A Marinha do Brasil (MB) está participando da reconstrução de nove escolas públicas no município de Guaíba (RS), destruídas pelas chuvas e enchentes, que atingem o estado gaúcho desde o fim do mês de abril. A Ação Cívico-Social da MB, que ocorre no âmbito da Operação “Taquari 2”, foi dividida em três fases: remoção de lixo e entulho; limpeza de compartimentos e higienização; e manutenção e reparos (elétricos, de carpintaria, metalurgia, pintura e obras em geral). O trabalho, realizado por 30 Fuzileiros Navais, teve início na Escola Municipal Santa Rita, a maior escola de Guaíba, que atende quase dois mil alunos. A previsão é concluir as obras em três semanas.

De acordo com o boletim emitido pelo governo do Rio Grande do Sul sobre os impactos das chuvas na infraestrutura, cerca de 1.060 escolas de 248 municípios foram afetadas e já são mais de 378 mil estudantes prejudicados. O retorno das atividades escolares é gradual, considerando questões, como garantia de água e energia elétrica, acesso adequado e condições seguras para professores e alunos.

A Vice-Prefeita de Guaíba, Cláudia Jardim, comentou sobre a importância do emprego da Força Naval para prosseguir com a educação no município. “O auxílio da Marinha neste momento é a esperança que a comunidade tem. Que esse prédio volte a ter as crianças estudando, seguras e com profissionais. Que elas voltem a ser crianças e esqueçam toda essa tragédia. A ajuda da Marinha, agora, vai ser fundamental para que a gente tenha um respiro e que a nossa comunidade perceba que não estamos sozinhos”. A Vice-Prefeita também fez um apelo para aqueles que puderem “colaborar com materiais de construção e donativos que vão auxiliar na reconstrução das escolas”.

Além da recuperação das unidades estudantis, a Marinha e a Prefeitura de Guaíba estão elaborando um programa de acolhimento com pedagogos e psicólogos para os servidores que estão na linha de frente do atendimento, assim como para coordenadores de abrigos e voluntários.

*Com a colaboração de CT (T) Fabrício Costa

Galeria de Fotos

Conheça o Flickr
. . .

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.