Internacional
Memorial de Levantamento Hidrográfico realizado pela Marinha do Brasil é reinaugurado na Namíbia
Todos os anos, navios da Marinha do Brasil participam de missões e exercícios em águas estrangeiras, principalmente, no Atlântico Sul, onde o País se dedica a promover uma zona de paz e cooperação que contribua para o uso pacífico e profícuo do mar por parte das nações da região.
Marinhas do Brasil e da Namíbia realizam exercícios na costa africana
A Fragata “Defensora”, da Marinha do Brasil (MB), realizou exercícios operativos com o NS (Namibian Ship) “Elephant”, da Marinha da Namíbia, entre os dias 21 e 23 de outubro, em águas jurisdicionais namibianas, na costa ocidental do continente africano.
Conferência Naval Interamericana fortalece laços entre as Marinhas do continente
A aproximação contínua entre as Marinhas do continente americano tem incentivado operações combinadas e parcerias que proporcionam o esforço conjunto na busca por mares seguros e soberanos. É o caso das Operações “Solidarex”, “Unitas” e “Formosa”.
Militar da Marinha participa da capacitação de lideranças femininas da ONU
Reafirmando seu compromisso com a cooperação internacional, a Marinha do Brasil (MB), designou a Capitão de Mar e Guerra (Quadro Técnico) Nilza Barros para atuar como Instrutora no United Nations Female Military Officers Course (UNFMOC), na China. Selecionada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Oficial foi responsável por compartilhar sua experiência como peacekeeper, contribuindo para a capacitação e a disseminação de conhecimento para o desenvolvimento de lideranças femininas nas Operações de Manutenção da Paz.
Conferência Naval Interamericana reúne Marinhas de 19 países
De hoje (23) até sexta-feira (27), o Rio de Janeiro sedia a XXXI Conferência Naval Interamericana (CNI). Além da anfitriã brasileira, o evento recebe representantes das Marinhas da Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. Também estão presentes representantes dos Países Baixos, como país observador, da Junta Interamericana de Defesa (JID) e da Rede Naval Interamericana de Telecomunicações (RNIT).
Exercício multinacional reúne Marinhas de onze países
Nesta quinta-feira (19), uma cerimônia marcou o início do exercício multinacional “Solidarex 2024”, que reúne as Marinhas do Brasil, Chile, Colômbia, Itália, Equador, Espanha, Estados Unidos, México, Panamá, Peru e República Dominicana, no litoral peruano. Com foco no apoio a desastres naturais, o treinamento combinado de ajuda humanitária ocorre até a próxima segunda-feira (23).
Marinha do Brasil entrega cartas náuticas da Hidrovia Paraguai-Paraná à Armada Paraguaia
A Marinha do Brasil (MB) participou, na primeira semana de setembro, de reuniões em Assunção, capital do Paraguai, para discutir o manejo estratégico da Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP) e reafirmar o compromisso da Força Naval com a Segurança da Navegação neste importante canal para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de ambos os países.
Namíbia celebra 30 anos do Acordo de Cooperação Naval com o Brasil
Em cerimônia alusiva ao 202º aniversário da Independência do Brasil, realizada nesta sexta-feira (6), na residência oficial da embaixadora brasileira, em Windhoek, capital da Namíbia, a NamPost, empresa estatal responsável pelos serviços postais naquele país, lançou uma série de três selos comemorativos em referência aos 30 anos do Acordo de Cooperação Naval Brasil-Namíbia.
Países latino-americanos planejam ações coordenadas entre programas antárticos
Brasília (DF) sedia, até esta quinta-feira (5), a 35ª Reunião de Administradores de Programas Antárticos Latino-Americanos (RAPAL), com representantes de oito países, dos quais seis possuem bases científicas no continente branco. O Brasil lidera o grupo de trabalho responsável por propor estudos conjuntos sobre as mudanças na região antártica e suas consequências sobre o clima e a biodiversidade mundiais, contribuindo para o planejamento do 5º Ano Polar Internacional, marcado para 2032.
Marinha do Brasil participa da maior Operação Ribeirinha Combinada da América Latina
Os navios da Marinha do Brasil (MB) já estão regressando da Argentina para Ladário (MS), após participarem da “ACRUX XI”, maior Operação Ribeirinha Combinada da América Latina, realizada no período de 12 a 24 de julho. A tradicional comissão acontece a cada dois anos, desde 2003, e visa contribuir para a interoperabilidade e adestramento das unidades subordinadas à MB, às Armadas da República Argentina, da República Oriental do Uruguai, da República do Paraguai e da República da Bolívia.
Operação “ACRUX XI”: navios brasileiros atracam em Buenos Aires
Após navegarem por cerca de 2.800 km na hidrovia Paraguai-Paraná, meios navais da Marinha do Brasil (MB) atracam em 12 de julho na cidade de Buenos Aires, na Argentina, para execução da “ACRUX XI”, maior Operação Ribeirinha Combinada da América Latina.
Marinha colabora com centro de excelência naval do Reino Unido
Os Fundamentos Doutrinários da Marinha do Brasil (MB) são claros quanto à relação desta com outros países: “Marinhas não existem somente para se contraporem às ameaças existentes no ambiente marítimo e fluvial” e “embora esse seja seu papel principal, elas têm um papel tradicional no apoio à política externa, por intermédio da contribuição para o estabelecimento de parcerias estratégicas, fortalecimento da autoridade do Estado e para a projeção do País no cenário internacional”.
