A Marinha do Brasil (MB) realiza no Complexo Naval da Ilha do Governador (RJ), nos dias 14 e 15 de maio, o simpósio “Defesa e Segurança Internacional: questões e perspectivas”, para discutir as questões mais atuais e relevantes sobre esses temas, nas esferas nacional e internacional, e promover a troca de conhecimentos e experiências entre especialistas de diferentes países e instituições.

O evento faz parte do Protocolo de Intenções firmado entre o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) e o King’s College London (KCL), que visa incrementar a capacitação profissional e acadêmica dos Oficiais Fuzileiros Navais. Os principais temas abordados são: questões atuais sobre Defesa e Segurança internacional; comunicação estratégica frente a ameaças contemporâneas; e desafios humanitários contemporâneos e os possíveis reflexos para a comunidade internacional.

Participam do evento, instituições brasileiras públicas e privadas, além de palestrantes de três renomadas universidades internacionais: quatro do KCL, uma da Marine Corps University e um da National Defense University, que integra o William J. Perry Center for Hemispheric Defense Studies.

O simpósio conta, ainda, com apresentações de representantes da MB, dos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal Fluminense, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, do Grupo EDGE Brasil e da Rede Globo.

“Esta segunda edição demonstra o quanto é fundamental uma discussão plural e profunda sobre questões contemporâneas de Segurança e Defesa que afetam o Brasil. O sucesso do evento no ano passado nos levou a perceber que estamos no caminho certo em promover esta discussão. Para nós, do King’s College London, é uma honra unir forças com o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil na execução destes temas e na promoção do conhecimento com impacto para a sociedade”. aspasde[disse o professor Vinicius Mariano de Carvalho.]
 

O Simpósio recebe um público de 800 pessoas por dia, sendo 500 acadêmicos e estudantes de 25 universidades brasileiras do Rio de Janeiro e de outros estados, bem como participantes do Poder Judiciário, do Ministério Público Militar, profissionais das áreas de Defesa e Segurança, militares, órgãos de Segurança Pública, profissionais da iniciativa privada e representantes diplomáticos.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.