Amazônia Azul

Card image
Amazônia Azul

20 anos da Amazônia Azul: como a Marinha protege o mar brasileiro

O Brasil possui riquezas naturais que parecem infindáveis e um posicionamento geográfico que o coloca em vantagem em relação a vários países do mundo. Por essa razão, há séculos o País definiu fronteiras e possui métodos de defesa para a Amazônia Verde e seus mais de 4 milhões de quilômetros quadrados de águas doces, reservas minerais e biodiversidade.

Card image
Amazônia Azul

20 anos da Amazônia Azul: o mar que gera emprego e crescimento econômico

No Brasil, setores econômicos tradicionais, como o agronegócio, recebem amplo reconhecimento devido à sua importância para o emprego e a balança comercial. No entanto, pouca gente sabe que mais de 20 milhões de brasileiros, incluindo trabalhadores rurais, estão envolvidos direta ou indiretamente com atividades ligadas ao mar, na chamada Amazônia Azul, que engloba uma área de aproximadamente 5,7 milhões de km² de águas sob domínio brasileiro, e desempenha papel central na economia nacional.

Card image
Amazônia Azul

20 anos da Amazônia Azul: o potencial científico escondido sob as águas

“O conhecimento do fundo do mar vai muito além de mapear e desvendar os recursos minerais marinhos como óleo e gás, cascalho e areia para a construção civil ou carbonatos marinhos para a agricultura, cosméticos, suplemento alimentar, entre outros. Este conhecimento é importante também para, por exemplo, definir os locais com menor risco para instalação de cabos submarinos, responsáveis por boa parte do tráfego global de internet, ou para as obras de engenharia costeira e oceânica, como portos, plataformas e pontes”.

Card image
Amazônia Azul

20 anos da Amazônia Azul: a atuação da Marinha para afastar ameaças ao patrimônio ambiental brasileiro

Era agosto de 2019 quando manchas de óleo de origem desconhecida começaram a tomar conta do litoral nordestino. “Esse tipo de acidente nunca tinha acontecido aqui no Brasil”, afirmou a coordenadora geral de Emergências Ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fernanda Pirillo, à Agência Brasil, na época.

Card image
Amazônia Azul

20 anos da Amazônia Azul: conceito criado pela Marinha engloba meio ambiente, ciência, economia e soberania

No passado, a corrida expansionista liderada por países ibéricos buscava em terras distantes a solução para o esgotamento de seus recursos naturais e minerais. Agora, o mundo acelera os motores, mas desta vez para garantir cada um a sua parte na divisão do espaço marítimo, onde se esconde imensurável fonte de riqueza. Nessa partilha, o Brasil trabalha para assegurar sua fração, que corresponde a 67% ou 2/3 de todo o território continental. Trata-se da Amazônia Azul, região que se estende por 5,7 milhões de quilômetros quadrados a partir da costa.

Card image
Amazônia Azul

Especialista avalia protagonismo do mar para a economia brasileira

O Brasil tem uma histórica vocação marítima. Com mais de 5,7 milhões de km² de um “oceano próprio”, a nação figura entre as dez maiores Zonas Econômicas Exclusivas de todo o planeta. Maior que a Amazônia Verde, a chamada Amazônia Azul é de onde o País extrai cerca de 95% de seu petróleo, 80% do gás natural e quase a metade de todo o pescado. Pelas rotas marítimas escoa-se mais de 95% das riquezas produzidas por aqui. Além disso, mais de 20 milhões de empregos diretos e indiretos são oriundos de atividades relacionadas ao mar.

Card image
Amazônia Azul

Fórum de debates abre a “II Semana da Amazônia Azul & Economia do Mar”, em Natal

A cidade de Natal (RN) recebe, nesta semana, a segunda edição da Semana da Amazônia Azul & Economia do Mar, promovida pela Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR-Natal) com o propósito de estimular as discussões sobre uso sustentável dos recursos oceânicos para o crescimento econômico. A programação segue até o próximo sábado (16), quando se comemora o Dia Nacional da Amazônia Azul.

Card image
Amazônia Azul

“Planejamento Espacial Marinho” é tema da segunda palestra sobre Amazônia Azul

No mês da Amazônia Azul, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha promove um ciclo de palestras gratuito e aberto ao público sobre o tema. O evento marca o aniversário de 20 anos da concepção do conceito que define os limites marítimos do Brasil e tem o objetivo de aproximar a população civil da Marinha, integrando-a às discussões sobre o assunto.

Card image
Amazônia Azul

Marinha participa de estudo sobre o mar do Nordeste

Todo espaço, para funcionar com eficiência, responsabilidade e economia de recursos, precisa de um plano diretor. Se olharmos o mar do Brasil e suas potencialidades naturais como ativos de valor, logo tem-se a conclusão de que planejar habilmente a distribuição desse ambiente é o melhor dos caminhos. Somente assim, é possível visualizar um futuro sustentável para uma das maiores riquezas brasileiras.

