Centro de Comunicação Social da Marinha

Agência Marinha de Notícias

Esplanada dos Ministérios, S/Nº, Bloco N 3º Andar
Brasília/DF
CEP: 70055-900

Telefone: (61)3429-1941 E-mail: agenciadenoticias@marinha.mil.br

Amazônia Azul

Card image
Amazônia Azul

II Fórum Nacional de Economia do Mar reuniu diversas instituições para debater o tema em Salvador

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) sediou, no dia 20 de junho, o II Fórum Nacional de Economia do Mar. Realizado pela Marinha do Brasil (MB), Associação Comercial da Bahia (ACB), Companhia Docas do Estado da Bahia (CODEBA), FIEB e Ministério Público Federal (MPF), o evento foi dividido em quatro temáticas e contou com a participação de representantes de diversas instituições públicas e privadas. O primeiro e o segundo painéis abordaram, respectivamente, a “Organização da Economia do Mar” e a “Estruturação da Economia do Mar”.

Card image
Amazônia Azul

Planejamento inédito ordenará as potencialidades do mar brasileiro

Exploração de petróleo, produção de energia renovável, fazendas marinhas em tanques e tantas outras atividades consolidadas e tipicamente desenvolvidas em terra estão se expandindo para outro ambiente: o mar. Esse movimento global rumo ao mar e o consequente crescimento da demanda requerem a necessidade de ordená-lo. É nesse contexto que o Brasil assumiu o compromisso voluntário de implantar o Planejamento Espacial Marinho (PEM) até 2030, durante a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Oceanos em 2017.
 

Card image
Amazônia Azul

Concurso de Redação levará estudantes a navio de pesquisa mais moderno do País

Já pensou em visitar um dos navios de pesquisa mais modernos do Brasil e ainda conhecer o trabalho que define as últimas fronteiras do País no mar? É a experiência que terão os primeiros colocados do 2º Concurso de Redação organizado pelo Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra). O tema deste ano é o Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC) –  O Trabalho dos “Bandeirantes das Longitudes Salgadas”, voltado para a definição da fronteira leste do Brasil.

Card image
Amazônia Azul

Oportunidades e desafios na Amazônia Azul

No último sábado (8), celebrou-se o Dia Mundial dos Oceanos. A cada ano, a data representa uma oportunidade para que, internacionalmente, os assuntos relacionados ao mar sejam relembrados e tenham sua importância enfatizada. No Brasil, devido ao extenso litoral, isso se torna ainda mais relevante.

Card image
Amazônia Azul

Brasil renovará sua estação de pesquisa no Arquipélago de São Pedro e São Paulo

Na última terça-feira (7), a Marinha do Brasil (MB), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (FEST) e a Caixa Econômica Federal assinaram um Acordo de Cooperação Técnica que possibilitará a substituição da atual Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo com o suporte de recursos de compensação ambiental.

Card image
Amazônia Azul

Projeto de lei de incentivo à “Economia do Mar” é aprovado na Bahia

No dia 19 de dezembro, durante sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), foi aprovado o projeto de lei no 25.085, que institui a política estadual de incentivo à Economia do Mar.

Card image
Amazônia Azul

Conheça a estação científica brasileira no Arquipélago de São Pedro e São Paulo

Apesar de ter sido descoberta há meio milênio, foi somente há 25 anos que uma pequena ilha a 1.100 quilômetros do Rio Grande do Norte – a ilha Belmonte, no Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP) – passou a ser uma das referências para pesquisas sobre biodiversidade marinha, geologia, oceanografia, climatologia e biotecnologia do País. O ano era 1998, e a Marinha do Brasil (MB) inaugurava a Estação Científica do Programa de Pesquisas Científicas do ASPSP (Proarquipélago), sob administração da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM).

Card image
Amazônia Azul

Mais de 20 milhões de empregos dependem da Amazônia Azul

No Brasil, setores econômicos fortes, como o agronegócio, que empregam milhões de pessoas e auxiliam a balança comercial do País, têm sua importância devidamente conhecida. Mas o que muita gente não sabe é que mais de 20 milhões de brasileiros, inclusive aqueles que atuam no campo, têm suas atividades envolvidas, direta ou indiretamente, com o mar. Para destacar fatos como esse, em 16 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Amazônia Azul, instituído pela Lei nº 13.187 /15.

Card image
Amazônia Azul

Novo mapa do Brasil é expandido com 5,7 milhões de km² de área marítima

Em 28 de setembro é comemorado o Dia do Hidrógrafo, mês em que também é celebrado o 34º ano de criação do Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC). Por meio desse programa, o Brasil solicitou reconhecimento internacional de uma área marítima, que possibilitou a expansão das águas jurisdicionais brasileiras para cerca de 5,7 milhões de km².

Card image
Amazônia Azul

Especialistas discutem Planejamento Espacial Marinho brasileiro

O mapeamento da costa marítima do Brasil, que definirá áreas específicas para atividades ambientais, sociais e econômicas da Amazônia Azul, é tema de seminário realizado na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília (DF). Promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), da Marinha do Brasil (MB), o evento teve início hoje e vai até quarta-feira (27). 

Card image
Amazônia Azul

Ação coletiva entre Marinha e pesquisadores marca o Dia Mundial da Limpeza na Ilha da Trindade

O Dia Mundial da Limpeza, que acontece hoje (16), foi marcado por uma ação coletiva na ilha oceânica brasileira mais distante da costa, a 1.200 km do litoral do estado do Espírito Santo (ES). Militares da Marinha do Brasil que mantêm o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade, em conjunto com pesquisadores do Programa Ecológico de Longa Duração das Ilhas Oceânicas Brasileiras e Observadores da Natureza para o Desenvolvimento Ambiental das Ilhas Oceânicas Brasileiras, atuaram neste sábado na região.

