“Sei que não será um caminho fácil, mas com amor à profissão e muita dedicação, estarei pronta para assumir as responsabilidades inerentes ao Oficialato”. As palavras são da recém-nomeada Primeiro-Tenente (Quadro Técnico) Nadia Ferreira, primeira colocada geral do Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2024. Após quase 10 meses de imersão na vida militar, ela e os outros 113 alunos da Turma "Barão de Santa Marta” estão prontos para desempenhar suas funções nas diversas Organizações Militares da Marinha em todo Brasil.

Enquanto turma, essa história começou a ser traçada em 15 de abril de 2024, quando os aprovados nos diversos concursos para Oficiais chegaram ao Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), na Ilha das Enxadas, no Rio de Janeiro (RJ). Mas, individualmente, para alguns, essa história começou bem antes.

O Primeiro-Tenente (Engenheiro Naval) Bezerra, natural de Natal (RN), é um desses exemplos: o sonho de tornar-se Oficial da Marinha iniciou em 2021, em um projeto conjunto com a esposa, também engenheira. Depois de muitos desafios, ambos tiveram êxito nessa conquista. Para ela, a realização veio um pouco antes, na turma de 2023. Já para ele, as platinas de Tenente chegaram neste sábado (1º). 

"Foi uma trajetória difícil, que exigiu muitas renúncias, compreensão da família e, acima de tudo, muita força de vontade para manter o objetivo sempre em mente e não desanimar. No final, depois de três tentativas, ver meu nome na lista de aprovados e a comemoração da minha família por essa conquista fez tudo valer a pena", afirmou.

No CFO, os Guardas-Marinha passam por uma intensa preparação física e acadêmica. Eles realizam provas referentes ao Ensino Militar Naval e ao Ensino Profissional, sendo este último conduzido de acordo com as especificidades de cada Corpo e Quadro. Essa oportunidade de ingresso na Marinha abarca uma variedade de profissões das diversas áreas de conhecimento, como Saúde, Engenharia, Ciências Humanas e Sociais, Segurança do Tráfego Aquaviário e Capelania.

Um dos momentos mais marcantes para os novos Oficiais foi o embarque no Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”. Durante quatro dias, a turma pôde conhecer a rotina da vida a bordo do maior navio de guerra da América Latina.

A Tenente Geisiane (Apoio à Saúde) viu no embarque “uma oportunidade de vivenciar o que representa a essência da Marinha". Ela aconselha quem deseja viver esse sonho a ter persistência. “Sejam resilientes e incansáveis nos seus propósitos". Após a formatura, a militar seguirá para a capital paraense, onde vai atuar no Hospital Naval de Belém.

Cerimônia marca fim do curso

A formatura ocorreu no CIAW com a participação de autoridades militares e civis, além de familiares e amigos dos Guardas-Marinha. Na ocasião, os formandos receberam a espada do Oficialato, que simboliza os valores militares como honra, disciplina e comprometimento.

“Neste instante de celebração, o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, como parte do Sistema de Ensino Naval, reitera a sua importante função de formar e preparar Oficiais de diferentes Corpos e Quadros para desempenharem as atividades designadas nas Organizações Militares desta Força Naval, concluindo, neste dia, mais um ciclo de aprendizado. Assim sendo, é oportuno recordar a relevância estratégica do CIAW, que tem a responsabilidade de capacitar cerca de 54% de todos os Oficiais formados anualmente pela Marinha do Brasil”, explicou o Comandante do CIAW, Contra-Almirante Nelson de Oliveira Leite.

Vem pra Marinha: seja o próximo a ingressar na Força Naval

Para realizar o concurso de Oficiais de  carreira, o interessado precisa ter nível superior em uma das áreas de interesse da Marinha. O acesso pode ser pelos diversos Corpos e Quadros da instituição, como o Quadro Complementar de Oficiais da Marinha, Corpo de Engenheiros da Marinha, Quadro de Médicos da Marinha, Quadro de Cirurgiões-Dentistas, Quadro de Apoio à Saúde, Quadro Técnico e Quadro de Capelães Navais.

Os candidatos são submetidos a uma prova de  conteúdo específico e redação. As exigências também variam de acordo com os Corpos e Quadros. Confira aqui os concursos previstos para este ano.

Galeria de Fotos

Conheça o Flickr

Comentários

concurseira militar (não verificado) Dom, 02/02/2025 - 00:29

Qual a patente necessária e os requisitos para realizar o concurso para oficiais? gostaria de saber se ingressando como soldado fuzileiro naval, se caso se tornasse sargento e tivesse uma graduação e pós, seria possível realizar a prova para o concurso e se tornar oficial?

Concurseiro Militar (não verificado) Ter, 04/02/2025 - 11:08

Gostei do nome. hahahahaha Tudo bem, concurseira? Seguindo esse caminho que você falou, sargento com graduação e pós, seria possível participar sim do processo seletivo interno para realizar o Curso de Formação de Oficiais Auxiliares (CA-AA/AFN). Caso você termine a graduação antes, ainda como cabo e atender os requisitos, pode também participar dos Concursos Públicos (externo) para Oficial também, que são mais específicos para profissão.

Sirley Soares Silva (não verificado) Dom, 02/02/2025 - 11:17

Olá! Gostaria de saber se têm, inscrições abertas para Admistrador de empresas? Sou Pós-Graduado em Gestão Empresarial deve ser muito gratificante fazer parte, dessa forças armadas Naval.

Sophia Miya (não verificado) Dom, 02/02/2025 - 13:18

Oi eu sou escoteira do mar aqui em SP e queria que vocês visitassem a gente e ensinar um pouco do que vocês sabem

Cassio roberto… (não verificado) Dom, 02/02/2025 - 15:02

Quero ser oficial da marinha

Carlos (não verificado) Seg, 03/02/2025 - 07:04

Parabéns aos formandos e sucesso na caminhada. Que os conhecimentos técnicos adquiridos até então sejam utilizados para o crescimento da Marinha do Brasil. Orgulho-me do meu filho integrar esse novo grupo.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.