Defesa Naval

Card image
Defesa Naval

Marinha e Força Aérea, em operação conjunta inédita, levam MANSUP a Fortaleza para exercício com a França

A Marinha do Brasil (MB) realizou, nesta sexta-feira (21), uma ação inédita junto à Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea do Galeão, Rio de Janeiro (RJ). O Míssil Antinavio de Superfície (MANSUP), de produção nacional, foi embarcado na aeronave KC-390 junto à viatura "ASTROS", do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais.

Card image
Defesa Naval

Marinha inaugura Estaleiro para manutenção e modernização de submarinos

Na última segunda-feira (17), a Marinha do Brasil (MB) ativou o Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira (EMIM), no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), estado do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de autoridades da MB, representantes do governo e da indústria naval.

Card image
Defesa Naval

Marinha do Brasil realiza exercício com a Marinha Nacional da França

A Marinha do Brasil (MB) e a Marinha Nacional da França (MNF) deram início, no dia 16 de março, à Operação “Jeanne d’Arc 2025”. Este exercício conjunto acontece até 2 de abril, nas proximidades de Fortaleza (CE), e tem como objetivo aprimorar a interoperabilidade entre as forças, fortalecer laços de amizade e intensificar a cooperação no campo da Diplomacia Naval.

Card image
Defesa Naval

Na paz ou na guerra: a dupla missão dos Fuzileiros Navais

Com 217 anos de história, a serem completados na próxima sexta-feira (7), o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) segue reafirmando que sua prontidão é tão vital na paz quanto na guerra. No  mês de fevereiro, por exemplo, foi ativado o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Cooperação à Defesa Civil. A cerimônia, realizada no Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE), em Duque de Caxias (RJ), mobilizou cerca de 300 militares e 50 viaturas, destacando a capacidade expedicionária que define os Fuzileiros Navais (FN) há mais de dois séculos.

Card image
Defesa Naval

Marinha promove primeira Operação “Lançamento de Armas” de 2025

Entre os dias 15 e 20 de fevereiro, a Marinha do Brasil (MB) conduziu a fase de mar da Operação “Lançamento de Armas I/2025”, na área marítima entre as cidades do Rio de Janeiro e Cabo Frio (RJ). Para os exercícios, que tiveram como objetivo o aprimoramento constante dos militares e dos sistemas de armas empregados, foram mobilizados tanto navios quanto aeronaves da Esquadra.

Card image
Defesa Naval

Marinha inaugura Núcleo de Adestramento de Operações Ribeirinhas do Amazonas

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 9º Distrito Naval, inaugurou, na quinta-feira (20), o Núcleo de Adestramento de Operações Ribeirinhas do Amazonas (NAORAM). O espaço foi criado para fortalecer a capacitação, estimular o pensamento crítico e incrementar a Gestão de Conhecimento, alinhada às atribuições do trinômio do Poder Naval – Navio, Tropa e Aeronave –, aprimorando o desenvolvimento de táticas para Operações Ribeirinhas.

Card image
Defesa Naval

Marinha avança no PROSUB com entrega de novas instalações no Complexo Naval de Itaguaí

A Marinha do Brasil (MB) deu um passo estratégico no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) com a inauguração de novas instalações no Complexo Naval de Itaguaí (CNI). Entre as estruturas entregues, na quinta-feira (13), estão o prédio administrativo da Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), os cais 3 e 4, a subestação elétrica, a Praça da BSIM e o Pórtico de Cerimônias. A ampliação reforça a capacidade logística e operacional da Base.

Card image
Defesa Naval

"Aspirantex 2025": chega ao fim Operação de adestramento na Amazônia Azul

Após 21 dias de intensas atividades no mar, a Operação “Aspirantex 2025” chegou ao fim nesta sexta-feira (31), encerrando a primeira grande missão do ano da Esquadra da Marinha do Brasil (MB). Os militares realizaram exercícios operativos entre o Rio de Janeiro (RJ) e Natal (RN), aperfeiçoando o treinamento dos meios navais e aeronavais e suas tripulações, e proporcionando aos Aspirantes da Escola Naval (EN) uma experiência prática da rotina embarcada.

Card image
Defesa Naval

Novas lanchas blindadas da Marinha fortalecem defesa nas fronteiras

As fronteiras fluviais brasileiras contam com mais uma arma no combate ao crime: as novas lanchas blindadas de operações ribeirinhas projetadas e construídas pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). As primeiras já atuam no patrulhamento fluvial de Guaíra e de Foz do Iguaçu, no Paraná. Em dezembro, a Força Naval entregou ao Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia, em Manaus (AM), a primeira de quatro encomendadas pelo Exército.

Card image
Defesa Naval

“Aspirantex 2025”: Aspirantes embarcam em operação de treinamento na Amazônia Azul

A Marinha do Brasil inicia hoje (10) a Operação “Aspirantex 2025”, que reúne 209 Aspirantes da Escola Naval e oito Cadetes do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), além de cerca de 2.000 militares. A missão tem como objetivos o treinamento operativo e o fortalecimento da presença na Amazônia Azul.

