Na madrugada da última sexta-feira (3), dois navios rebocadores chocaram-se contra a nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre (RS). A Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA), foi acionada. No sábado (4), as embarcações foram rebocadas e deixadas em segurança no porto. As ações foram realizadas com o apoio do rebocador Mossoró, da empresa Sulnorte. Toda a execução foi acompanhada pelos militares da CFPA. Não foram constatados maiores danos à ponte e poluição hídrica no local.

A forte correnteza fez com que os rebocadores Grega XXI e Grega XXIII ficassem à deriva e se chocassem com a ponte. “A CFPA participou no planejamento e controle da remoção dos rebocadores envolvidos na colisão com a ponte nova do Guaíba, priorizando sempre a segurança da navegação e a preservação da vida humana”, explicou o Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Rodrigo da Silva Tavares.

Busca e Resgate às vítimas das enchentes

Desde o dia 30 de abril, em conjunto com as autoridades locais, a Marinha presta apoio à população atingida pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul (RS). A Força mobilizou quatro aeronaves, embarcações e dois pelotões de Fuzileiros Navais. Apenas neste domingo (5), cerca de 40 pessoas foram resgatadas, incluindo dois bebês e uma mulher grávida de gêmeos, além de animais domésticos. Mais de 100 pessoas, em situação de risco, foram resgatadas pelos militares da MB no estado.

O apoio das aeronaves tem sido fundamental para chegar às áreas de difícil acesso e resgatar pessoas ilhadas. Integram a ação Aeronaves do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51), do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1), do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsdqHU-2) e do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61). Militares do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande também participam da operação.

Reforço nos últimos dias

Além das ações de Busca e Resgate, a MB também atua no transporte de alimentos, água e combustível. Neste fim de semana, a Força transportou uma tonelada de mantimentos para a região de Lajeado e 1.200 litros de querosene de aviação que irão abastecer aeronaves militares e civis que atuam nos resgates.

Amanhã (6), o Navio-Patrulha “Babitonga” e o Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas” partirão para Porto Alegre, levando combustível para reabastecer as equipes, além de gêneros para doação à população afetada. A Força também prestará apoio ao Governo Federal na instalação de um hospital de campanha no Vale do Taquari.

Assista ao vídeo:

youtube[https://www.youtube.com/embed/d-afZK3e2Vc?rel=0&]

Galeria de Fotos

Conheça o Flickr

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.