Segurança da Navegação
Marinha resgata tripulantes de barco pesqueiro à deriva na costa do Amapá
A Marinha do Brasil (MB) resgatou, nesta terça-feira (4), três tripulantes de um barco pesqueiro que estavam à deriva em mar aberto, na altura da costa do Amapá, a cerca de 280 quilômetros da cidade de Macapá (AP).
A embarcação sofreu uma avaria de máquinas durante a navegação e ficou à deriva, em pleno Oceano Atlântico. Além do problema na propulsão da embarcação sinistrada, um dos seus três tripulantes, que sofre de problemas cardíacos, passou a apresentar dores no peito ainda em alto-mar.
Marinha inspeciona mais de 4 mil embarcações na Amazônia
Mais de 4 mil embarcações foram inspecionadas pelos militares da Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), durante a Operação “Navegue Seguro 2025”, nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. Por meio de suas Capitanias e Agências subordinadas, o Comando intensificou as ações de Inspeção Naval na Amazônia Ocidental, entre os meses de dezembro de 2024 e fevereiro de 2025.
Com recorde de turistas em Salvador, Marinha do Brasil intensifica fiscalização durante o Carnaval
A Marinha do Brasil vai intensificar a fiscalização do tráfego aquaviário em Salvador (BA) durante o Carnaval 2025, em resposta ao aumento no fluxo de embarcações. Conduzida pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) no âmbito da Operação “Navegue Seguro”, a ação ocorre até 15 de março e busca garantir a segurança da navegação e a proteção da vida humana no mar.
Marinha apresenta balanço da Operação “Navegue Seguro 2025” em estados do Norte e Nordeste
Militares da Marinha do Brasil (MB) realizaram mais de 4 mil abordagens a embarcações durante a Operação “Navegue Seguro 2025” nos quatro estados de jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN): Amapá, Maranhão, Pará e Piauí. As fiscalizações ocorreram durante os meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025.
Marinha do Brasil firma parceria estratégica com Força Naval da República de Singapura
A Marinha do Brasil (MB) assinou um memorando de entendimento com a Marinha da República de Singapura para aumentar a segurança dos navios mercantes brasileiros. Essa parceria prevê a troca de informações não sigilosas sobre o tráfego mercante em suas áreas de jurisdição.
Marinha inspeciona cerca de 30 mil embarcações durante Operação “Navegue Seguro 2025”
Iniciada em dezembro de 2024 e com previsão de término em 15 de março, a Operação “Navegue Seguro 2025” da Marinha do Brasil (MB) já alcançou a marca de 29.891 embarcações inspecionadas. Ao todo, foram emitidas 1.842 notificações e 111 meios apreendidos por irregularidades, como ausência de material de salvatagem obrigatório.
Marinha impulsiona Ensino Profissional Marítimo na Amazônia
A Amazônia é uma região do Brasil que impõe diversos desafios logísticos por conta de sua imensidão, de sua densa floresta e do baixo número de estradas. Historicamente, a população que vive nessa parte do Brasil utiliza as embarcações como principal meio de transporte intermunicipal e interestadual, o que gera um intenso tráfego aquaviário nos diversos rios que cortam a região.
Militares da Marinha salvam mais de 450 vidas em 2024
A Marinha do Brasil (MB) resgatou, em 2024, 458 pessoas com vida, vítimas de acidentes no mar e em rios. O Serviço de Busca e Salvamento (SAR) da Força foi acionado 270 vezes no ano passado, número inferior se comparado ao ano de 2023, que registrou 295 ocorrências. Um dos motivos para a redução de tragédias são as campanhas de conscientização sobre navegação segura, desenvolvidas pelas Capitanias, Delegacias e Agências da Marinha no País, de acordo com o Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz).
Marinha reforça segurança marítima com medidas inéditas para o Réveillon em Copacabana
A Marinha do Brasil (MB) implementou, neste ano, medidas pioneiras para garantir a segurança e a organização da maior festa de Réveillon do Brasil, que atrai milhares de embarcações para assistir ao espetáculo de queima de fogos na orla de Copacabana (RJ). Entre as novidades, está o uso de um adesivo de passe livre, que será fixado no costado das embarcações aprovadas nas vistorias prévias.
Marinha dá início a Operação “Navegue Seguro 2025”
O aumento das atividades no litoral e nas águas interiores do País durante os meses de verão revelam a importância da Operação “Navegue Seguro”. Apesar de rebatizada, as atividades realizadas pelos militares da Marinha do Brasil (MB) permanecem com o mesmo objetivo da anterior Operação “Verão”: ampliar a segurança da navegação e reforçar as boas práticas de conduta para quem trafega em águas nacionais nos meses de férias escolares.