Card image
Amazônia Azul

Salvador sediou seminário sobre “Economia do Mar na Amazônia Azul”

A cidade de Salvador (BA) sediou, nos dias 17 e 18 de agosto, o Seminário “Economia Sustentável do Mar na Amazônia Azul”, promovido pelo Ministério Público Federal (MPF). O evento integra o projeto “O Ministério Público em Defesa da Amazônia Azul” e prevê Acordos de Cooperação Técnica entre os Ministérios Públicos da União e dos Estados e a Marinha do Brasil (MB).

Card image
Amazônia Azul

Projeto da Marinha vai mapear potencialidades da costa marítima brasileira

Será realizada na região marinha do Sul – que compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – a primeira etapa do Planejamento Espacial Marinho (PEM) do Brasil. O PEM pretende estabelecer o emprego mais racional do espaço marinho e as interações entre seus usos, ou seja, mapear o potencial ambiental, social e econômico da costa marítima brasileira.

Card image
Amazônia Azul

Tartarugas marinhas: saiba como salvar dois milhões de filhotes

Se você estiver na praia e se deparar com estacas numeradas pela Fundação Projeto Tamar, cujo nome vem das iniciais “Tartaruga” e “Marinha”, saiba que ali está a indicação de um ninho de tartaruga. Para ajudar a proteger os filhotes que vão nascer naquela área, a organização orienta a não retirar nem se aproximar das estacas.

Card image
Amazônia Azul

A Amazônia Azul e suas riquezas ambientais

Os oceanos cobrem aproximadamente 71% da superfície terrestre, o que equivale a 361 milhões de quilômetros quadrados, com um volume de cerca de 1,3 bilhões de quilômetros cúbicos, onde encontra-se 97% da água disponível do nosso planeta. Neste contexto, o bioma marinho apresenta uma considerável gama de ecossitemas presentes na Zona Costeira e Oceânica que inclui ilhas, arquipélagos e a plataforma continental.

Card image
Amazônia Azul

Economia Azul: Desenvolvimento, Desafios e Oportunidades

Os desafios para o desenvolvimento e as oportunidades da Economia Azul ganharam ampla discussão nos dias 17 e 18 de novembro. Como celebração pelo Dia da Amazônia Azul, comemorado em 16 de novembro, o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) promoveram o Seminário internacional "Economia Azul: Desenvolvimento, Desafios e Oportunidades".

Card image
Amazônia Azul

Livro inédito sobre Economia Azul é lançado no Rio

A Marinha do Brasil (MB) lançou o livro “Economia Azul: vetor para o desenvolvimento do Brasil” na manhã desta sexta-feira (18) na Escola de Guerra Naval (EGN), no Rio de Janeiro (RJ). O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Força (www.you tube.com/marinhaoficial). A obra, de cunho científico, contempla o primeiro grande compêndio referente à temática.

Card image
Amazônia Azul

Dia Nacional da Amazônia Azul

A partir de hoje, 16 de novembro, Dia Nacional da Amazônia Azul, a Agência Marinha de Notícias publicará uma série de reportagens sobre essa área marítima, principal via de transporte do comércio exterior do País, que além de abrigar grande diversidade de recursos naturais (como pescado e biodiversidade marinha) é importante reserva de petróleo, gás e outros recursos minerais. As reportagens abordarão as atividades da Amazônia Azul sob o enfoque de suas quatro vertentes: científica, econômica, ambiental e soberania.

Card image
Amazônia Azul

Marinha realiza simulações de combate às manchas de óleo

A fim de manter o nível de preparação para a atuação em incidentes envolvendo derramamento de óleo em águas brasileiras, a Marinha do Brasil (MB) começou a realizar exercícios de simulação. A atividade qualifica os militares quanto aos procedimentos operacionais e recursos humanos e materiais necessários à execução das ações de resposta às ocorrências de poluição por óleo de significância nacional.

Card image
Amazônia Azul

Webinário "O PIB do Mar" vai debater a importância da Economia Azul para o Brasil

O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra) organizará, nos dias 26 e 27 de outubro, o webinário O PIB do Mar: a importância da Economia Azul para o Brasil. Em formato on-line, o evento é destinado a promover a discussão entre sociedade e comunidade científica sobre a importância do mar para o Brasil e as formas pelas quais o desenvolvimento sustentável nacional deve considerar sua importância para a sociedade.

Card image
Amazônia Azul

Marinha debate Planejamento Espacial Marinho em Seminário no Rio de Janeiro

Nesta quarta-feira (10), o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB) realizou, na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro (RJ), o Simpósio “Planejamento Espacial Marinho no Brasil: atualização e perspectivas”.

Card image
Amazônia Azul

Com inclusão da Amazônia Azul, novo Atlas Geográfico é lançado no Rio de Janeiro

Nesta terça-feira (9), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou, durante evento no Rio de Janeiro (RJ), a 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar. Buscando ampliar a mentalidade marítima e a percepção de estudantes e do público em geral sobre o território nacional, a nova edição da publicação passa a incluir os limites da “Amazônia Azul”, extensa área marítima sob jurisdição do País, que se projeta a partir do litoral até o limite exterior da Plataforma Continental brasileira.

Card image
Amazônia Azul

Começa a primeira fase de estudo inovador para o desenvolvimento da Amazônia Azul

Os espaços marítimos que pertencem ao Brasil são repletos de riquezas e potencialidades. Conhecida como Amazônia Azul, essa área se estende por 5,7 milhões de km², o que equivale ao tamanho da porção ocidental do continente europeu. Para explorar de forma sustentável e eficiente esses recursos, é necessário conhecê-los.