Entre os desafios enfrentados pelos navios da Marinha do Brasil (MB) está a necessidade de se fazerem presentes em diferentes condições climáticas e cenários operacionais, mesmo em tempos de paz. Para isso, a construção naval atua de maneira a prover embarcações robustas e seguras, ampliando a independência tecnológica do Poder Naval Brasileiro. A fim de alcançar esse objetivo, o Corpo de Engenheiros da Marinha dispõe de profissionais de diversas áreas, e a Força conta com organizações militares responsáveis por atividades técnicas e normativas, a exemplo da Diretoria de Engenharia Naval (DEN).

A história da DEN, que completa seu primeiro centenário, está intimamente ligada à própria evolução da tecnologia naval no Brasil. Sua criação, em 17 de setembro de 1924, deu-se após a reorganização administrativa realizada no governo do presidente Arthur Bernardes, no então Ministério da Marinha, em 1923. A nova entidade incorporou as atribuições da Inspetoria de Engenharia Naval (exceto as ligadas a pessoal), além de parte daquelas da Inspetoria de Máquinas, assumindo a função de órgão técnico da Marinha para assuntos relacionados à Engenharia Naval.

A Diretoria empreendeu numerosas iniciativas de grande impacto e pioneirismo não só para a indústria naval e para a Marinha, mas também para o País. Nesse contexto, destacam-se projetos e obtenções de inúmeros meios navais e embarcações. Entre o fim dos anos 1970 e o início da década de 1980, por exemplo, o órgão foi responsável pelos projetos do Navio-Escola “Brasil” e das Corvetas da classe “Inhaúma”.

Desse modo, desde sua criação, devido à abrangência e à multidisciplinaridade das atividades desempenhadas, foram necessárias diversas reformulações e adaptações na estrutura e na organização da DEN. Atualmente, a Diretoria tem como missão realizar atividades normativas, técnicas e de supervisão de Engenharia Naval relacionadas com as suas áreas de atribuição, que incluem, entre outras, estrutura naval, sistemas de propulsão, sistemas de geração de energia, controle de avarias, combustíveis e lubrificantes dos meios navais da MB.

Para que o futuro seja tão repleto de contribuições à Força e ao Brasil como no passado, a DEN atua, já no presente, em uma série de iniciativas, como o papel de Órgão de Supervisão Técnica Independente (OSTI) em questões de qualidade de sistemas da plataforma e serviços em construção naval do Submarino Nuclear Convencionalmente Armado (SNCA). Na prática, isso significa que os sistemas e equipamentos da área de jurisdição da DEN que dizem respeito à segurança do SNCA “Álvaro Alberto” serão verificados pelos engenheiros e técnicos da Diretoria. 

Outra frente de destaque é a implementação do Gerenciamento da Integridade Estrutural (GIE), por meio do qual a manutenção das diversas estruturas dos meios navais foi consideravelmente incrementada. Dados os desafios inerentes à manutenção de navios, que dispõem de estruturas complexas, essa é uma iniciativa que contribui, também, para a segurança do meio ambiente e da tripulação, uma vez que torna a navegação mais segura e melhora a condição operativa das embarcações. Os resultados da iniciativa são perceptíveis: detectou-se uma melhoria na condição dos meios inspecionados, sem custos adicionais à Marinha.

“Resta claro o entendimento de que a DEN, ao receber tão valioso legado de seus precursores, prosseguirá convicta no sentido de contribuir para o desenvolvimento da Engenharia da Marinha, buscando se desenvolver continuamente, assim como arquitetando um futuro promissor e fazendo jus à nossa história”, ressaltou o Diretor de Engenharia Naval, Vice-Almirante (EN) Rogério Corrêa Borges.

Carreira dos engenheiros navais

Atualmente, o ingresso no Corpo de Engenheiros da Marinha pode se dar tanto por meio da formação na Escola Naval quanto via concurso público para profissionais graduados em instituições civis. Há vagas para engenheiros de áreas diversas, como Engenharia Naval, Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Mecatrônica, Nuclear, Química, entre outras. Confira as formas de ingresso na Marinha e mais detalhes da carreira dos engenheiros na MB.  


Imagens de alguns projetos nos quais a DEN atuou ao longo de sua história
. . .

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.