Card image
Amazônia Azul

Amazônia Azul: Marinha oferece ciclo de palestras gratuito sobre o tema

Em celebração alusiva ao “Dia Nacional da Amazônia Azul”, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) iniciou na última sexta-feira (1), um Ciclo de Palestras para debater a importância da Amazônia Azul para o Brasil. Dentre os temas abordados estão desafios, riquezas e reflexões sobre a preservação da área.  

Card image
Amazônia Azul

Cluster Tecnológico Naval da Bahia é inaugurado em Salvador

O histórico Farol da Barra sediou, nesta quinta-feira (3), a cerimônia de lançamento do Cluster Tecnológico Naval da Bahia, importante marco para a Economia do Mar no Brasil e na Bahia. Participaram do evento representantes de diversas instituições públicas e privadas que, de forma direta ou indireta, contribuíram para a sua criação. A cerimônia também contou com a presença do Almirante de Esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida, Comandante de Operações Navais.

Card image
Amazônia Azul

Comissão que ampliou a Amazônia Azul e garantiu presença brasileira na Antártica completa 50 anos

Praticamente todas as nações prósperas e livres dependem ou já dependeram do Mar. As águas navegáveis são fonte inesgotável de oportunidades e representam, sobretudo, instrumento de poder e desenvolvimento entre Estados. Mas até onde vai o mar de um País como o Brasil? E como mensurar os limites do território para além da faixa terrestre?

Card image
Amazônia Azul

Pacote de investimentos acelera a Economia Azul no Brasil

Um passo estratégico e inovador do Brasil: ser referência no cenário mundial e líder no Atlântico Sul no que diz respeito à Economia Azul.

Card image
Amazônia Azul

Marinha é homenageada por atuação em proposta aprovada junto à Organização Marítima Internacional

Nesta quarta-feira (4), em Brasília, em evento promovido pela Petrobras, celebrou-se a aprovação da proposta de criação, no âmbito da Organização Marítima Internacional (IMO), de uma Área a Ser Evitada (Area To Be Avoided - ATBA, em inglês), na Bacia de Santos. A Marinha do Brasil (MB) foi responsável por coordenar o trabalho conjunto dos diversos órgãos e ministérios que atuaram para o sucesso da iniciativa, que garante mais segurança à atividade offshore. 

Card image
Amazônia Azul

II Fórum Nacional de Economia do Mar reuniu diversas instituições para debater o tema em Salvador

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) sediou, no dia 20 de junho, o II Fórum Nacional de Economia do Mar. Realizado pela Marinha do Brasil (MB), Associação Comercial da Bahia (ACB), Companhia Docas do Estado da Bahia (CODEBA), FIEB e Ministério Público Federal (MPF), o evento foi dividido em quatro temáticas e contou com a participação de representantes de diversas instituições públicas e privadas. O primeiro e o segundo painéis abordaram, respectivamente, a “Organização da Economia do Mar” e a “Estruturação da Economia do Mar”.

Card image
Amazônia Azul

Planejamento inédito ordenará as potencialidades do mar brasileiro

Exploração de petróleo, produção de energia renovável, fazendas marinhas em tanques e tantas outras atividades consolidadas e tipicamente desenvolvidas em terra estão se expandindo para outro ambiente: o mar. Esse movimento global rumo ao mar e o consequente crescimento da demanda requerem a necessidade de ordená-lo. É nesse contexto que o Brasil assumiu o compromisso voluntário de implantar o Planejamento Espacial Marinho (PEM) até 2030, durante a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Oceanos em 2017.
 

Card image
Amazônia Azul

Concurso de Redação levará estudantes a navio de pesquisa mais moderno do País

Já pensou em visitar um dos navios de pesquisa mais modernos do Brasil e ainda conhecer o trabalho que define as últimas fronteiras do País no mar? É a experiência que terão os primeiros colocados do 2º Concurso de Redação organizado pelo Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra). O tema deste ano é o Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC) –  O Trabalho dos “Bandeirantes das Longitudes Salgadas”, voltado para a definição da fronteira leste do Brasil.

Card image
Amazônia Azul

Oportunidades e desafios na Amazônia Azul

No último sábado (8), celebrou-se o Dia Mundial dos Oceanos. A cada ano, a data representa uma oportunidade para que, internacionalmente, os assuntos relacionados ao mar sejam relembrados e tenham sua importância enfatizada. No Brasil, devido ao extenso litoral, isso se torna ainda mais relevante.

Card image
Amazônia Azul

Brasil renovará sua estação de pesquisa no Arquipélago de São Pedro e São Paulo

Na última terça-feira (7), a Marinha do Brasil (MB), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (FEST) e a Caixa Econômica Federal assinaram um Acordo de Cooperação Técnica que possibilitará a substituição da atual Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo com o suporte de recursos de compensação ambiental.

Card image
Amazônia Azul

Projeto de lei de incentivo à “Economia do Mar” é aprovado na Bahia

No dia 19 de dezembro, durante sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), foi aprovado o projeto de lei no 25.085, que institui a política estadual de incentivo à Economia do Mar.