Card image
Defesa Naval

Marinha conduz treinamento de pouso embarcado para pilotos da Força Aérea Brasileira

Após quatro dias de intensos exercícios realizados em alto-mar, entre as localidades do Rio de Janeiro e Cabo Frio (RJ), a Marinha do Brasil (MB) concluiu com êxito a Operação "Poseidon 2024", evidenciando um considerável avanço na interoperabilidade entre a MB e a Força Aérea Brasileira (FAB).

Card image
Defesa Naval

Marinha inicia construção do 5º Navio-Patrulha da Classe Macaé

A Marinha do Brasil realizou, nesta quinta-feira (28), no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), a cerimônia de Batimento de Quilha do Navio-Patrulha (NPa) “Miramar”. Esse marco dá início à construção do quinto navio da Classe Macaé, que será totalmente fabricado no estado do Rio de Janeiro e tem previsão de lançamento para 2028.

Card image
Defesa Naval

Marinha avança com o Programa Fragatas Classe “Tamandaré” e inicia construção do 3º navio

O futuro da Defesa Naval brasileira passou por mais um importante marco nesta quarta-feira (13). A Marinha do Brasil (MB) e a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis realizaram o corte da primeira chapa de aço da Fragata “Cunha Moreira” (F202), a terceira das quatro fragatas previstas no Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT). O evento foi realizado na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí (SC).

Card image
Defesa Naval

Marinha do Brasil destaca avanços do submarino nuclear “Álvaro Alberto” na Voz do Brasil

A construção do primeiro Submarino Nuclear Convencionalmente Armado do Brasil (SNCA), o Submarino “Álvaro Alberto”, objeto precípuo do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), foi pauta no Programa A Voz do Brasil, neste mês de outubro. 

Durante a entrevista, o Assessor-Chefe da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Contra-Almirante (da reserva) Luiz Roberto Cavalcanti Valicente, detalhou os avanços e a relevância do SNCA para a defesa nacional.

Card image
Defesa Naval

Marinha avalia estabilidade do “Tonelero” em imersão estática no mar

O Submarino “Tonelero” (S42) realizou, na última sexta-feira (25), a sua primeira imersão estática, nas proximidades da Ilha de Itacuruçá, no Rio de Janeiro (RJ). O procedimento teve como objetivo verificar a estabilidade do S42 no mar, tanto na superfície quanto em imersão. O resultado foi considerado satisfatório, sendo essencial para dar prosseguimento às próximas etapas: testes no cais e no mar, a fim de incorporar definitivamente o “Tonelero” ao setor operativo da Marinha do Brasil (MB).

Card image
Defesa Naval

Operação “Furnas 2024”: mais de mil militares brasileiros e 13 nações integram exercício no “Mar de Minas”

Mais de mil Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (MB), com militares de 13 nações amigas, estão realizando diversos exercícios durante a Operação “Furnas 2024”, que ocorre no “Mar de Minas”, na cidade de São José da Barra (MG). A operação teve início nesta quarta-feira (16) e vai até o próximo domingo (20).

Card image
Defesa Naval

Conheça a atuação dos Cães de Guerra da Marinha do Brasil

Com altas habilidades como olfato apurado, instinto aguçado e uma lealdade inabalável, os cães de guerra da Marinha do Brasil (MB) são aliados indispensáveis que ampliam a capacidade operativa e de segurança dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais em diversos cenários.

Card image
Defesa Naval

Marinha lidera operação militar com mais de 1.000 fuzileiros navais

A Marinha do Brasil (MB) realizará, entre os dias 16 e 20 de outubro, exercícios no Lago de Furnas, em Minas Gerais. A Operação “Furnas 2024”, que conta com mais de 1.000 Fuzileiros Navais e que esse ano terá a participação de militares de 13 nações amigas, é um dos maiores treinamentos militares realizados no estado. Estarão presentes representantes da Alemanha, Argentina, Camarões, China, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Espanha, França, Itália, México, Nigéria, Países Baixos e Peru.

Card image
Defesa Naval

Novo drone da Marinha amplia serviços de busca e salvamento marítimo

O Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR Brasil), coordenado pela Marinha do Brasil (MB), acaba de receber reforço para ampliar o alcance e aumentar a eficiência das operações de resgate realizadas no litoral brasileiro e em águas interiores. A nova aeronave remotamente pilotada (ARP) NAURU 500C, rebatizada de “RQ-2”, chega para somar esforços ao 1° Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1), marcando importante passo na contínua evolução do Sistema de Planejamento e Apoio à Decisão em Operações de Busca e Salvamento (SPAD-SAR).

Card image
Defesa Naval

Marinha realiza Operação “MINEX 2024 Salvador”

Realizar exercício de caráter estritamente militar, concernente às tarefas básicas do Poder Naval, por meio de Operações de Minagem e de Contramedidas de Minagem (CMM) do tipo caça-minas e varreduras mecânicas, a fim de aprimorar o adestramento das unidades participantes, bem como apoiar os testes operacionais de Sistemas Marítimos Não Tripulados (SMNT) em desenvolvimento na Marinha do Brasil (MB). Essa foi a missão constante da Operação “MINEX 2024 Salvador” realizada entre os dias 7 e 11 de outubro na Baía de Todos-os-Santos.

