Defesa Naval
Marinha avança na construção de dois Navios-Patrulha da Classe “Macaé”
A construção naval desempenha função estratégica no desenvolvimento econômico e tecnológico de um país: impulsiona a indústria pesada, movimenta cadeias produtivas complexas e gera milhares de empregos diretos e indiretos, desde a engenharia até a logística. Nesse sentido, a construção dos Navios-Patrulha da Classe “Macaé”, atualmente em curso no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), é fundamental não apenas para a Marinha do Brasil (MB), mas também para o desenvolvimento nacional.
Fragata "Tamandaré" faz primeiros testes de mar
O primeiro contato da Fragata “Tamandaré” (F200) com o mar foi registrado pela Marinha do Brasil (MB). Nessa fase inicial de avaliações técnicas, o navio partiu do Estaleiro Brasil Sul, da empresa TKMS, em Itajaí (SC), com cerca de 130 militares e civis a bordo. Durante a navegação pela costa catarinense, foram testadas a integração dos sistemas de propulsão, geração de energia e automação. O objetivo é comprovar o desempenho do navio em mar aberto, incluindo os quadros elétricos e os sistemas de alarme e segurança.
Exercício inédito fortalece capacidade de salvamento da Marinha na Região Norte
O exercício de reboque com um navio mercante foi realizado nas proximidades da Ilha de Mosqueiro, no Rio Pará, e contribuiu para o adestramento da tripulação do Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Iguatemi” em sua principal função operacional: o salvamento marítimo.
Operações “Atlas” e “Formosa”: Marinha desloca 2 mil militares, mais de 100 viaturas e oito helicópteros
A Marinha do Brasil (MB) realizou, na segunda-feira (11), a cerimônia militar que marcou o início do deslocamento estratégico de aproximadamente 2 mil militares, mais de 100 viaturas e oito helicópteros para a execução das Operações “Atlas” e “Formosa”, no Centro-Oeste do País. Desse total, cerca de 1.600 Fuzileiros Navais e aproximadamente 60 viaturas partirão do Rio de Janeiro para cumprir as duas missões.
Marinha do Brasil realiza exercício de Defesa de Porto no Terminal Aquaviário da Transpetro, em Madre de Deus (BA)
A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), conduziu a Operação “Deportex – LE I/2025” no Terminal Aquaviário da Transpetro, em Madre de Deus (BA), que fortaleceu a defesa de porto e reuniu cerca de 200 militares em ações marítimas e terrestres realizadas em 6 e 7 de agosto.
Futuro da Esquadra Brasileira: Fragata “Jerônimo de Albuquerque” é lançada em Itajaí (SC)
O caminho para o futuro da Esquadra Brasileira ganhou mais um capítulo na manhã desta sexta-feira (8), com o lançamento da Fragata (F201) “Jerônimo de Albuquerque”, na TKMS Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC). Batizada de “Jerônimo de Albuquerque”, a unidade é a segunda prevista no Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) e homenageia o primeiro comandante de uma frota naval da Marinha nascido em território brasileiro.
Brasil, Colômbia e Peru participam de operação inédita de controle fluvial
A Marinha do Brasil (MB) realizou de forma inédita uma operação combinada de controle fluvial em coordenação com a Armada da República da Colômbia (ARC) e a Marinha de Guerra do Peru (MGP), na tríplice fronteira, nos dias 1 e 2 de agosto. Mais de 200 embarcações foram abordadas e inspecionadas no período. Além de aprimorar a integração e o adestramento das tropas, a coleta de informações foi significativa para o planejamento de ações futuras.
Operação “BRACOLPER”: navios brasileiros participam de exercícios na Colômbia e no Peru
Navios da Marinha do Brasil (MB) participam de uma série de exercícios em coordenação com navios da Armada da República da Colômbia (ARC) e da Marinha de Guerra do Peru (MGP), durante a Operação “BRACOLPER 2025”, iniciada no dia 18 de julho e que seguirá até 31 de julho.
A tradicional operação multinacional é realizada na região amazônica há 51 anos com intuito de fortalecer a interoperabilidade e a confiança mútua entre as nações, de forma a contribuir com a repressão de ilícitos na tríplice fronteira.
Marinha finaliza cinco dias de operação com desenvolvimento de novas capacidades da Esquadra
Após cinco dias de intensas ações em alto-mar, a Marinha do Brasil (MB) finalizou a Operação “ADEREX SUP-SUB - Lançamento de Armas III / 2025”, com um balanço de mais de 40 atividades, que incluíram o uso de armamento real na área marítima do estado do Rio de Janeiro, entre a Ilha Grande e Cabo Frio.
Fragata “Defensora” retorna ao Rio de Janeiro após missão no Golfo da Guiné
A Fragata “Defensora” atracou, na manhã de domingo (13), na Base Naval do Rio de Janeiro, marcando oficialmente o encerramento da Operação “Guinex V”. A chegada do navio, que esteve em missão por três meses na costa ocidental da África, foi acompanhada de momentos de emoção e reencontro. Familiares aguardavam os 260 militares que retornaram após cumprir uma extensa agenda de exercícios nos sete portos de países africanos da região do Golfo da Guiné, como parte da “Obangame Express” e da própria “Guinex V”, ambas com foco em cooperação marítima internacional.
