O Boxe brasileiro finalizou os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, nesta sexta-feira (27), com o melhor resultado de todos os tempos, conquistando cinco medalhas de ouro, três de prata e três de bronze.

Este desempenho supera o resultado obtido nos Jogos Pan-Americanos de 2019, quando o boxe brasileiro conquistou seis medalhas na competição (uma de ouro, três de prata e duas de bronze), principalmente ao se levar em consideração que, naquela competição, o boxe era disputado em 15 categorias (dez masculinas e cinco femininas), duas a mais que em 2023 (sete masculinas e seis femininas).

O resultado obtido pelos atletas brasileiros na competição esportiva mais importante, depois dos Jogos Olímpicos, ratifica o crescimento da presença dos boxeadores brasileiros em posições de destaque nos pódios internacionais. Cabe ressaltar que, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, das 21 medalhas conquistadas pelo Brasil, três foram de atletas do Boxe (um ouro, uma prata e um bronze), sendo a modalidade que mais contribuiu para o quadro de medalhas brasileiro.

No torneio de boxe dos Jogos Pan-Americanos de 2023, o Brasil participou da competição com 13 atletas, com um representante em cada uma das seis categorias femininas e sete masculinas disputadas, tendo conquistado doze medalhas no evento esportivo mais importante das Américas. Dos 13 atletas brasileiros, sete são integrantes do Programa Olímpico da Marinha (PROLM), que conquistaram quatro medalhas de ouro e três de bronze:

Sargento Caroline Almeida – Categoria 50kg – Medalha de Ouro;
Sargento Beatriz Ferreira – Categoria 60kg – Medalha de Ouro;   
Sargento Bárbara Santos – Categoria 66kg – Medalha de Ouro;
Sargento Viviane Pereira – Categoria 75kg – Medalha de Bronze;
Sargento Luiz Oliveira – Categoria 57kg – Medalha de Bronze;
Sargento Yuri Falcão – Categoria 63.5kg – Medalha de Bronze; e
Sargento Wanderley Pereira – Categoria 80kg – Medalha de Ouro.

A competição contou com a participação dos melhores atletas de boxe das Américas, uma vez que todos os países escalaram seus times principais, pois o evento classificava os dois melhores atletas de cada categoria para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Esta regra permitiu que, além das medalhas conquistadas, quatro atletas da Marinha obtivessem a classificação para disputar os Jogos Olímpicos de Paris 2024:

Sargento Beatriz Ferreira;
Sargento Caroline Almeida;
Sargento Bárbara Santos; e
Sargento Wanderley Pereira.

O grande destaque do evento foi a Sargento Beatriz Ferreira que conquistou o bicampeonato da competição. A atual campeã mundial da categoria 60kg, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, segue em sua busca obstinada pelo ouro nos Jogos olímpicos de Paris 2024.

Os resultados dos atletas da Marinha contribuem com o objetivo do PROLIM, que tem a finalidade de promover o desenvolvimento do desporto nacional, com ênfase nos esportes náuticos e aquáticos, a fim de contribuir para a transformação do Brasil em uma potência olímpica, fortalecer a mentalidade marítima e projetar a imagem da Força.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.