A Marinha do Brasil (MB) iniciou, nesta terça-feira (27), a montagem de um Hospital de Campanha (HCamp) na cidade de Rio Grande (RS). A estrutura foi transferida de Guaíba (RS), onde funcionava desde o dia 10 de maio, para apoiar o litoral sul do estado, que hoje apresenta maior demanda em saúde. Para assegurar que a população de Guaíba continue a receber cuidados médicos essenciais, o HCamp da MB só foi deslocado do município quando militares do Exército Brasileiro (EB) instalaram outro centro provisório no local.

Os atendimentos em Rio Grande começam nesta quinta-feira (30), no Centro de Iniciação ao Esporte do Parque Marinha."Essa escolha se deu em função da localização deste bairro, que fica em área sem risco de alagamento, também pela questão da localização, facilitando o acesso dos veículos e a locomoção dos pacientes. Estamos entre duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do município, e aqui nós teremos atendimentos voltados para a atenção primária e à população que hoje tem procurado nossos serviços, muito em função de termos hospitais em área de risco e com acesso restrito. Isso nos levou a acionar a MB para que nos apoiasse", explicou a Secretária Municipal de Saúde, Zelionara Branco, durante entrevista ao portal O Litorâneo.

Ao menos 70% da capacidade de atendimento hospitalar de Rio Grande está comprometida, com dois dos seus maiores hospitais isolados e sem previsão de voltar ao funcionamento. O município já confirmou ao menos cinco casos de infecção por leptospirose.

Capacidade

Desde sua inauguração, o HCamp foi crucial no amparo às vítimas das enchentes, oferecendo 2.833 atendimentos. Equipado com 40 leitos e empregando mais de 40 militares da área da saúde, o centro provisório oferece especialidades médicas, como clínica médica, pediatria, ortopedia e cirurgia geral. Além disso, a unidade proporciona apoio psicológico e assistência social, atendendo às necessidades integradas da população afetada.

A montagem do HCamp está a cargo da Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM), que iniciou suas atividades operativas em 2010. A estrutura já foi empregada em situações de desastre dentro e fora do Brasil, como foi o caso do atendimento das vítimas de terremoto no Chile naquele mesmo ano, quando 48 militares realizaram mais de 13 mil atendimentos.

Além disso, em duas ocasiões distintas, a UMEM pôde reforçar as ações da Defesa Civil no atendimento à população atingida por temporais na Região Serrana do Rio de Janeiro: em 2011, no município Nova Friburgo; e em 2022, na cidade de Petrópolis (RJ). Em fevereiro de 2023, a UMEM participou da Operação “Abrigo pelo Mar”, com a Instalação de um HCamp para prover auxílio à população do município de São Sebastião (SP), fortemente afetada pelas enxurradas e deslizamentos.

Operação “Taquari 2”

Desde o dia 30 de abril, a MB atua nas cidades gaúchas atingidas pelas chuvas. A Força já empregou mais de 2.000 militares, 11 helicópteros, 9 navios, 73 embarcações e 215 viaturas para prestar auxílio à população, além do transporte de mais de 400 toneladas de donativos e 130 mil litros de água engarrafada.

Um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil também foi enviado ao Rio Grande do Sul, onde atua no resgate de pessoas, transporte de material, desobstrução de vias, recuperação de estruturas, no apoio às forças locais de Segurança Pública e no fornecimento de água potável, com o uso de duas estações móveis de tratamento de água que somam a capacidade de 20 mil litros por hora.

Serviço:

Hospital de Campanha de Rio Grande (RS) 
Início dos atendimentos: Quinta-feira, 30 de maio, às 9h
Local: SEST/SENAT do município
Endereço: na Rua das Galeras, n. 190 - Bairro Parque Marinha.

. . .

Comentários

Claudenir Da S… (não verificado) Seg, 03/06/2024 - 06:59

Estou de coração aberto para ser voluntaria no parque marinha 🙏 Sou terapeuta Holística Massoterapeuta, e tenho habilidades de Amor divino ao Próximos gostaria que me dessem essa oportunidade, sou de S.P e perdi toda minha família, me deem a oportunidade de cuidar com Amor, as pessoas como cuidei e amei a minha pequena Família, tenho disponibilidade e muito amor de paz e cura aos que precisam, espero uma Resposta, estou Pronta para ajudar no Parque Marinha que Amo esse Lugar 🙏 Espero uma resposta muito agradecida Fé e Creio dia que tudo vai melhorar, Deus Abençoe muito seus Trabalhos, e gostaria de estar nessa equipe com amor🙏

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.