Nesta sexta-feira (12), a Agência Marinha de Notícias (AgMN), responsável pela produção de conteúdo jornalístico na Marinha do Brasil (MB), completa dois anos de criação. Vinculada ao Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM), e com o lema “Navegue na Nossa Informação”, a AgMN foi criada com o propósito de ser fonte confiável de notícias sobre temas relacionados à MB. Desde então, vem prestando contas à sociedade e subsidiando a imprensa brasileira e estrangeira sobre assuntos como Defesa e Diplomacia Naval; Segurança Marítima; além da atuação da Força em apoio às ações do Estado brasileiro.
Desde sua criação, em abril de 2022, a Agência produziu e divulgou mais de 800 matérias sobre os mais diversos assuntos que permeiam a Força, gerando um total de 1,4 milhão de visualizações, ou views (na linguagem virtual). Um exemplo da capacidade de produção da equipe da AgMN é o recorde de mais de 60 matérias veiculadas em apenas um mês. A marca foi atingida em setembro de 2023.
PRINCIPAIS TEMAS
Dentre os assuntos abordados pela AgMN nestes dois anos, o “Poder Naval” foi o que mais pautou notícias e reportagens especiais, sendo 179, ao todo. São informações relativas às operações envolvendo meios Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais, tanto no mar, quanto no ar e em terra. As coberturas também contemplaram atuações da Força no Brasil e no exterior, de forma singular, conjunta ou combinada.
O Poder Naval é um dos componentes da expressão militar do Poder Nacional e integrante do Poder Marítimo, capaz de atuar no mar, nas águas interiores e em certas áreas terrestres limitadas de interesse para as Operações Navais, incluindo o espaço aéreo sobrejacente, visando contribuir para a conquista e a manutenção dos Objetivos Militares e Setoriais de Defesa, decorrentes dos Objetivos Nacionais de Defesa, identificados na Política Nacional de Defesa, conforme as diretrizes estabelecidas pela Estratégia Nacional de Defesa.
Dentre os títulos mais recentes sobre o “Poder Naval”, destacam-se o lançamento, ao mar, do Submarino “Tonelero”; as apreensões de drogas nos portos brasileiros, no âmbito da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO); exercícios militares, como a Operação “ADEREX-I/2024” e as operações Aspirantex; além da participação da MB em Forças-Tarefas Marítimas internacionais e operações interagências.

Com mais de 310 mil visualizações, o tema “Ingresso na Marinha” foi o assunto que mais atraiu interesse de jovens e adultos no site. Nesse ínterim, mais de 75 mil acessos foram realizados somente em uma matéria, intitulada “Marinha abre hoje inscrições para processos seletivos em todo País”.
Tudo o que é publicado sobre temas como “Poder Marítimo”, “Amazônia Azul”, “Economia do Mar” e “Mentalidade Marítima” desperta, na opinião pública, a noção da importância das áreas marítimas sob jurisdição brasileira, tão vastas, ricas em biodiversidade e recursos naturais. Nesse sentido, as reportagens destacam a utilização do mar e das águas interiores, quer como instrumento de ação política e militar, quer como fator de desenvolvimento econômico e social. É o caso da reportagem “Mais de 20 milhões de empregos dependem da Amazônia Azul”, que traça um balanço das atividades econômicas realizadas no País, com relação direta ou indireta com o mar brasileiro.
A Segurança da Navegação também dá nome a uma editoria específica, que reporta ações da MB no âmbito das inspeções navais, operações de busca e salvamento de pessoas em perigo no mar ou em águas interiores, alertas de mau tempo, entre outras. A AgMN tem tratado, ainda, do emprego de militares da MB no atendimento médico, hospitalar e odontológico a milhares de ribeirinhos, indígenas, imigrantes e comunidades carentes, de Sul a Norte do País, bem como ações em apoio à Defesa Civil dos estados, como os auxílios a moradores atingidos por enchentes. Estes últimos casos compõem a editoria “Cuidando da Nossa Gente”.
Autoridades e pesquisadores militares e civis já emprestaram seus conhecimentos à AgMN, em entrevistas sobre assuntos que perpassam praticamente todas os temas mencionados acima, como, por exemplo, a origem do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (CFN), contada pelo Encarregado do Museu do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), Capitão de Corveta Fuzileiro Naval Esley Rodrigues de Jesus Teixeira. A entrevista aconteceu em celebração aos 216 anos do CFN.