Card image
Amazônia Azul

Conheça a estação científica brasileira no Arquipélago de São Pedro e São Paulo

Apesar de ter sido descoberta há meio milênio, foi somente há 25 anos que uma pequena ilha a 1.100 quilômetros do Rio Grande do Norte – a ilha Belmonte, no Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP) – passou a ser uma das referências para pesquisas sobre biodiversidade marinha, geologia, oceanografia, climatologia e biotecnologia do País. O ano era 1998, e a Marinha do Brasil (MB) inaugurava a Estação Científica do Programa de Pesquisas Científicas do ASPSP (Proarquipélago), sob administração da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM).

Card image
Amazônia Azul

Mais de 20 milhões de empregos dependem da Amazônia Azul

No Brasil, setores econômicos fortes, como o agronegócio, que empregam milhões de pessoas e auxiliam a balança comercial do País, têm sua importância devidamente conhecida. Mas o que muita gente não sabe é que mais de 20 milhões de brasileiros, inclusive aqueles que atuam no campo, têm suas atividades envolvidas, direta ou indiretamente, com o mar. Para destacar fatos como esse, em 16 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Amazônia Azul, instituído pela Lei nº 13.187 /15.

Card image
Amazônia Azul

Novo mapa do Brasil é expandido com 5,7 milhões de km² de área marítima

Em 28 de setembro é comemorado o Dia do Hidrógrafo, mês em que também é celebrado o 34º ano de criação do Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC). Por meio desse programa, o Brasil solicitou reconhecimento internacional de uma área marítima, que possibilitou a expansão das águas jurisdicionais brasileiras para cerca de 5,7 milhões de km².

Card image
Amazônia Azul

Especialistas discutem Planejamento Espacial Marinho brasileiro

O mapeamento da costa marítima do Brasil, que definirá áreas específicas para atividades ambientais, sociais e econômicas da Amazônia Azul, é tema de seminário realizado na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília (DF). Promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), da Marinha do Brasil (MB), o evento teve início hoje e vai até quarta-feira (27). 

Card image
Amazônia Azul

Ação coletiva entre Marinha e pesquisadores marca o Dia Mundial da Limpeza na Ilha da Trindade

O Dia Mundial da Limpeza, que acontece hoje (16), foi marcado por uma ação coletiva na ilha oceânica brasileira mais distante da costa, a 1.200 km do litoral do estado do Espírito Santo (ES). Militares da Marinha do Brasil que mantêm o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade, em conjunto com pesquisadores do Programa Ecológico de Longa Duração das Ilhas Oceânicas Brasileiras e Observadores da Natureza para o Desenvolvimento Ambiental das Ilhas Oceânicas Brasileiras, atuaram neste sábado na região.

Card image
Amazônia Azul

Salvador sediou seminário sobre “Economia do Mar na Amazônia Azul”

A cidade de Salvador (BA) sediou, nos dias 17 e 18 de agosto, o Seminário “Economia Sustentável do Mar na Amazônia Azul”, promovido pelo Ministério Público Federal (MPF). O evento integra o projeto “O Ministério Público em Defesa da Amazônia Azul” e prevê Acordos de Cooperação Técnica entre os Ministérios Públicos da União e dos Estados e a Marinha do Brasil (MB).

Card image
Amazônia Azul

Projeto da Marinha vai mapear potencialidades da costa marítima brasileira

Será realizada na região marinha do Sul – que compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – a primeira etapa do Planejamento Espacial Marinho (PEM) do Brasil. O PEM pretende estabelecer o emprego mais racional do espaço marinho e as interações entre seus usos, ou seja, mapear o potencial ambiental, social e econômico da costa marítima brasileira.

Card image
Amazônia Azul

Tartarugas marinhas: saiba como salvar dois milhões de filhotes

Se você estiver na praia e se deparar com estacas numeradas pela Fundação Projeto Tamar, cujo nome vem das iniciais “Tartaruga” e “Marinha”, saiba que ali está a indicação de um ninho de tartaruga. Para ajudar a proteger os filhotes que vão nascer naquela área, a organização orienta a não retirar nem se aproximar das estacas.

Card image
Amazônia Azul

A Amazônia Azul e suas riquezas ambientais

Os oceanos cobrem aproximadamente 71% da superfície terrestre, o que equivale a 361 milhões de quilômetros quadrados, com um volume de cerca de 1,3 bilhões de quilômetros cúbicos, onde encontra-se 97% da água disponível do nosso planeta. Neste contexto, o bioma marinho apresenta uma considerável gama de ecossitemas presentes na Zona Costeira e Oceânica que inclui ilhas, arquipélagos e a plataforma continental.

Card image
Amazônia Azul

Economia Azul: Desenvolvimento, Desafios e Oportunidades

Os desafios para o desenvolvimento e as oportunidades da Economia Azul ganharam ampla discussão nos dias 17 e 18 de novembro. Como celebração pelo Dia da Amazônia Azul, comemorado em 16 de novembro, o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) promoveram o Seminário internacional "Economia Azul: Desenvolvimento, Desafios e Oportunidades".