A Escola Naval (EN) promoveu, no último sábado (4), a 30ª edição do Raid Naval, nas instalações da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ). Mais de 150 competidores, entre Aspirantes da EN e atletas do Colégio Naval e da Escola de Formação de Oficiais de Marinha Mercante participaram da disputa.

A competição, realizada em duplas, incluiu diversas modalidades de esporte, como natação em águas abertas, canoagem, cross country (percurso em diferentes tipos de terreno e com obstáculos naturais), tiro esportivo, orientação, lançamento de granadas, circuitos funcionais e corrida.

Além do preparo físico, a competição possibilita o desenvolvimento de atributos necessários à carreira militar, como espírito de equipe, coragem e tenacidade.

"Enfrentamos uma série de desafios, que exigiram orientação estratégica, cooperação, conhecimento e resistências física e mental. Estamos confiantes de que o 30º Raid Naval será lembrado na história e esperamos que suas tradições sejam honradas pelas futuras gerações", afirmou o Aspirante (Fuzileiro Naval) Enzo Braz da Silva, que venceu a prova ao lado do Aspirante (FN) Gabriel de Vasconcelos Gaida.

Para a Aspirante Ísis Corrêa Gonçalves, a experiência envolveu resiliência, coragem e parceria. “Precisamos sempre estar atentos para motivar e ver se o outro integrante da dupla está bem para continuar. Essa é uma das partes mais importantes, pois o Raid ensina a não olhar só para as próprias necessidades, mas também para a do outro”, afirma a estudante, que garantiu a vitória com a Aspirante Maryanne Selleri Pereira.
 

Sobre a Escola Naval

A Escola Naval é considerada a instituição de ensino superior mais antiga do Brasil e tem o propósito de proporcionar a formação acadêmica e militar-naval dos Oficiais de Marinha, preparando-os para os postos iniciais das carreiras nos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes. O currículo é elaborado de forma a aprimorar os atributos físicos, sociais e culturais, além da capacidade de liderança.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.