Marinha reúne comunidade marítima em simpósio sobre navegação e desenvolvimento da Região Norte
A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 9º Distrito Naval, realizou o Simpósio “Segurança da Navegação e Desenvolvimento Regional do Norte”, em Manaus (AM). Promovido na última sexta-feira (22), o evento reuniu diversos representantes da comunidade marítima no debate de relevantes temáticas para a região amazônica, como a hidrovia do Rio Madeira, a cabotagem, a construção naval, entre outros.
Brasil trabalha para ampliar a segurança da atividade pesqueira
Na última semana, o Brasil deu mais um passo para ampliar a segurança da atividade pesqueira. A Comissão Coordenadora para os Assuntos da Organização Marítima Internacional (IMO, da sigla em inglês), liderada pela Marinha do Brasil, realizou estudos em um Grupo Técnico que culminou em uma proposta, enviada para o Ministério das Relações Exteriores (MRE), para a internalização do Acordo da Cidade do Cabo.
Círio de Nazaré: Marinha garantiu segurança da romaria fluvial, em Belém
Uma das maiores festas religiosas do mundo, o Círio de Nazaré mexe com a rotina de Belém do Pará. Tradição que se renova há 232 anos, no segundo domingo de outubro, cerca de dois milhões de pessoas percorrem as ruas centrais da capital paraense, ao redor da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Neste sábado (12), véspera da grande procissão, a romaria fluvial atraiu milhares de fiéis, que acompanharam o cortejo nas águas da Baía do Guajará, conduzido pelo Navio Hidroceanográfico (NHo) “Garnier Sampaio”, da Marinha do Brasil.
Entenda o papel da Marinha como Autoridade Marítima Brasileira
O mar é um dos responsáveis pelo desenvolvimento econômico brasileiro. Direta ou indiretamente, fomenta mais de 20 milhões de empregos, e pode-se dizer que a quase totalidade dos produtos, insumos e commodities nacionais – e internacionais – são levados e trazidos por navios, por meio do oceano. E mesmo sem mensurar os impressionantes números do nosso comércio exterior, é fácil entender que a segurança da navegação e a sustentabilidade são pilares imprescindíveis para essa prática.
Marinha do Brasil divulga regras para o Círio Fluvial 2024
Em coletiva de imprensa, na sede do Comando do 4º Distrito Naval, em Belém (PA), a Marinha do Brasil divulgou, nesta terça-feira (17), as regras de segurança para as embarcações que participarão do Círio Fluvial 2024, que será realizado no dia 12 de outubro, na Baía do Guajará, no percurso entre o trapiche de Icoaraci e a Escadinha do Cais do Porto de Belém.
Marinha divulga balanço da Operação “Navegue Seguro” em estados do Norte e Nordeste
A Marinha do Brasil encerrou, no dia 31 de julho, a Operação “Navegue Seguro” e a Campanha “Travessia Segura” nas regiões litorâneas e nos rios do Amapá, Maranhão, Pará e Piauí. A estratégia foi intensificar as inspeções navais, no período de férias escolares (1º a 31 de julho), em áreas de maior fluxo de embarcações de esporte e recreio e de transporte de passageiros.
Norte do País se previne contra nova seca severa, prevista para segundo semestre
Municípios nas bacias dos rios Madeira, Mearin, Negro, Solimões, Tapajós e Tocantins-Araguai aperfeiçoam resposta à nova seca severa prevista para este segundo semestre. Segundo antecipou o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Ministério da Defesa, a expectativa é de que a vazante se aproxime ou ultrapasse a marca histórica de 2023.
Você conhece o Tribunal Marítimo?
Foi em 24 de outubro de 1930 que o governo do então presidente Washington Luís e a chamada República Velha chegaram ao fim. No mesmo dia, o navio alemão “BADEN” partiu do Rio de Janeiro (RJ) rumo à Argentina, e quando estava entre o morro do Pão de Açúcar e a Fortaleza de Santa Cruz, foi advertido pela falta de autorização para navegar. No entanto, mesmo com os avisos da fortaleza, seu Comandante seguiu navegando pela Baía da Guanabara, e, após três tiros de advertência, foi bombardeado pelo Forte da Vigia (atual Fortaleza Duque de Caxias).
“Travessia Segura”: segunda fase da campanha reforça ações para a segurança da navegação
O mês de julho é marcado pelas férias escolares, quando é registrado um aumento considerável no fluxo de embarcações em localidades onde há presença da atividade náutica. Segundo uma pesquisa publicada em janeiro deste ano pelo Ministério do Turismo, 51% dos viajantes preferem destinos com praia e sol para aproveitar o período de descanso.
