navalshore

Entre os dias 22 e 24 de agosto, o Rio de Janeiro sediou a Navalshore - Feira e Conferência da Indústria Marítima. O evento reuniu estaleiros, armadores, fabricantes, fornecedores nacionais e internacionais, além de representantes do poder público. Representantes da Marinha do Brasil (MB) participaram dos painéis sobre os “caminhos para o fortalecimento da indústria naval e offshore” e a “transição energética na indústria marítima”.

Card image
Proteção Marítima

Marinha integra exercício internacional de Controle do Tráfego Marítimo

O Exercício de Controle Naval do Tráfego Marítimo (CNTM) - TRANSAMÉRICA XII, conduzido pela Marinha de Guerra do Peru, ocorreu entre os dias 07 e 18 de agosto. Além da Marinha do Brasil (MB), o treinamento reuniu as Marinhas da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Uruguai, além dos Estados Unidos, como país observador.

Card image
Proteção Marítima

Portos do RS batem recorde de movimentação em 2023

A movimentação de cargas nos portos do Rio Grande do Sul (RS) teve uma alta recorde no primeiro semestre de 2023. Cerca de 1.800 embarcações transportaram mais de 20 milhões de toneladas. A maior parte das mercadorias passou pelo Porto do Rio Grande, responsável por cerca de 95% do total. Já nos portos de Pelotas e de Porto Alegre foram 638.976 e 375.697 toneladas, respectivamente. Além dos três portos públicos, os dados se referem, também, às movimentações dos terminais de uso privado e arrendados e dos estaleiros Rio Grande e do Brasil Ltda.

Card image
Proteção Marítima

Cluster Tecnológico Naval é apresentado em Salvador

A Associação Comercial da Bahia (ACB) recebeu, na manhã do dia 7 de agosto, representantes de diversas entidades privadas e governamentais para conhecerem as atividades do Cluster Tecnológico Naval, apresentadas pelo Diretor-Presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), Vice-Almirante Intendente da reserva Edesio Teixeira Lima Junior. 

Card image
Proteção Marítima

Marinha e Ministério de Portos e Aeroportos unem esforços em prol do transporte aquaviário

Para contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas de transporte aquaviário e de fomento do setor  portuário marítimo, fluvial e lacustre, a Marinha do Brasil (MB) e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) firmaram Acordo de Cooperação Técnica, que ficará vigente até julho de 2028. A parceria possibilitará a realização de ações de cooperação, intercâmbio de informações, apoio de material e de pessoal para contribuir com o cumprimento das atribuições constitucionais e legais de ambas as Instituições.

Card image
Proteção Marítima

Imperícia e imprudência são as maiores causas de acidentes no mar e nos rios

Um motonauta de Cabo de Santo Agostinho (PE) deu carona a uma jovem menor na garupa de sua moto aquática. Após manobra radical, os dois caíram na água e a passageira veio a falecer por afogamento, vítima de imprudente condução, agravada pela negligência do não uso do colete de salva-vidas, que é obrigatório. Este e outros casos foram divulgados nos boletins de acidentes julgados pelo Tribunal Marítimo (TM) brasileiro.

Card image
Proteção Marítima

Cisne Branco: mais de 45 mil pessoas já visitaram o icônico veleiro em 2023

Após sua participação na 50ª Semana Internacional de Vela em Ilhabela (SIVI), no litoral norte de São Paulo, o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” seguiu para Santos (SP), para dar continuidade à Comissão “Brasil 2023”, que visa representar a Marinha do Brasil (MB) nos principais portos nacionais, com o propósito de difundir a mentalidade marítima e estreitar os laços entre a sociedade e a Instituição.

Card image
Proteção Marítima

Fortaleza (CE) passa a legislar sobre Cultura Oceânica

Com 573 quilômetros de extensão, a costa cearense é a terceira maior do Nordeste brasileiro. Desse total, 34 km estão no litoral do município de Fortaleza, que aprovou no mês passado a Lei Complementar nº 356/2023, criando a Agência de Desenvolvimento da Economia do Mar de Fortaleza (AdemFor). Com essa Agência, serão traçados planos e diretrizes e realizadas ações voltadas para a Economia do Mar na cidade.

Card image
Proteção Marítima

Barco-escola fará a iniciação de jovens e adultos no universo da marinharia

Em evento realizado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, no Rio de Janeiro (RJ), a Marinha do Brasil (MB), em parceria com o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR), relançou, hoje (11), uma embarcação do tipo escaler modernizada, que será utilizada como protótipo da classe barco-escola, que visa a fomentar o interesse pela navegação a vela junto à sociedade.

Card image
Proteção Marítima

Marinha realiza levantamento hidrográfico em área de 714 km² no rio Amazonas

O Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), da Marinha do Brasil, realizou, de 17 de maio a 6 de julho, o levantamento hidrográfico em um trecho de 714 km² do rio Amazonas, entre os municípios de Almeirim e Prainha, na região do Baixo Amazonas, oeste do Pará. O objetivo é atualizar seis cartas náuticas, em cumprimento ao Plano de Trabalho de Hidrografia para 2023. 

