Com repertório eclético, gaitas de fole e formações coreografadas, cerca de 100 músicos da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) encantaram as mais de 10 mil pessoas presentes no desfile cívico em homenagem aos 40 anos de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. O evento, gratuito, foi realizado na tarde de 13 de maio, na Avenida Leonel de Moura Brizola, no centro da cidade. Além da Banda Marcial, também desfilaram, pela Marinha do Brasil, militares do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) e do Comando da Força Aeronaval de São Pedro da Aldeia.

De acordo com o Suboficial-Mor da Banda Marcial, Eliezer Santos Rocha, o contato com o público é sempre uma grande experiência. “Levar o nome da Marinha do Brasil, por meio da música e das evoluções da Banda Marcial, é muito gratificante para nós”, destacou.

Segundo o prefeito Marcelo Magno, o município celebra, além dos 40 anos de emancipação política, 522 anos de história.

“Queremos agradecer aos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil por esse trabalho tão especial. Para Arraial do Cabo, é uma honra ter os Fuzileiros desfilando para nós neste grande dia”, ressaltou.

Para a moradora Nilda Simas, de Arraial do Cabo, que viu a Banda Marcial pela primeira vez, as músicas foram a melhor parte do desfile. “O que eu mais gostei foi da banda desfilando ao som da música ‘Cidade Maravilhosa’. Foi encantador!”, afirmou.

De acordo com a estudante Isabela Batista, que saiu de São Pedro da Aldeia com a irmã e a mãe para prestigiar o desfile cívico, a Banda Marcial deveria ser vista por todos. “A apresentação da banda deu um destaque ao evento. Todos deveriam ter a experiência de ver essa apresentação, que é muito bonita, muito organizada e muito boa”, frisou.

Para a aposentada Elenita Rosa de Braga Fialho, faltaram palavras para descrever a emoção. “Meu Deus do céu, me encantou. Eu amei, gostei de tudo. Fiquei encantada com a banda. É tudo lindo demais!”, frisou.

Banda do Corpo de Fuzileiros Navais

A Banda do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) teve início em 1808, com a chegada da Família Real ao Rio de Janeiro, trazendo a Banda da Brigada Real da Marinha, composta por 60 músicos. Essa formação permaneceu até 1946, quando passou a contar com 128 militares. Em 1968, ampliou-se para 170 componentes, tornando-se a maior banda marcial militar e, também, a maior banda de gaitas escocesas do mundo. Atualmente, as Bandas do CFN se apresentam nos formatos Marcial e Sinfônico.

Para integrar a Banda do CFN, os músicos ingressam na Marinha do Brasil por meio de concurso público. O curso preparatório tem duração de 11 meses, dividido em duas etapas: a primeira, com instrução militar para formação como Sargento Músico do Corpo de Fuzileiros Navais; e a segunda, com aperfeiçoamento em música voltado às atividades de banda militar.

Concurso para Sargento Músico do CFN entra na reta final

Interessados em ingressar na Companhia de Bandas do CFN podem se inscrever no concurso público para Sargento Músico. As inscrições, abertas até esta sexta-feira (16/05), podem ser feitas na página do Comando-Geral do CFN ou pelo aplicativo Adsumus Sempre. São oferecidas 32 vagas, com taxa de inscrição no valor de R$ 95,00.

Para participar, é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado e ter entre 18 e 24 anos até 30 de junho de 2026. Também é exigido ter concluído, ou estar em fase de conclusão, do Ensino Médio ou curso equivalente, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. Os candidatos aprovados ingressarão no Curso de Formação e, ao final, serão promovidos à graduação de Terceiro-Sargento Fuzileiro Naval Músico. A remuneração bruta inicial é de R$ 5.125,50, além de benefícios. Mais informações estão disponíveis no edital completo, publicado no site do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais.

 

Galeria de Fotos

Conheça o Flickr
. . .

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.