NVe “Cisne Branco” participa das celebrações do Bicentenário das Relações Diplomáticas Brasil - Estados Unidos da América
No dia 17 de maio, o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” se despediu da cidade de Baltimore, nos Estados Unidos da América (EUA), após participar das comemorações alusivas ao Bicentenário das Relações Diplomáticas entre o Brasil e os EUA.
Exercícios reforçam cooperação entre Marinha do Brasil e Forças Norte-Americanas
A Marinha do Brasil (MB) iniciou, nesta quarta-feira (15), a Operação “Southern Seas - 2024”, com a visita oficial de quatro navios dos Estados Unidos da América (EUA) ao Rio de Janeiro (RJ), entre os quais, o Porta-Aviões USS “George Washington”. A comissão se estenderá até o dia 24 de maio, por ocasião da passagem da Força-Tarefa Norte-Americana pelo Brasil.
Delegação italiana visita Setor do Material e acompanha Programas Estratégicos da Marinha
A Marinha do Brasil recebeu, de 29 de abril a 3 de maio, uma comitiva italiana para a realização da 11ª Reunião do Comitê Brasil-Itália. Na ocasião, o Diretor de Armamentos Navais da Itália, Vice-Almirante Giuseppe Abbamonte, e a delegação italiana puderam acompanhar de perto alguns dos Programas Estratégicos da Força Naval brasileira, bem como discutir as possibilidades de cooperação em produtos de Defesa.
Navio da Marinha parte rumo ao continente africano para contribuir com a segurança marítima na região do Golfo da Guiné
Neste sábado (20), o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa” seguiu para a comissão “OBANGAME EXPRESS 2024/GUINEX IV”, que tem como objetivo fortalecer a cooperação e a capacidade das marinhas e guardas-costeiras africanas no combate a diversas atividades ilícitas, como a pirataria e o tráfico de drogas e de pessoas na região do Golfo da Guiné.
Desminagem Humanitária na Colômbia coloca a Marinha entre os finalistas do Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo
O grupo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (MB), que atua na Missão de Desminagem Humanitária na Colômbia, desde 2006, está entre os três finalistas do Prêmio Faz Diferença O Globo, na categoria Mundo. A indicação foi confirmada, neste sábado (13), em reportagem publicada no jornal.
Operação “Caribex 2024”: Exercício operativo integra Marinhas do Brasil e da França
A Marinha do Brasil (MB), por meio do Navio-Patrulha (NPa) "Bracuí", participou no dia 17 de maio, de um exercício operativo na Base Naval de Dégrad Des Cannes, no estuário do Rio Mahury, na Guiana Francesa, como parte da Operação "Caribex 2024". Essa ação conjunta, em parceria com a Marinha da França, fortalece os laços de cooperação e amplia o alcance das operações navais brasileiras.
Marinha capacita oficiais para missões da ONU
O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (CopPazNav) do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) realizou, entre 1º e 12 de abril, a segunda edição do United Nations Staff Officers Course, que visa aprimorar as capacidades e habilidades de Oficiais militares para atuação em missões de paz das Nações Unidas.
Fuzileiros Navais apoiam evacuação de cidadãos brasileiros no Haiti
Nesta quarta-feira (10), Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (MB) participaram da evacuação de sete cidadãos brasileiros em Porto Príncipe, Haiti, em virtude do agravamento da situação de segurança naquele país e do fechamento do aeroporto em sua capital.
A atuação da Marinha do Brasil (MB), que ocorreu em parceria com Ministério das Relações Exteriores (MRE), foi executada pelos militares que integram o Destacamento de Segurança da Embaixada do Brasil. Desde 2004, a MB provê a proteção da representação diplomática do Brasil no Haiti.
Irmãs de armas: 30 anos do Acordo de Cooperação Naval Brasil-Namíbia
Em 28 de fevereiro de 1994, quatro anos após conquistar sua independência, a Namíbia ganhou o controle da cidade portuária de Walvis Bay que, até então, permanecera sob jurisdição Sul-Africana.
Navio-Veleiro “Cisne Branco” visita Maceió
Após desatracar da Base Naval do Rio de Janeiro, o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” chegou ao Porto de Maceió (AL), na última sexta-feira (15), e permaneceu aberto à visitação pública no fim de semana, a fim de estreitar os laços entre a Marinha do Brasil (MB) e a sociedade local, além de fomentar a mentalidade marítima e a conscientização quanto à importância do uso racional das potencialidades do mar.
Desminagem humanitária: um esforço conjunto por dignidade e esperança
O dano causado pelo acionamento de um artefato explosivo não pode ser menosprezado. Em uma fração de segundo essa ameaça, antes invisível, pode alterar completamente o curso de uma vida ou mesmo encerrá-la de forma súbita. Na Colômbia, cerca de 12.409 pessoas foram vítimas de minas antipessoal (MAP) e munições não detonadas em 498 municípios, segundo dados do governo daquele país. Somente em 2024, já foram registradas sete ocorrências dessa natureza.
Conflitos e pirataria no Mar Vermelho atingem economia brasileira
As linhas de transporte marítimo no Mar Vermelho, que estão entre as mais importantes do mundo para o comércio internacional, tornaram-se perigosas para o tráfego de navios mercantes, devido aos diversos ataques perpetrados pelos rebeldes Houthis do Iêmen, após a eclosão do atual conflito na Faixa de Gaza. Ao que tudo indica, o grupo não tem intenção de cessar os ataques que realiza a navios norte-americanos, britânicos, ou mesmo de outros países, em apoio aos palestinos do Hamas.