Em comemoração ao Dia da Marinha, celebrado neste domingo (11), a Banda Marcial e a Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais realizaram uma apresentação antes da partida entre Flamengo x Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã.
O público pôde apreciar o repertório, que contou com clássicos da música brasileira, como “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, e “Cidade Maravilhosa”, de André Filho. As bandas, compostas por 150 militares músicos, agitaram a torcida ao entoar os hinos do Flamengo e do Grêmio, e ao formar figuras e caracteres enquanto executavam canções com instrumentos de sopro, percussão e as tradicionais gaita de fole.

Ainda antes da partida, militares entraram com uma faixa, em campanha de combate ao preconceito, com a inscrição: “11 de Junho - Dia da Marinha. Diga não ao racismo”. A iniciativa surgiu em repúdio aos casos de discriminação ocorridos no futebol. Também participaram do evento, cerca de 30 crianças do Profesp, o Programa Forças no Esporte, do Ministério da Defesa.
Comemorações contaram também com música e exposição na Praia de Copacabana
Além da Parada Naval e Aeronaval, o público que estava na Praia de Copacabana, neste domingo, assistiu a uma apresentação da Banda Marcial e da Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais. Cariocas e turistas também puderam conferir de perto os veículos blindados do Corpo de Fuzileiros Navais, em uma exposição que contou com 11 viaturas militares e 01 carro de combate. Ambos os eventos aconteceram em frente ao hotel Copacabana Palace.

“Entre as viaturas, destaco nosso Carros Lagarta Anfíbio, característico dos fuzileiros navais, e o JLTV, que é uma viatura blindada recém adquirida pelo Corpo de Fuzileiros Navais, e no estado da arte dos veículos militares mundiais”, afirmou o Capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval) Henrique Pinto Homem, Comandante do Batalhão Naval.
Para Bruna Bortolotto, que veio Santa Catarina, foi um presente ver de perto as viaturas da Marinha. “É muito interessante pra gente ter esse contato mais próximo, conhecer todos os profissionais e militares que se dedicam incansavelmente pela nossa defesa”, disse ela.

A aposentada Márcia Gonçalves se emocionou com a apresentação da banda. “Ouvir a canção ´Cisne Branco` aqui, na Praia de Copacabana, neste dia tão especial, é um sonho. Não sei nem como expressar o tamanho da minha emoção. Vocês estão de parabéns por trazer a Marinha para perto do povo”, concluiu.

Comentar