A AgMN também demonstra compromisso com a divulgação científica, na medida em que torna público o andamento de programas estratégicos da MB que resultam em impactos positivos para a sociedade, com o desenvolvimento de novas tecnologias e pesquisas em produtos e serviços de Defesa, a exemplo do Programa Nuclear da Marinha (PNM). Além disso, a Agência divulga as ações da Força em apoio à pesquisa, como o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Essas iniciativas envolvem parcerias da MB com instituições científicas e de ensino como a Universidade de São Paulo (USP).
Os textos destacam o trabalho desenvolvido desde a concepção dos meios da Força até o desenvolvimento de armamentos, sistemas e instalações, inclusive em áreas como a nuclear, tratando ainda da chamada “Função Dual da Indústria de Defesa”, que beneficia a proteção do País, ao mesmo tempo em que contribui para a geração de emprego e renda, e incrementa linhas de produção para a fabricação de produtos que ajudarão a sociedade brasileira, como fármacos e eletrônicos.
Considerando que a evolução nos padrões socioculturais acabam por reverberar no mundo militar, impactando projetos, processos e ações das Forças Armadas, a AgMN também abordou a postura pioneira da MB em relação à participação das mulheres em suas fileiras, com a criação de uma editoria especial em celebração ao Dia da Mulher: a “Série Especial Mulher na MB”.
Nela, a AgMN divulgou, entre outras reportagens, que a MB recebeu as primeiras alunas do Colégio Naval, sua instituição de Ensino Médio, e formou suas primeiras Marinheiras de carreira. Além disso, um ano antes, a AgMN estava presente na Escola Naval, que graduava as primeiras Oficiais dos Corpos da Armada e de Fuzileiros Navais, que, em breve, estarão no comando de navios e de tropas anfíbias. Sem contar a matéria reportando que, a partir de junho deste ano, o Brasil contará com o reforço das primeiras militares Soldados Fuzileiros Navais.

Relação com a imprensa
Fonte primária de informações sobre a MB no País, a Agência Marinha de Notícias pauta temas que geram grande repercussão na grande mídia, seja ela nacional, regional, especializada ou corporativa, no Brasil e no mundo. Jornais de grande circulação, como a Folha de São Paulo, Valor Econômico e o Estadão, bem como programas das emissoras de TV Band, Globo e Record, destacaram notícias divulgadas pela AgMN nos âmbitos do Poder Naval e Marítimo, e também sobre a importância da presença da MB nos mais diversos rincões do País, quer com ações sociais, quer com o combate aos crimes transfronteiriços, em suas inúmeras operações.
“Em dois anos de existência, a AgMN reportou com credibilidade as principais conquistas da Marinha, tornando-se uma fonte segura de informações para militares, profissionais de comunicação e, de maneira geral, para os brasileiros. Desejo à Agência, aos seus gestores e equipe, o dobro de sucesso já conquistado até aqui, e que continuem, todos os dias, a praticar jornalismo profissional”.aspasde[Priscila Mesquita, chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério da Defesa]
Entre as publicações da AgMN que ganharam espaço na imprensa nacional, destacam-se: a chegada do Navio Aeródromo Multipropósito “Atlântico” em São Sebastião, litoral de São Paulo, para auxiliar vítimas das fortes chuvas que ocorreram em fevereiro de 2023; o pleito brasileiro junto à ONU por uma mudança em suas fronteiras marítimas; a atuação dos “Navios da Esperança”; o Comando brasileiro da Força-Tarefa antipirataria na região do Mar Vermelho; além do lançamento, ao mar, do novo Submarino “Tonelero”.
Veículos estatais também se valem dos assuntos publicados pela AgMN. É o caso da apreensão de mais de duas toneladas de cocaína que aconteceu em um veleiro, na Bahia, em novembro de 2023. A Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), com sua Agência Brasil, repercutiu a operação conjunta entre Marinha e Polícia Federal.
O Editor-Chefe do programa “Repórter Brasil” (TV Brasil), Guilherme Portanova, enxerga que a Marinha não pode ser entendida apenas como estrutura militar de segurança. Para ele, a garantia de soberania é tarefa que se executa preservando riquezas e, por parte da MB, há um importante compromisso com a pesquisa científica e com a proteção das riquezas naturais brasileiras. “Por isso, é fundamental contar com informações e experiência da Marinha na produção de conteúdo. A Agência tem contribuído com nosso noticiário neste sentido”, completou Portanova.
A jornalista da EBC, Lara Fonseca, afirma que é necessário conhecer o território marítimo brasileiro, sua biodiversidade, e entender a necessidade de preservação, já que são temas cada vez mais importantes no noticiário da empresa. “Nesse sentido, a Marinha tem sido uma grande parceira, e a Agência Marinha de Notícias, com conteúdos atuais e detalhados, tem sido um excelente apoio na construção de pautas mais ricas, que levem informação de qualidade para as pessoas”, reiterou a repórter.
Novo site
Ainda em comemoração ao seu segundo aniversário, a Agência Marinha de Notícias contará com um novo site (www.agencia.marinha.mil.br) com novo layout, novas funcionalidades e editorias reformuladas que permitirão maior facilidade de navegação. Agora, os leitores podem utilizar ferramenta de busca para pesquisar por notícias, além de filtrá-las por palavra-chave e editoria. O novo layout destaca, além das últimas manchetes, as matérias mais lidas e as imagens mais recentes do perfil da MB no Flickr (que podem ser baixadas em vários tamanhos). Outro recurso é a possibilidade de comentar as notícias, inaugurando um espaço de diálogo com os leitores.
Assista ao vídeo comemorativo dos dois anos da AgMN:
youtube[https://www.youtube.com/embed/oQaCIpMfVjw?rel=0&]
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