Após cinco meses servindo no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB), nesta semana, as 12 Soldados Fuzileiros Navais que servem na Organização Militar (OM) passaram a compor a escala de serviço do Ministério da Defesa (MD). As militares são oriundas da primeira turma mista do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais, concluído por 114 mulheres, em julho de 2024.

Apesar de as militares já integrarem a escala do GptFNB desde setembro de 2024, elas passaram por um treinamento de aproximadamente uma semana, acompanhando militares que já guarnecem os postos do MD, para poderem iniciar as atividades.

“O serviço se parece muito com o que já realizamos no Grupamento, mas, como é o primeiro dia, ainda estamos nos adaptando à rotina da OM, que é um pouco diferente, já que circulam autoridades de todas as Forças”, explicou a militar Luísa Midiã Bernardo Serra, em entrevista à Assessoria de Comunicação do MD.  

Carreira inédita

As 114 mulheres que se formaram no Curso de Soldados Fuzileiros Navais no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro (RJ), escreveram uma nova página na história da Marinha do Brasil (MB) e nas Forças Armadas. Esse fato inédito representou a inclusão das mulheres em todos os Corpos, Quadros, Escolas e Centros de Instrução da MB, permitindo que, desde então, elas passassem a ocupar cargos e funções que antes eram destinados apenas a homens.

Presença feminina na Marinha

A participação feminina na Marinha começou em 1980 com a criação do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva. Nos anos 90, foi realizada uma reestruturação que ampliou a participação em cargos de Direção, Comando e comissões, culminando com a promoção, em 2012, da Contra-Almirante (Médica) Dalva Maria Carvalho Mendes, primeira militar brasileira a alcançar o posto de Oficial-General.

Quer saber mais sobre como entrar para a Marinha? Acesse o portal da Agência Marinha de Notícias, o site de concursos da Força ou siga o perfil da Força nas mídias sociais para não perder nenhuma oportunidade.


 

 

. . .

Comentários

Wagner Hundert… (não verificado) Sex, 31/01/2025 - 17:10

Mulheres fazendo jus ao lema "ad sumus"

Daysi Idalino … (não verificado) Sáb, 01/02/2025 - 14:25

Meu Filho está na reserva tem condições dele ser chamado 😭🙏🙏

Daysi Idalino … (não verificado) Sáb, 01/02/2025 - 14:26

Meu Filho está na reserva tem condições dele ser chamado 😭🙏🙏

Emerson (não verificado) Dom, 02/02/2025 - 10:13

Mídia a parte(e parabéns pelo título rsrs)... veremos quantas bradam ADSUMUS após o primeiro ano de 1x1 com sobra, faxina, funeral, escoltas, manobras e cerimônias, se é que ainda estarão em CiaFuz após os três primeiros meses!!!

José Basílio d… (não verificado) Sex, 31/01/2025 - 21:59

Com todo respeito, servir nessa gloriosa corporação e ir para Brasília, para mim é um desestimulo na carreira!

Milton Alves (não verificado) Sex, 31/01/2025 - 23:37

Por que?
Brasilia não presta?
Já vi que vc não conhece o DF.
Nunca deve ter saído do rj.

Milton Alves (não verificado) Sex, 31/01/2025 - 23:38

Por que?
Brasilia não presta?
Já vi que vc não conhece o DF.
Nunca deve ter saído do rj.

Lírian Cristin… (não verificado) Sex, 31/01/2025 - 23:59

#Naval
#Federal
#RJ

Alexandre (não verificado) Sáb, 01/02/2025 - 00:48

É um grande orgulho como veterano da turma 2/87 ver estas meninas envergando o novo uniforme de combate da corporação por merecimento, por se formarem numa das melhores forças combatentes do Brasil e do mundo, e chegando em Brasília para trabalharem não porque é bom pra propaganda, mas porque são verdadeiras combatentes anfibias, parabéns a marinha e *Adsumus! E somente para que entende "*Não pise na grama".

Juan lopes (não verificado) Sáb, 01/02/2025 - 04:54

Larga o osso, vai pra reserva marinha não tá nem aí pra você, cuida da sua família ao invés de ficar com lace de veterano do cfn

José Vieira (não verificado) Sáb, 01/02/2025 - 11:24

Meu amigo, não pude deixar de observar o seu comentário.
Você não foi militar né! Acredito eu. Pois com toda a situação que estamos passando, mas é ela, a Marinha que nos dá o sustento de cada dia pelo que fizemos, ou ainda faz. Então, se você for militar, não cuspa no prato que você comeu rsrsrs

Ulisses (não verificado) Qua, 05/02/2025 - 19:41

Eu não entendo qual a dificuldade que vocês têm em simplesmente deixar os outros serem felizes como quiserem. Se você é frustrado com a instituição, não teve uma boa carreira ou simplesmente foi infeliz, guarde pra você. Tem muita gente que é feliz e grato na carreira que tem e teve na MB, e você tem que aprender simplesmente respeitar isso. A expressão "Larga o osso" diz muito sobre você...

