Uma Ação Cívico-Social (ACiSo) foi promovida em Porto Murtinho (MS), na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, entre os dias 19 e 24 de setembro. A iniciativa do Comando Conjunto Ágata Oeste atendeu mais de 500 moradores do município e região, entre crianças, jovens e adultos, que participaram de diversas atividades.

Os militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), com apoio da Prefeitura de Porto Murtinho, realizaram mais de 200 atendimentos médicos e odontológicos. Cerca de 110 crianças foram orientadas sobre saúde bucal, recebendo aplicação de flúor. Além disso, foram distribuídos cerca de 500 kits de roupas e sapatos e 200 kits dentais. A ação, que aconteceu no contexto da Operação “Ágata Oeste” 2023, também promoveu cortes de cabelo, exposição de materiais dos Fuzileiros Navais e pintura de rosto infantil.

A ACiSo também contemplou a Casa dos Idosos “São Vicente de Paulo” e o Centro de Referência da Assistência Social “Maria Ester Ayub”. Nos locais, foram distribuídos 180 kits de roupas e calçados. Já na Escola Municipal Nossa Senhora de Caacupê, crianças e adolescentes acompanharam uma palestra socioeducativa sobre o tema “Bullying nunca mais”, enquanto 410 adultos puderam assistir a uma palestra socioeducativa sobre violência doméstica.

Em proveito das ações, o Navio-Transporte Fluvial “Almirante Leverger” ficou aberto à visitação pública e recebeu, em dois dias, 330 visitantes. A Prefeitura do município esteve presente com uma campanha de multivacinação, aferição de pressão arterial, glicemia, entre outros serviços.
 


Operação “Ágata Oeste” 2023

Durante a operação, foram realizadas ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e crimes ambientais, fortalecendo a presença do Estado nas faixas de fronteiras dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As atividades foram executadas pelas Forças Armadas em apoio aos órgãos de segurança pública e fiscalização.

Além da MB, do EB e da FAB, participam da Operação “Ágata Oeste” 2023 a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental e Grupo Especial de Fronteira.

Assista ao vídeo:

youtube[https://www.youtube.com/embed/yF38ujr-1tk?rel=0&]

Galeria de Fotos

Conheça o Flickr

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.