O Hospital de Campanha (HCamp) da Marinha do Brasil, que chegou ao Rio Grande do Sul na noite desta terça-feira (7), iniciará os atendimentos ao público nesta quinta-feira (9). A estrutura conta com mais de 40 leitos, incluindo os de internação de curta permanência, estabilização de pacientes (com respiradores, desfibriladores e monitores) e para procedimentos cirúrgicos leves  (sutura e curativos).

Serão disponibilizados atendimentos nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e Cirurgia Geral, empregando 43 militares da área da saúde, entre médicos, enfermeiros, psicólogo e profissionais de outras especialidades.

O HCamp funcionará todos os dias, das 8h às 17h, na Avenida Nestor de Moura Jardim, 417, Parque 35, Guaíba (RS). Essa estrutura vem fortalecer e ampliar o apoio que a Força Naval vem prestando à população do Rio Grande do Sul desde o dia 30 de abril, e visa complementar o sistema de saúde da região.

Experiência em cuidados emergenciais

A montagem do HCamp está a cargo da Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM), que iniciou suas atividades operativas em 2010 e já foi empregada em situações de desastre dentro e fora do Brasil, como foi o caso do atendimento das vítimas de terremoto no Chile naquele mesmo ano, quando foram empregados 48 militares que realizaram mais de 13 mil atendimentos. 
 

Além disso, em duas ocasiões distintas a UMEM pôde reforçar as ações da Defesa Civil no atendimento à população atingida por temporais na Região Serrana do Rio de Janeiro: em 2011, no município Nova Friburgo; e em 2022, na cidade de Petrópolis. Em fevereiro do ano passado, a UMEM participou da Operação Abrigo pelo Mar, com a Instalação de um HCamp para prover auxílio à população do município de São Sebastião (SP), que foi fortemente afetada pelas enxurradas e deslizamentos.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.