Militares da Marinha do Brasil estiveram empenhados no combate às queimadas no interior de São Paulo, desde o último domingo (25), integrando o posto avançado montado pelo governo estadual no município de Ribeirão Preto. Foram identificados focos de incêndio em pelo menos 24 cidades, no início desta semana.
Além do efetivo do Comando do 8º Distrito Naval e da Capitania Fluvial do Tietê-Paraná, a ação coordenada pelo Ministério da Defesa contou com o apoio do Exército e da Força Aérea. Seis aeronaves também foram empregadas, entre elas a UH-15 “Super Cougar” e a SH-16 “Seahawk”, da Marinha.

Os helicópteros da Marinha se concentraram nas regiões de Altinópolis, Batatais e Cajuru, próximas ao posto avançado. “Eram áreas de atenção, onde suspeitava-se haver focos de incêndio”, disse o Comandante do SH-16, Capitão de Corveta Moraes Pereira, que enfrentou condições adversas de voo, devido à densa fumaça, para transportar os brigadistas do Corpo de Bombeiros Militar do estado.

O apoio das Forças Armadas foi mantido até terça-feira (27), quando dados do monitoramento da Defesa Civil do estado indicaram o retorno do cenário ao padrão histórico para esta época do ano e, assim, dentro da capacidade de atuação dos bombeiros.
Colaboração: Segundo-Sargento-AR Diogo Miguel Soares de Lima
Comentários
Mais uma vez a nossa MARINHA se apresenta pronta e célere no atendimento à nossa população nos seus momentos mais difíceis.
Comentar