Militares do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Leste (Salvamar Leste) conduziram operação que resultou no resgate de dois pescadores que estavam desaparecidos, desde a tarde da última segunda-feira (21), na região de Itacimirim (BA). O Salvamar Leste é operado pelo Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN).
Os pescadores resgatados hoje encontram-se em bom estado de saúde. A embarcação na qual os pescadores se encontravam foi localizada, por volta das 9h25, nas proximidades da Barra do Jacuípe, praia do município de Camaçari (BA), distante cerca de 30 quilômetros da capital Salvador. A embarcação foi rebocada por outro barco pesqueiro, sendo acompanhada pela Corveta (Cv) “Caboclo”, Navio de Socorro Distrital.
"A Marinha tomou conhecimento da ocorrência no final da tarde do dia 22, por meio de contato telefônico. O Salvamar Leste realizou a coordenação das ações da Operação de Busca e Salvamento (SAR) empregando a Cv 'Caboclo', explica o Capitão de Fragata Dhartha Dantas, Chefe de Operações do Com2ºDN.
Também foi acionado o Plano de Auxílio Mútuo Marítimo com a Colônia de Pesca de Itacimirim. Adicionalmente, a Marinha do Brasil (MB) divulgou um Aviso aos Navegantes e realizou chamadas pela Rede Nacional de Estações Costeiras (RNEC), com o objetivo de dar ampla divulgação do fato e solicitar apoio a todas as embarcações que navegavam nas áreas próximas.
A MB disponibiliza o número de telefone 185 para a comunicação de emergências marítimas. "Neste ano, na jurisdição do Salvamar Leste, que abrange os Estados da Bahia e de Sergipe, já foram registrados 23 casos de incidentes SAR, contando com este caso", ressalta o Comandante Dhartha.

Comentar