Centro de Comunicação Social da Marinha

Agência Marinha de Notícias

Esplanada dos Ministérios, S/Nº, Bloco N 3º Andar
Brasília/DF
CEP: 70055-900

Telefone: (61)3429-1941 E-mail: agenciadenoticias@marinha.mil.br

Internacional

Card image
Internacional

Operação “ACRUX XI”: navios brasileiros atracam em Buenos Aires

Após navegarem por cerca de 2.800 km na hidrovia Paraguai-Paraná, meios navais da Marinha do Brasil (MB) atracam em 12 de julho na cidade de Buenos Aires, na Argentina, para execução da “ACRUX XI”, maior Operação Ribeirinha Combinada da América Latina.

Card image
Internacional

Marinha colabora com centro de excelência naval do Reino Unido

Os Fundamentos Doutrinários da Marinha do Brasil (MB) são claros quanto à relação desta com outros países: “Marinhas não existem somente para se contraporem às ameaças existentes no ambiente marítimo e fluvial” e “embora esse seja seu papel principal, elas têm um papel tradicional no apoio à política externa, por intermédio da contribuição para o estabelecimento de parcerias estratégicas, fortalecimento da autoridade do Estado e para a projeção do País no cenário internacional”.  

Card image
Internacional

NVe “Cisne Branco” participa das celebrações do Bicentenário das Relações Diplomáticas Brasil - Estados Unidos da América

No dia 17 de maio, o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” se despediu da cidade de Baltimore, nos Estados Unidos da América (EUA), após participar das comemorações alusivas ao Bicentenário das Relações Diplomáticas entre o Brasil e os EUA.

Card image
Internacional

Exercícios reforçam cooperação entre Marinha do Brasil e Forças Norte-Americanas

A Marinha do Brasil (MB) iniciou, nesta quarta-feira (15), a Operação “Southern Seas - 2024”, com a visita oficial de quatro navios dos Estados Unidos da América (EUA) ao Rio de Janeiro (RJ), entre os quais, o Porta-Aviões USS “George Washington”. A comissão se estenderá até o dia 24 de maio, por ocasião da passagem da Força-Tarefa Norte-Americana pelo Brasil.

Card image
Internacional

Delegação italiana visita Setor do Material e acompanha Programas Estratégicos da Marinha

A Marinha do Brasil recebeu, de 29 de abril a 3 de maio, uma comitiva italiana para a realização da 11ª Reunião do Comitê Brasil-Itália. Na ocasião, o Diretor de Armamentos Navais da Itália, Vice-Almirante Giuseppe Abbamonte, e a delegação italiana puderam acompanhar de perto alguns dos Programas Estratégicos da Força Naval brasileira, bem como discutir as possibilidades de cooperação em produtos de Defesa.

Card image
Internacional

Navio da Marinha parte rumo ao continente africano para contribuir com a segurança marítima na região do Golfo da Guiné

Neste sábado (20), o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa” seguiu para a comissão “OBANGAME EXPRESS 2024/GUINEX IV”, que tem como objetivo fortalecer a cooperação e a capacidade das marinhas e guardas-costeiras africanas no combate a diversas atividades ilícitas, como a  pirataria e o tráfico de drogas e de pessoas na região do Golfo da Guiné.

Card image
Internacional

Desminagem Humanitária na Colômbia coloca a Marinha entre os finalistas do Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo

O grupo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (MB), que atua na Missão de Desminagem Humanitária na Colômbia, desde 2006, está entre os três finalistas do Prêmio Faz Diferença O Globo, na categoria Mundo. A indicação foi confirmada, neste sábado (13), em reportagem publicada no jornal. 

Card image
Internacional

Operação “Caribex 2024”: Exercício operativo integra Marinhas do Brasil e da França

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Navio-Patrulha (NPa) "Bracuí", participou no dia 17 de maio, de um exercício operativo na Base Naval de Dégrad Des Cannes, no estuário do Rio Mahury, na Guiana Francesa, como parte da Operação "Caribex 2024". Essa ação conjunta, em parceria com a Marinha da França, fortalece os laços de cooperação e amplia o alcance das operações navais brasileiras.

Card image
Internacional

Marinha capacita oficiais para missões da ONU

O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (CopPazNav) do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) realizou, entre 1º e 12 de abril, a segunda edição do United Nations Staff Officers Course, que visa aprimorar as capacidades e habilidades de Oficiais militares para atuação em missões de paz das Nações Unidas.

Card image
Internacional

Fuzileiros Navais apoiam evacuação de cidadãos brasileiros no Haiti

Nesta quarta-feira (10), Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (MB) participaram da evacuação de sete cidadãos brasileiros em Porto Príncipe, Haiti, em virtude do agravamento da situação de segurança naquele país e do fechamento do aeroporto em sua capital. 
A atuação da Marinha do Brasil (MB), que ocorreu em parceria com Ministério das Relações Exteriores (MRE), foi executada pelos militares que integram o Destacamento de Segurança da Embaixada do Brasil. Desde 2004, a MB provê a proteção da representação diplomática do Brasil no Haiti.

Card image
Internacional

Irmãs de armas: 30 anos do Acordo de Cooperação Naval Brasil-Namíbia

Em 28 de fevereiro de 1994, quatro anos após conquistar sua independência, a Namíbia ganhou o controle da cidade portuária de Walvis Bay que, até então, permanecera sob jurisdição Sul-Africana.

Card image
Internacional

Navio-Veleiro “Cisne Branco” visita Maceió

Após desatracar da Base Naval do Rio de Janeiro, o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” chegou ao Porto de Maceió (AL), na última sexta-feira (15), e permaneceu aberto à visitação pública no fim de semana, a fim de estreitar os laços entre a Marinha do Brasil (MB) e a sociedade local, além de fomentar a mentalidade marítima e a conscientização quanto à importância do uso racional das potencialidades do mar.

Card image
Internacional

Desminagem humanitária: um esforço conjunto por dignidade e esperança

O dano causado pelo acionamento de um artefato explosivo não pode ser menosprezado. Em uma fração de segundo essa ameaça, antes invisível, pode alterar completamente o curso de uma vida ou mesmo encerrá-la de forma súbita. Na Colômbia, cerca de 12.409 pessoas foram vítimas de minas antipessoal (MAP) e munições não detonadas em 498 municípios, segundo dados do governo daquele país. Somente em 2024, já foram registradas sete ocorrências dessa natureza.

Card image
Internacional

Conflitos e pirataria no Mar Vermelho atingem economia brasileira

As linhas de transporte marítimo no Mar Vermelho, que estão entre as mais importantes do mundo para o comércio internacional, tornaram-se perigosas para o tráfego de navios mercantes, devido aos diversos ataques perpetrados pelos rebeldes Houthis do Iêmen, após a eclosão do atual conflito na Faixa de Gaza. Ao que tudo indica, o grupo não tem intenção de cessar os ataques que realiza a navios norte-americanos, britânicos, ou mesmo de outros países, em apoio aos palestinos do Hamas.