Emerson BOEIRA (não verificado) Sáb, 01/02/2025 - 00:57

E de impressionar o gasto que se tem em formar Fz Naval e o desespero para sairem fora mesmo concursados, escala 1x1 absurdo... Baixa é a realidade das 3 forças uma pelo baixíssimo salário, desvalorização, um pedreiro ou até servente ganha mais que um terceiro sargento, mérito ao pedreiro, infelizmente é a realidade hoje.

Jonny (não verificado) Sáb, 01/02/2025 - 16:26

Na minha passagem pelo GptFN de RIG o próprio capelão disse: "quem tem condições de fazer alguma faculdade, não fique aqui".

Semog (não verificado) Sáb, 01/02/2025 - 07:46

Meninas há vidas melhores. Amo a Marinha, mas se houve-se como voltar no tempo, não entraria nas Forças armadas. O militar não é valorizado, nem na época dos presidentes militares, sabe qual era o lema o exemplo começa de casa.

Raimundo (não verificado) Sáb, 01/02/2025 - 08:41

Infelizmente estamos com defasagem muito grande financeiramente. Só os oficiais generais, que tem aumento financeiro e os praças fica no escanteio. Dei minha vida pela pátria, estou com mais de 30 anos reformado e se tivesse que fazer tudo de novo faria. Acompanho essas guerreiras desde que ingressaram na Marinha. "Bravo Zulu", ADSUMUS!

Daniel soares … (não verificado) Sáb, 01/02/2025 - 10:26

Parabéns meninas vcs são fortes e já venceram a si mesmas, conselho façam disso escada se não tenham curso superior façam no máximo tecnólogo pra não perder tempo prestem concurso Pmdf ou PMGO vcs tem muitas chance de ter um emprego estável e carreira ainda mais que nas polícias militares acabou as contas contras as mulheres aumentado muito a oportunidade de ser tornarem polícias militares desejo boa sorte a todas.

José Vieira (não verificado) Sáb, 01/02/2025 - 11:33

Vou dizer uma coisa. Como existe militares cuspindo no prato que comeu. Ruim né, mas não largou, já que era tão ruim rsrsrs porque não foi procurar outra coisa pra fazer? Porque do pagamento ele gostava né. E garanto que não tinha condições nem coragem pra enfrentar as coisas melhores que tem por aí rsrsrs
Fica a dica.

Juruna Sincero (não verificado) Sáb, 01/02/2025 - 14:29

Sair do Curso de Formação e ter como primeira comissão o MD é fácil. Quero ver colocar para dar pau GPT. Infelizmente mulhers na MB tem tratamento diferenciado. Um dia chegaremos perto da US Navy. Direitos iguais acarretam deveres iguais.

Milton Alves (não verificado) Dom, 02/02/2025 - 07:07

Vc ta engano, não existe guarda, permanente exclusiva pra dar pau no MD, elas darão pau em tds os lugares q a escala de acordo com a escala de serviço. Foram treinadas pra dar serviço tb no MD, que é um dos postos temporarios, de 2 em 2 meses. Elas tb irão dar serviço interno. terão a vida como qq FN. Não terão essa de privilégio, se informe antes de postar bobagens, companheiro.
Adsumus!

Giselle (não verificado) Dom, 02/02/2025 - 09:14

Eu não sei de onde vc tirou que mulher na MB tem tratamento diferenciado. O que seria diferenciado para vc?
Minha filha se formou na turma 2 de 2024 de FN e teve todo treinamento que homens tiveram,passou por tudo o que eles passaram e não teve privilégio algum,hj graças a Deus e ao esforço que ela teve se formou por mérito próprio e com ótimo desempenho. Portanto,pare de achar que mulher é o "Sexo Frágil" e comece respeitar a força de uma mulher que servirá a pátria com muita honra.

PHELIPPE LINCO… (não verificado) Sáb, 01/02/2025 - 16:22

Nunca quiz ter saído da Marinha sou SD- fuzileiro Naval da reserva agora , quebrei a perna no trajeto de caso pro trabalho, morava no Rio de janeiro, e injustamente me mandaram embora, quando estava passando por problemas de depressão e fazendo acompanhamento psicológico, no entanto tive que seguir minha vida e voltar pra Belém minha cidade natal , estou bem , mais não poderiam ter feito isso comigo , e queria justiça, na época não sabia oque fazer e acabei perdendo o processo, já tem 10 anos que fui mandado embora injustamente, alguém pode me ajudar , sou concursado !

