Mais de 500 jovens e crianças tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho desempenhado pelos militares da Marinha do Brasil (MB). Nos dias 27 e 28 de junho, palestras direcionadas aos alunos das Escolas Públicas de Ensino Fundamental e Médio, no município de Itaoca (ES), foram realizadas pelo Suboficial (Fuzileiro Naval) João José de Andrade, Suboficial-Mor do 1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais, respaldado pelo Comando da Divisão Anfíbia.
De acordo com o Suboficial (Fuzileiro Naval) J. Andrade, a experiência deixou um sentimento de gratidão por poder levar aos jovens uma possibilidade. “Foi uma satisfação enorme poder mostrar para eles as formas de ingresso na Marinha. Os professores nos informaram que muitos desses jovens ainda não tinham perspectiva de futuro. Então trabalhamos muito sobre planejamento de futuro e sobre os valores militares. Quando a gente começa a mostrar o que a Força pode oferecer, eles passam a enxergar uma possibilidade de progredir na vida”, afirmou.

As apresentações abordaram as oportunidades e formas de ingresso na MB, além de exaltar valores como: honra, competência, determinação e profissionalismo. Também contribuíram para a divulgação do nome da Marinha, além de fomentar o desenvolvimento da ética, do civismo, bem como a oportunidade de reflexões sobre o respeito, a cooperação, a disciplina e a responsabilidade social.
O comandante do 1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais, Capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval) Alex Ribeiro, explica que os militares estão em Itaoca participando de treinamentos com foco nas Operações Anfíbias e aproveitaram a oportunidade para colocar em prática o Programa Liderar, da Marinha, que prevê a realização de palestras para o público externo pertencente à rede de ensino pública e privada, assim, se ofereceram para realizar palestras em uma das escolas próximas. “O diretor da escola achou uma ideia excelente e acabou incentivando a palestra com outras turmas e até outras escolas. Nós pensávamos que conseguiríamos alcançar umas 100 crianças e jovens, mas quintuplicamos esses números. A interação com todos foi extremamente positiva porque as crianças e os professores queriam saber detalhes sobre o que a gente faz, então teve muita pergunta. Tivemos até que limitar o tempo”, destacou.
As exposições fazem parte do Projeto Rumo à Cidadania, uma vertente do “Programa Liderar”, que tem por finalidade disseminar os Valores Organizacionais da MB, consolidados nas dimensões dos Valores Essenciais do Corpo de Fuzileiros Navais.
Comentar