Marinha vistoria mais de 500 embarcações durante a Operação “Parintins 2024”
Considerado uma das maiores manifestações culturais do Brasil, o Festival Folclórico de Parintins gera um aumento exponencial no tráfego de embarcações de Manaus até a cidade de Parintins, no Amazonas. Nesse período, para contribuir com a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana nas águas interiores, todos os anos, a Marinha do Brasil (MB) intensifica as inspeções navais por meio da Operação “Parintins”.
Marinha conduz Plano de Ação para período de seca na Amazônia Ocidental
A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 9° Distrito Naval (Com9°DN), vem conduzindo, ao longo de 2024, o Plano de Ação para o período de seca na Amazônia Ocidental, especialmente nos estados do Amazonas e Rondônia, que apresentaram níveis críticos de estiagem no ano passado. A série de medidas inclui levantamentos hidrográficos, disponibilização de dados à comunidade marítima e preparo logístico de meios, material e pessoal.
Precauções contra Explosões: Normas reforçam segurança em embarcações
Os recentes acidentes ocorridos envolvendo explosões na Região de Cabo Frio (RJ), com embarcações de Esporte e Recreio, despertaram a atenção para um perigo que muitas vezes é ignorado e que pode ser evitado com ações simples. Nesse sentido, a Diretoria de Portos e Costas relembra algumas providências que devem fazer parte da preparação de uma embarcação antes do início da viagem. Todos os procedimentos listados aqui estão previstos no “Anexo 4B” das Normas da Autoridade Marítima para Atividades de Esporte e Recreio (NORMAM-211).
Marinha do Brasil mantém ações de segurança da navegação no Rio Grande do Sul
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, continua desempenhando suas funções rotineiras, apesar das adversidades causadas pelas enchentes que atingiram a região. A Capitania permanece atuando com foco na segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica, cumprindo seu papel na proteção das águas e das comunidades locais.
Nova recomendação da Organização Marítima Internacional visa ampliar a segurança da navegação na Bacia de Santos
A Organização Marítima Internacional (IMO, da sigla em inglês) recomendou, nesta quinta-feira (13), a adoção de duas áreas a serem evitadas, conhecidas como ATBA (do inglês, areas to be avoided), por navios mercantes em trânsito na Bacia de Santos onde são desenvolvidas atividades de exploração de óleo e gás. A proposta, submetida pela delegação brasileira, visa ampliar a segurança da navegação e prevenir incidentes com possível impacto sobre o meio ambiente marinho.
Marinha alerta sobre mau tempo no litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul
A Marinha divulgou alerta sobre ressaca na faixa litorânea entre Mostardas, no Rio Grande do Sul, e Florianópolis, em Santa Catarina.
O mar deve registrar ondas de direção sudeste de até dois metros e meio de altura, entre a noite de hoje (29) e a manhã de quinta-feira (30).
Frente fria gera ventos de 85km/h na Região Sul
A Marinha do Brasil (MB) divulgou, nesta segunda-feira (20), a previsão de uma frente fria no Oceano Atlântico na faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Esse fenômeno poderá provocar ventos de direção Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 85 quilômetros por hora, entre as manhãs dos dias 23 e 25 de maio, entre Chuí (RS) e Itajaí (SC).
Frente fria gera ventos intensos nas regiões Sul e Sudeste
Nesta terça-feira (14), a Marinha do Brasil (MB) divulgou que a atuação de uma frente fria no Oceano Atlântico poderá provocar ressaca na faixa litorânea entre Mostardas (RS) e Florianópolis (SC), com ondas de direção Sul e altura de até 3 metros, entre as manhãs de quinta-feira (16) e sexta-feira (17).
Frente fria gera ventos intensos entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro
Nesta segunda-feira (13), a Marinha do Brasil (MB) divulgou alerta sobre a passagem de uma frente fria que poderá afetar a faixa litorânea entre a cidade de Peruíbe, em São Paulo, e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. A previsão é de ventos de até 60 quilômetros por hora, entre hoje e amanhã, exigindo ainda mais atenção e cuidado dos navegantes.
Chuva forte continua no Rio Grande do Sul
A faixa litorânea entre as cidades de Chuí, no Rio Grande do Sul, e Laguna, em Santa Catarina, poderá ser afetada pela passagem de uma frente fria, com ventos de até 88 quilômetros por hora, entre a madrugada desta quarta-feira (8) e a noite de quinta, 9 de maio. As informações são do Centro de Hidrografia da Marinha, que alerta, ainda, para pancadas de chuva forte em todo o território gaúcho.
Marinha contribui para segurança da navegação durante show da cantora Madonna
Neste sábado (4), a Marinha do Brasil (MB) mobilizou militares e embarcações, a fim de garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção à poluição hídrica durante o show da cantora Madonna, na praia de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ).