Na última quarta-feira, 5 de junho, a Marinha do Brasil realizou um evento educativo e ambiental destinado a crianças de 5 a 9 anos da Escola Municipal Amadeu Rocha, no Museu Naval, no Rio de Janeiro (RJ). O encontro, aberto ao público geral, contou com atividades lúdicas e teve como objetivo incentivar nas crianças o respeito e o cuidado com o meio ambiente, além de estimular mudanças práticas de atitudes e a formação de novos hábitos em relação à utilização dos recursos naturais.
A programação começou com uma visita mediada à exposição “O Poder Naval na Formação do Brasil”. Em seguida, os alunos foram levados para a Sala Conhecer e Brincar, onde participaram da contação da história “Léo e a Baleia”, de Benji Davies. As atividades continuaram com a apresentação do vídeo “O conto da baleia”.
Merece destaque o “Circuito Cuide do Meio Ambiente”, uma atividade organizada pelo setor educativo do Museu Naval, que abordou ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água, queimadas, desmatamentos, extinção dos animais e poluição.
As crianças aprenderam sobre práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais, como papel e garrafas plásticas. Além disso, participaram de uma roda de conversa com o Coordenador Ambiental da Defesa Civil, José Avelar, que falou sobre a importância da preservação do meio ambiente.

A Encarregada da Divisão de Educação em Museus, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), Capitão de Corveta (Quadro Técnico) Renata da Rocha Pereira, explicou que a DPHDM se dedica a realizar eventos temáticos mensais, convidando crianças para participarem de visitas mediadas e oficinas educativas.
“Neste mês, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, organizamos atividades práticas que incluíram musicalização, contação de histórias, oficinas de jardinagem e muitas outras. As crianças ficaram eufóricas. Nosso objetivo foi inspirá-las a adotarem atitudes sustentáveis e a valorizarem a importância de cuidar do nosso planeta”, afirmou a Capitão de Corveta (T) Renata Pereira.
A Diretora da Escola Municipal Amadeu Rocha, Tereza Cristina Lopes Muniz, agradeceu à Marinha pelo carinho e acolhimento. Ela destacou a importância de ações como essa para o desenvolvimento dos alunos e expressou o desejo de que todas as turmas da Escola possam ter a oportunidade de participar de experiências similares. “Uma tarde dessas e todo esse carinho não tem preço. As crianças chegaram na escola radiantes, foi incrível ver a felicidade no rosto delas”, comemorou.
Projeto Escola – Módulo Visita Escolar
Os espaços musealizados da DPHDM possuem potencial para ampliar o atendimento ao público escolar, especialmente para as escolas públicas. O Projeto Escola, uma ação educativa iniciada em 1979 e disponível em versão virtual desde 2020, alinha-se com a missão da Instituição de preservar e divulgar o patrimônio histórico-cultural da Marinha do Brasil.
Este projeto contribui para a preservação da memória naval e para o desenvolvimento de uma consciência marítima na sociedade brasileira. A plataforma digital oferece uma visita em 360° pelas sete salas de exposição do Museu Naval e pelo Espaço Cultural da Marinha.
Na modalidade presencial, são elaboradas propostas pedagógicas diferenciadas que permitem desenvolver a mediação para alunos de diversas faixas etárias e com necessidades específicas de cada instituição de ensino. Os mediadores conduzem atividades lúdicas, contextualizadas de acordo com as temáticas abordadas nas exposições.
Comentários
Eu aqui deixo meu agradecimento, por ter tido a oportunidade de participar desse grande dia.
Sra. Elaine, boa tarde!
Agradecemos o seu comentário e em especial sua participação nessa tarde incrível para todos nós. Volte sempre ao Museu Naval. Um abraço, Renata
Parabéns pela iniciativa e pelo belíssimo trabalho realizado.
Comentar