Marinha do Brasil encerra participação na GLO durante cúpula dos BRICS no Rio de Janeiro
A Marinha do Brasil (MB) encerrou, na quarta-feira (9), sua participação na Operação Redentor, voltada à segurança marítima e litorânea da cidade do Rio de Janeiro (RJ), durante a reunião de Cúpula dos BRICS, que ocorreu nos dias 6 e 7 de julho. Para garantir a proteção do evento, a MB mobilizou um efetivo superior a 2.100 militares, além de 25 meios navais, 2 meios aeronavais e 108 meios de Fuzileiros Navais.
Marinha ativa Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais para reforçar segurança litorânea durante a Cúpula dos BRICS
A Marinha do Brasil (MB), por meio da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), ativou, no dia 1º de julho, o Grupo-Tarefa (GT) Litorâneo, Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, com a missão de reforçar a segurança litorânea no decorrer da Cúpula de Líderes dos BRICS, no Rio de Janeiro (RJ).
Saiba como será a atuação dos navios da Marinha na GLO da Cúpula dos BRICS
Com um efetivo de cerca de 2 mil militares e mais de 100 meios navais, aeronavais e de Fuzileiros Navais, a Marinha do Brasil (MB) realiza a segurança marítima e litorânea da cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde ocorre a reunião de Cúpula dos BRICS, nos dias 6 e 7 de julho.
Fragata “Defensora” deixa último porto africano na Operação “Guinex V”
A Fragata “Defensora” parte hoje (25), de Abidjan, na Costa do Marfim, último porto africano da comissão, e segue em direção ao Brasil, com previsão de chegada em 5 de julho, no porto de Cabedelo, Paraíba. A Operação “Guinex V” será concluída em 12 de julho, no Rio de Janeiro. Iniciativa da Marinha do Brasil (MB), realizada anualmente desde 2021, a Operação já contemplou os portos de Cabo Verde, Senegal, Gana, Nigéria, Camarões e São Tomé e Príncipe, promovendo treinamentos com marinhas amigas e guardas costeiras da região.
Aviação Naval amplia capacidade operacional com caças AF-1 Skyhawk
O 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1) realizou, de 16 de maio a 6 de junho, a Campanha de Emprego Ar-Superfície no estande de tiro de Maxaranguape, no interior do Rio Grande do Norte. A atividade integra o cronograma anual de adestramentos da Força Aeronaval e tem como objetivo manter a prontidão dos Aviadores Navais para o cumprimento de missões reais de ataque e apoio aéreo aproximado.
Marinhas do Brasil e dos Estados Unidos discutem estratégias de defesa no Atlântico Sul
Entre os dias 3 e 5 de junho, delegações das Marinhas do Brasil (MB) e dos Estados Unidos estiveram reunidas na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro (RJ). O encontro integrou a 19ª edição do Comitê Naval Operativo (Maritime Staff Talks 2025), promovido pelo Comando de Operações Navais. As discussões abordaram temas como segurança marítima, operações combinadas e cooperação internacional.
Batimento de quilha da Fragata “Cunha Moreira” marca avanço do Programa Classe “Tamandaré”
Uma moeda posicionada sob uma estrutura metálica de 52 toneladas marcou, em 5 de junho, a realização do batimento de quilha da Fragata “Cunha Moreira” (F202), no Estaleiro Brasil Sul (TKMS), em Itajaí (SC). A terceira unidade do Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT), projeto estratégico da Marinha do Brasil (MB) integrante do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), representa mais um passo na consolidação da soberania nacional em tecnologias de Defesa.
Fragata “Defensora” avança na Operação “Guinex V” e fortalece laços com marinhas do Golfo da Guiné na África
A Fragata “Defensora”, da Marinha do Brasil (MB), desatracou em 4 de junho do porto de Tema, em Gana, e seguiu para Lagos, na Nigéria, onde chegou no dia seguinte, dando continuidade à Operação “Guinex V”. A missão objetiva ampliar a presença naval brasileira no Golfo da Guiné, além de fortalecer a cooperação com os países da região, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades locais, a vigilância das águas jurisdicionais e a proteção dos recursos marítimos em uma área estratégica para o comércio internacional.
GUINEX V: Marinha do Brasil lidera exercício internacional com países-parceiros no litoral africano
Após o encerramento da “Obangame Express 2025”, a Fragata “Defensora” iniciou sua participação na “GUINEX V”. A Marinha do Brasil (MB) comandará, até 14 de julho, o exercício operativo internacional que conta com a participação de 17 países no Golfo da Guiné, na costa ocidental africana.
