A Marinha do Brasil, representada pelo Comando do 4º Distrito Naval, coordenou o Desfile Cívico-Militar em Belém (PA), neste sábado (7). Centenas de pessoas acompanharam o desfile alusivo à Independência do Brasil, realizado na Avenida Presidente Vargas. O público assistiu à passagem de 4.500 representantes das Forças Armadas, Forças de Segurança, associações civis e instituições religiosas e de ensino.
O evento foi oficialmente iniciado às 9h30, quando o Comandante Geral do Desfile, Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa, pediu permissão ao Governador do estado do Pará, Helder Barbalho, para iniciar o desfile. A Marinha do Brasil foi representada por 433 militares, destacados em quatro companhias, além da Banda de Fuzileiros Navais do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas.
A primeira companhia de desfile da Marinha foi composta por militares do sexo feminino, Oficiais e Praças do Comando do 4º Distrito Naval, Organizações Militares subordinadas e por alunas da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).
As demais companhias foram compostas por alunos da EFOMM, Oficiais e Praças do Comando do 4º Distrito Naval e Fuzileiros Navais do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, que desfilaram armados e equipados com materiais para operações em ambiente ribeirinho, característico da Amazônia.

A Marinha também apresentou ao público viaturas e embarcações utilizadas em ações de fiscalização do tráfego aquaviário, de operações ribeirinhas, de assistência social e de salvaguarda da vida humana no mar. Dentre os meios, estavam uma lancha de casco semirrígido e uma moto aquática, da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental.
Além dos militares da Marinha, Exército e Força Aérea, desfilaram representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Cruz Vermelha, Maçonaria, Bombeiros Civis, Grupos de Escoteiros e Bandeirantes, Maçonaria, Assembleia de Deus e Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, além de moto clubes e clubes de colecionadores de automóveis antigos.
Confira como foi o desfile em outras cidades que compõem a área sob jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval (que abrange os estados do Amapá, Maranhão, Pará e Piauí).

Santarém
Em Santarém, no oeste do Pará, o evento cívico foi promovido na Avenida Tapajós. Militares da Capitania Fluvial de Santarém (CFS) representaram a Marinha do Brasil. O desfile foi acompanhado pela Banda Marcial da Escola Almirante Soares Dutra e de um pelotão de alunos do Grupo dos Escoteiros do Mar.

Amapá
Em Macapá, militares da Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) compuseram o efetivo da Marinha no desfile, realizado no Sambódromo. Embarcações utilizadas pela CPAP foram apresentadas ao público.

No extremo norte do Brasil, na fronteira com a Guiana Francesa, militares da Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque (AgOiapoque) participaram do desfile, realizado à noite, na avenida Barão do Rio Branco, no município de Oiapoque (AP).
O desfile contou com representações da Marinha do Brasil, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Instituto de Trânsito, Instituto Federal de Educação do Amapá, além de Secretarias Executivas Municipais e Estaduais.

Maranhão
Em São Luís, a Marinha do Brasil foi representada por militares da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) durante o Desfile da Independência, realizado na Avenida Senador Vitorino Freire.

No sudoeste do Maranhão, a Agência Fluvial de Imperatriz (AgImperatriz) comemorou o 202º aniversário da Proclamação da Independência do Brasil com o desfile cívico, na Avenida Getúlio Vargas.

Piauí
Em Paranaíba, onde está sediada a Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), o desfile foi realizado na Praça Santo Antônio. A cerimônia foi iniciada com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Piauí de Parnaíba, ao som do Hino Nacional, executado pela Banda Simplício Dias da Silva.
Em seguida, houve a revista às tropas pelo Capitão dos Portos do Piauí, Capitão de Fragata Ricardo Ferreira Barbosa.
O desfile também contou com a participação de representantes do Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, seguidos por grupos de Escoteiros do Mar, Escolas Cívico-Militares e instituições civis.

Comentários
Correção: a cidade é PARNAÍBA ( PI)
O desfile de Belém foi muito bonito!
Os alunos da EFOMM brilharam muito, principalmente as alunas! BZ!
Com certeza muitas meninas vão se inspirar nas mulheres do mar!
Comentar