Jeferson lima (não verificado) Sáb, 01/02/2025 - 16:49

Parabéns as mulheres fuzileiras navais, sou ex fuzileiro naval primeira turma 1988 Brasília, foi um orgulho ter vivido meus três anos um mês e vinte e três dias, que cada um tenha o direito de viver aquilo que acha importante, mesmo que depois tenha que partir para outro momento, mais que sinta que o que fazemos hoje seja importante e orgulhoso, é isso que eu penso, não quis continuar, mais até hoje tenho orgulho do meu tempo aí no antigo CADEST E GPTFNB.👊👊👊

Roberto simoes (não verificado) Sáb, 01/02/2025 - 17:21

Ingressei na Marinha do Brasil, na turma de 1978. Desde os 13 anos sonhava em seguir carreira. Nesta época estava namorando. A pior decisão da minha vida foi pedir transferência para o Exército. Fiz a pedido da mesma. Depois de muito relutar. Se arrependimento, matasse, eu estaria morto.
Poderia ter retornado pra Marinha antes dos 24 anos, quando dei baixa do Exército. Mas na época não tinha os meios de informações que temos hoje. Caso contrário voltaria e já estava reformado.
Quem não serviu as Forças Armadas, não sabe o que é bom. Mesmo por um ano. Principalmente as boas amizades que carregamos.
Abraços a todos os ex combatentes da Marinha do Brasil.

concurseira militar (não verificado) Dom, 02/02/2025 - 00:21

Eu gostaria de saber sobre o plano de carreira, sei que pelo concurso de soldados fuzileiros navais a maior patente possível pelo curso seria de sargento, está correto? também queria saber se seria possível virar oficial, se teria algum concurso por dentro da marinha que um soldado fuzileiro naval/ou cabo n/ou sgt fn, teria que fazer para chegar a oficial. Ou realmente a maior patente seria stg sem opções de concursos para promoção. Se alguém puder tirar essa dúvida porfavor.

Roberto Júlio … (não verificado) Dom, 02/02/2025 - 02:30

Bom dia Concurseira. A maior Graduação como Praça é Suboficial. Fazendo faculdade você pode fazer a prova em âmbito interno, como Sargento, e Ingressar no Quadro Auxiliar de Oficiais. Deus à abençoe.

Milton Alves (não verificado) Dom, 02/02/2025 - 06:59

Entrei na Marinha em 79, fiz concurso no rj pra Soldado FN.com 2 anos aqui em Brasília, ralando voltei pro rj, 18 anos depois ,retornei por opção pra Brasília. Fui ra reserva como suboficial ao 44 anos de idade por opção por na cota compulsória. Discordo dessa pessoa q falou a besteira q vir pra Brasília, seria tirar o estímulo da carreira. Cheguei a suboficial aos 20 anos de Marinha, servindo 2 x no gpt.
Se ele queria a filhinha perto dele, deveria ter aconselhado outra profissão, pq a optar por ser militar das forças armadas, saberia que poderia servir em qq lugar.
Aqui somos felizes e muito + Seguros que no nosso rj.
ADSUMUS!

Messias (não verificado) Dom, 02/02/2025 - 07:25

Servi no batalhão de guardas - EB. REALIZEI O CONCURDO PARA GUARDA DE PRESIDIO NO RJ. HOJE SOMOS POLICIAS PENAIS QUE ESTÁ NA CONSTITIICAO FEDERAL ,E EM TRINTA ANOS DE SERVIÇO PÚBLICO JUNTO COM A MINHA ESPOSA TOS VARIOS IMÓVEIS E DOIS ALUGADOS. MORO CURITIBA CAPITAL DO PARANÁ. O SERVIÇO PÚBLICO E OTIMO PARA O IMIVIO DAS MOSSAS VIDAS E DEPOIS É SO TER DISPOSIÇÃO PARA TRABALHAAAAA E VENCER PREZADOS AMIGOS. TENHO 67 ANOS. MESSIAS 176.

Josias (não verificado) Dom, 02/02/2025 - 13:36

Sucesso para elas!
Que Deus abençoe as 114 guerreiras

https://menbeh… (não verificado) Qui, 13/03/2025 - 01:09

Excellent post. Keep writing such kind of info on your site.
Im really inpressed by it.
Hello there, You've done an excellent job.

I'll certainly digg it and individually suggest to myy friends.
I am sure they'll be benefited from this site.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.