Mais de duas mil pessoas compareceram ao Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) para viver um “Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro”, no último sábado (3), na Ilha do Governador (RJ). O principal objetivo da ação é a inclusão de pessoas com deficiência. Promovido pela Marinha do Brasil (MB), em parceria com Sam’s Clube, Empório Naval e Águas do Rio, o evento apresenta um pouco da rotina de um militar e propicia a integração entre o público e o ambiente naval, por meio de programas recreativos, esportivos, musicais e do contato com aspectos da cultura da Marinha, em especial dos Fuzileiros Navais.
De acordo com a organizadora, Capitão de Fragata (Cirurgiã-Dentista) Cristiane Teixeira, o evento teve início em 2017 com a solicitação de pais de filhos autistas. “No primeiro ano, o evento era o Dia do Fuzileiro Naval para Autistas. Depois, percebemos que era necessário abranger pessoas com outras deficiências, por isso, mudamos o nome para Um Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro para Pessoas com Deficiência. Hoje, estamos em nossa 6ª edição no CIASC e esse evento é feito não só no Rio de Janeiro, mas em diversas organizações militares do País, gerando inclusão social por meio da Marinha do Brasil”, explicou.

Durante toda a manhã, as mais de 450 Pessoas com Deficiência e seus familiares realizaram pinturas de camuflagem, entraram nas embarcações de desembarque pneumático, viram expostas diversas viaturas anfíbias, helicópteros, motocicletas, participaram de atividades esportivas em pistas criadas especialmente para a diversão e inclusão de todos os presentes, contação de histórias e oficina de nós. Também estavam disponíveis o planetário, a biblioteca móvel e os cavalos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro para a prática de equoterapia.
O público pôde ainda se divertir com a presença do Navalzinho, da Marinheirinha e com os personagens do filme Star Wars. Outras atrações que encantaram o público foram as apresentações de cães treinados, da banda Marcial e do Conjunto Fuzibossa do Corpo de Fuzileiros Navais.
Promoção da inclusão
Para Anderson, 50 anos, jornalista, pai do autista Henrique Vasconcelos, de 4 anos, que levou o filho ao evento, acompanhado da esposa, Daniela Vasconcelos, 49 anos, engenheira química, os pontos altos da festividade foram as viaturas e helicópteros. “Ele gosta muito de navios, costumo levá-lo para ver no Comando do 1º Distrito Naval, agora vai ter o contato com aeronaves e outras novidades para se divertir. Além disso, todas as vezes que a Marinha faz esse tipo de evento, ela aproxima a sociedade dos militares, o que é muito importante”, destacou.
Já Daniela, salienta que “é sensacional ter uma integração do pessoal que não é militar, poder entrar nas dependências da Marinha, conhecer como funciona, e para as crianças é maravilhoso. Meu filho está tendo oportunidade de ver o que é apaixonado, viaturas e caminhões-tanque. Esse é um evento muito inclusivo”.

Para a psicóloga Rita de Cássia Costa, 46 anos, que trouxe seu filho Henry Gabriel Costa dos Santos, 4 anos, autista, para o evento, a melhor parte é a liberdade e a inclusão. “Acho muito importante esse evento para a sociedade porque os nossos filhos podem ficar soltos, não ficam restritos como em outros lugares. Faço questão de trazer ele todos os anos”, ressalta Rita. Henry ainda salientou que gostou muito de entrar no barco. “Eu adorei, agora quero dançar com as músicas”, afirmou.
A profissional de Relações Públicas e fundadora do Grupo Mundo Azul, Denise Fonseca de Jesus Aragão, 51 anos, que vem desde 2017 ao evento com o filho autista João Pedro de Jesus Aragão, 20 anos, e com o marido Luciano Oliveira Aragão, 53 anos, advogado, salientou que esse evento é um serviço gigantesco para a sociedade. “Ações e projetos como esse ajudam muito na conscientização da sociedade acerca da causa das pessoas com deficiência, pois promovem a inclusão desse público, de forma que, abrindo as portas de um quartel como esse, ajudam a levar essa causa, mostrando a capacitação dessas pessoas”, enfatiza.
Comentários
Gostaria de informações de guando será o próximo evento
Comentar