Marinha do Brasil estabelece Base Expedicionária em Maceió para realização de exercícios, incluindo defesa de porto
A partir desta terça-feira (20), a Marinha do Brasil dará início a mais uma operação na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval, com o objetivo de realizar experimentos doutrinários e exercícios simulados na cidade de Maceió (AL). Todas as ações serão coordenadas a partir da Base Expedicionária da Marinha, instalada na antiga Escola de Aprendizes-Marinheiros de Alagoas.
Marinha integra Operação Ágata no combate ao crime e amplia presença do Estado na fronteira do Amazonas
Com o desafio de proteger uma área superior a 510 mil quilômetros quadrados — equivalente ao território da Espanha —, o Comando Conjunto Apoena deu início à Operação "Ágata Amazônia 2025". Coordenada pelo Ministério da Defesa, a ação reúne cerca de 1.100 militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), além de contar com parcerias interagências com diversos órgãos governamentais e de segurança.
Marinha participa de exercício conjunto na Amazônia com foco em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica
Entre os dias 5 e 16 de maio, militares da Marinha do Brasil (MB) participam do Exercício Operacional de Evacuação Aeromédica, com foco em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), conduzido pela Força Aérea Brasileira (FAB), em Manaus (AM). O treinamento contribui para o fortalecimento da Defesa Nacional contra ameaças não convencionais, ou seja, situações que envolvem riscos de contaminação por agentes tóxicos, radiológicos, biológicos ou nucleares.
Marinha do Brasil demonstra capacidade operativa no Atlântico Sul
A Marinha do Brasil (MB) está participando da Operação “Obangame Express 2025”, exercício multinacional de segurança marítima, reunindo Marinhas da África, Europa e América. A operação tem como propósito fortalecer a cooperação internacional, elevar os níveis de interoperabilidade e ampliar a capacidade de resposta a crimes transnacionais no mar.
Marinha do Brasil conclui com sucesso a operação ADEREX AERNAV/Lançamento de Armas-II/2025
A Marinha do Brasil concluiu, no último sábado, dia 3, a operação “ADEREX AERNAV/Lançamento de Armas-II/2025”, realizada entre os dias 28 de abril e 3 de maio, na área marítima compreendida entre Ilha Grande (RJ) e Cabo Frio (RJ). A missão teve como objetivo elevar o grau de adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, contribuindo para a capacidade operativa e expedicionária da Força Naval.
Fragata “Defensora” inicia missão estratégica no Atlântico Sul
A Fragata “Defensora” suspendeu, na manhã de hoje (18), da Base Naval do Rio de Janeiro com destino à costa ocidental da África. O navio da Esquadra brasileira representará a Marinha do Brasil (MB) nas Operações “Obangame Express 2025” e “GUINEX V”, em uma comissão com duração aproximada de três meses. A missão reforça o compromisso do País com a segurança marítima internacional e com o fortalecimento da presença brasileira no Atlântico Sul.
Marinha do Brasil contribui na formação dos futuros Oficiais da Marinha da França
A Marinha do Brasil (MB) realizou, de 22 a 24 de março, no Ceará, instruções de campo para 156 Guardas-Marinha franceses, no ciclo final de formação desses futuros Oficiais. Realizada em cooperação entre a MB e a Marinha da França, essa fase contou com a presença de 316 militares, dos quais 101 eram do Brasil, 201 da França e 14 dos demais países: Alemanha, Bélgica, Benin, Camarões, Congo, Costa do Marfim, Egito, Mauritânia, Qatar, Reino Unido, Senegal e Tunísia. A atividade fez parte da Operação “Jeanne D’Arc”.
Marinha do Brasil e Forças Armadas da França encerram Operação “Jeanne d’Arc 2025”
Militares brasileiros e franceses encerraram, nesta terça-feira (25), a etapa Brasil da Operação “Jeanne D’Arc 2025” com uma Operação Anfíbia (operação naval lançada do mar para a terra) na Praia Mansa, região metropolitana de Fortaleza (CE).
Exercício das Forças Armadas aperfeiçoa uso de aeronaves remotamente pilotadas
Pela primeira vez, a Marinha do Brasil (MB) participou de um treinamento conjunto das Forças Armadas específico para aperfeiçoar o emprego de aeronaves remotamente pilotadas, conhecidas popularmente como drones, em ações de inteligência, vigilância e reconhecimento. O exercício, concluído nesta segunda-feira (24), na Base Aérea de Santa Maria (RS), contou com a participação de mais de 350 militares.
Marinha e Força Aérea, em operação conjunta inédita, levam MANSUP a Fortaleza para exercício com a França
A Marinha do Brasil (MB) realizou, nesta sexta-feira (21), uma ação inédita junto à Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea do Galeão, Rio de Janeiro (RJ). O Míssil Antinavio de Superfície (MANSUP), de produção nacional, foi embarcado na aeronave KC-390 junto à viatura "ASTROS", do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais.
Marinha inaugura Estaleiro para manutenção e modernização de submarinos
Na última segunda-feira (17), a Marinha do Brasil (MB) ativou o Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira (EMIM), no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), estado do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de autoridades da MB, representantes do governo e da indústria naval.