Card image
Defesa Naval

Ministério da Defesa investe na expansão da Base Industrial de Defesa

Acordo firmado nesta terça-feira (8) entre o Ministério da Defesa (MD) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) promete fortalecer a Base Industrial de Defesa. Esta responde, atualmente, por 3,58% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos gerados no Brasil, segundo dados do Observatório Nacional da Indústria. Nestes números, estão incluídas as 252 empresas de defesa e estratégicas de defesa cadastradas no MD e outras que atuam no mesmo segmento.

Card image
Defesa Naval

Fragata “Liberal” realiza exercício de resgate no mar

Nesta segunda (30), militares da Marinha do Brasil (MB) realizaram um exercício de resgate no mar do Chile, a partir de uma aeronave AH-11B (Super Lynx), embarcada na Fragata “Liberal”. No treinamento foi simulado o resgate de um enfermo em um navio com obstáculos em sua estrutura, em que foi utilizado um guincho para retirada da maca com o doente, para encaminhamento a atendimento hospitalar.

Card image
Defesa Naval

Aviação naval é aliada contra ameaças à Amazônia

Em quase seis meses, a segunda fase da Operação “Catrimani”, das Forças Armadas, já imprimiu um prejuízo de R$ 214 milhões ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, com apreensões, multas e inutilização de pistas de pouso e equipamentos. Para o sucesso da missão, o trabalho de aviadores tem sido imprescindível, já que em algumas áreas o acesso só é possível com o emprego de aeronaves, entre as quais os helicópteros da Marinha do Brasil (MB).

Card image
Defesa Naval

Defesa marítima une capacidades navais de Brasil, Índia e África do Sul

A Fragata “Defensora” desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro (RJ) nesta terça-feira (23) em direção à Simon’s Town, na costa sudoeste da África do Sul, onde representará a Marinha do Brasil (MB) na 8ª edição do exercício marítimo internacional “IBSAMAR” (India-Brazil-South Africa Maritime Exercise). A Força Naval brasileira participa, ainda, com uma aeronave AH-11B “Super Lynx” e um destacamento de Mergulhadores de Combate.

Card image
Defesa Naval

“Solidarex 2024”: Tropas do Brasil, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México e Peru se unem em uma Força-Tarefa anfíbia multinacional

Na manhã deste domingo (22), o exercício multinacional "Solidarex 2024" teve o seu ponto alto, considerado o “Dia D”. As Marinhas do Brasil, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México e Peru realizaram um treinamento conjunto de operações anfíbias em resposta a um desastre natural (simulado) de grande escala. O desembarque do mar para terra de equipes especializadas em resgate e salvamento de vítimas afetadas em áreas urbanas ocorreu na praia de Miramar, na região de Ancón, litoral do Peru.  

Card image
Defesa Naval

Confira as imagens da Operação “Formosa 2024"

Card image
Defesa Naval

Exercício marítimo entre 24 países chega ao fim nesta quinta-feira (12)

Foi encerrada, nesta quinta-feira (12), durante cerimônia na Academia de Guerra Naval, em Viña del Mar (Chile), a Operação “Unitas LXV”, exercício marítimo multinacional anual mais antigo do mundo, conduzido pelos Estados Unidos da América (EUA), desde 1960. A edição deste ano teve a Armada do Chile como anfitriã e contou com Marinhas de 24 países, incluindo a Marinha do Brasil (MB), que foi representada pela Fragata “Liberal”, com aeronave AH-11B “Super Lynx” embarcada.

Card image
Defesa Naval

Marinha emprega na Operação “Ágata Oeste” o navio de guerra mais antigo do mundo ainda em serviço

A Operação “Ágata Oeste 2024”, concebida pelo Ministério da Defesa e executada pelo Comando Conjunto Oeste, conta com as Forças Armadas e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF) nas faixas de fronteira de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS). Dentre as 23 embarcações da Marinha do Brasil (MB) empregadas, destaca-se o emprego do Monitor “Parnaíba”, navio de guerra mais antigo do mundo ainda no serviço ativo.

Card image
Defesa Naval

Operação “Formosa” reúne cerca de 3.000 militares, 10 países e integra Forças Armadas no Planalto Central

Cerca de 3 mil militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) participam do maior exercício militar do Planalto Central. A Operação “Formosa” começou no dia 4 e terminará no dia 17 de setembro. Nesta quarta-feira (11), o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, acompanhado de autoridades civis e militares, acompanhou uma demonstração operativa.

Card image
Defesa Naval

Fragata “Liberal” participa de exercícios conjuntos com mais 16 navios na Operação “Unitas”

Mais de 260 militares da Marinha do Brasil (MB), a bordo da Fragata “Liberal”, com aeronave AH-11B “Super Lynx” embarcada, estão realizando diversos exercícios navais em águas jurisdicionais chilenas, na fase marítima, desde a última quinta-feira (5), durante a Operação “Unitas LXV”. A primeira fase foi a de porto, em que os participantes realizaram reuniões em que foram apresentados o cronograma das atividades planejadas, a especificação dos exercícios, detalhes logísticos, entre outros.