Um casal de pescadores foi resgatado, na manhã de ontem (4), por militares da Marinha do Brasil (MB). Maria das Graças Mota Bernardo e José Nilson Souza Bernardo estavam desaparecidos há quase uma semana, no Rio Negro. A equipe de Busca e Salvamento da MB utilizou uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste e uma lancha da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, subordinados ao Comando do 9º Distrito Naval.
A embarcação desaparecida foi encontrada nas proximidades da comunidade do Carão, no município de Iranduba (AM). A aeronave da MB fez a abordagem por meio da técnica de helocasting, em que um militar é lançado na água e segue a nado para realizar o salvamento. A bordo da embarcação, foram prestados os primeiros socorros à Maria das Graças. Já na comunidade do Carão, ela foi helitransportada para Manaus (AM), acompanhada da filha, para atendimento médico em hospital de referência da rede pública.

A bordo da embarcação foi constatado o óbito do segundo tripulante, que foi removido, posteriormente, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. A MB vai instaurar um inquérito para apurar as causas e circunstâncias que levaram ao incidente. Assim que concluído, o inquérito será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, dando vista à Procuradoria Especial da Marinha, para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei nº 2.180/54.
Comentar