Card image
Proteção Marítima

Lançamento do SENAI CIMATEC Mar reforça a importância da Economia Azul para o País

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o SENAI CIMATEC realizaram ontem (03), em Salvador, uma cerimônia de lançamento do novo campus da instituição, o SENAI CIMATEC Mar, unidade projetada para apoiar as atividades e pesquisas marítimas industriais e comerciais, com o objetivo de fortalecer a inovação e a sustentabilidade, atendendo às demandas crescentes da Economia do Mar.

Card image
Proteção Marítima

Marinha do Brasil e Armada Boliviana revisam documentos náuticos

Após dez dias na Comissão “Canal Tamengo 2023”, a Lancha Balizadora de Águas Interiores “Piracema”, subordinada ao Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6), retornou, hoje (30), ao cais do Complexo Naval de Ladário (CNLa). A comissão é fruto de um acordo firmado entre a Marinha do Brasil e a Armada Boliviana, e visa à obtenção de dados batimétricos para a atualização de documentos náuticos, no Canal Tamengo e na Lagoa Cáceres, assim como a manutenção de auxílios à navegação da região, sendo realizada bienalmente. 

Card image
Proteção Marítima

Rio de Janeiro possui grande potencial na Economia do Mar

O Rio de Janeiro (RJ) tem uma localização privilegiada na costa do Brasil, com mais de 700 km de litoral, incentivando o desenvolvimento de diversas atividades econômicas relacionadas ao mar. O assunto, cada vez mais relevante, foi debatido, na última sexta-feira (22), na palestra “As perspectivas da Economia do Mar no Rio de Janeiro”, realizada pelo Mestre em Geologia Econômica Marcelo Marinho Simas.

Card image
Proteção Marítima

Navio-Veleiro “Cisne Branco” termina primeira fase da Comissão “Brasil 2023”

Após cerca de dois meses desde que desatracou, da Base Naval do Rio de Janeiro (RJ), rumo ao sul do País, para a primeira fase da Comissão “Brasil 2023”, o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” retornou ao Rio e atracou, no início de junho, ao cais do Museu do Amanhã. A missão do “Cisne Branco”, na comissão, é representar a Marinha do Brasil (MB) nos principais portos nacionais, com o objetivo de estreitar os laços entre a sociedade civil e a MB, a fim de fomentar a mentalidade marítima e voltar a atenção da sociedade para a importância do mar.

Card image
Proteção Marítima

Navio da Marinha realiza análises em área de potencial petrolífero, entre o Amapá e o Rio Grande do Norte

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”, subordinado à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), da Marinha do Brasil, atracou no Porto de Belém (PA), entre os dias 30 de maio e 2 de junho, para reabastecimento e embarque de pesquisadores. O navio realiza levantamentos de dados geofísicos, geológicos, oceanográficos e biológicos na Margem Equatorial Brasileira.

Card image
Proteção Marítima

Programa Capitania Itinerante leva serviços cartorais ao RN

Com o propósito de ampliar o acesso aos serviços oferecidos pela Capitania dos Portos às comunidades mais afastadas da sede, a Marinha do Brasil (MB) disponibiliza o Programa Capitania Itinerante, que reduz custos com deslocamento, em especial aos usuários de baixa renda. O atendimento mais recente foi realizado pela Capitania do Portos do Rio Grande do Norte (CPRN), entre os dias 9 a 12 de maio, em Caiçara do Norte (RN).

Card image
Proteção Marítima

Marinha faz sondagem inédita nos rios do Arquipélago do Marajó

A Marinha do Brasil realizou, entre novembro de 2022 e abril deste ano, levantamentos hidrográficos na região dos Estreitos de Breves e nas Bacias de Melgaço, Portel e das Bocas, no Arquipélago do Marajó, regiões de intenso tráfego aquaviário no Pará. Foram registradas as profundidades de canais de acesso, áreas de manobra, fundeio e berços de atracação em um perímetro de cerca de 500 km². Os dados obtidos em campo compõem a base para a confecção de cartas náuticas inéditas para a área, que dispõe apenas de um croqui de navegação.

Card image
Proteção Marítima

Brasil prepara-se para receber a maior conferência internacional sobre Auxílios à Navegação Marítima

Entre os dias 27 de maio e 3 de junho de 2023, o Rio de Janeiro será palco da 20ª Conferência Internacional da IALA (International Association of Marine and Aids to Navegation and Lighthouse Authorities), que reunirá autoridades e especialistas de todo o mundo em Auxílios à Navegação. Os preparativos, as expectativas e os impactos positivos do evento para o País foram divulgados no último mês, em palestra realizada no Clube Naval, no Rio de Janeiro.