Cerca de 1.200 pessoas compareceram ao Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) para viver um “Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro”, ontem (08), na Ilha do Governador (RJ). O evento teve como principal objetivo a promoção da inclusão das pessoas com deficiência. 

A ação, promovida pela Marinha do Brasil, em parceria com diversos apoiadores, apresenta um pouco da rotina de um militar e propicia a integração entre o público e o ambiente naval, por meio de programas recreativos, esportivos, musicais e do contato com aspectos da cultura da Marinha, em especial dos Fuzileiros Navais. 

 

Durante toda a manhã, as mais de 400 crianças, adolescentes e adultos com espectro autista e outros tipos de deficiência participaram de oficina de pintura, recreação esportiva, oficina de percussão, educação ambiental, exibição de cães, apresentação de mostruário de equipamentos operativos, oficina de camuflagem, visita a helicóptero, passeio em viaturas militares e, com apoio da Polícia Militar do Rio de Janeiro, passeio em cavalos, além de receberem brindes e lanches. 

 

A participante Tatiana, que trouxe o filho Felipe, 20 anos, autista, contou sobre a experiência de participar pela quinta vez: “O evento é maravilhoso, pois é uma manhã em que as crianças ficam à vontade, se sentem bem e podem participar de diversas atividades”. 

O público também pôde assistir a uma apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, cantar belos sambas com o músico Ito Melodia e, ao fim, soltar balões que voaram ao céu, marcando o emocionante encerramento das atividades. 

Criado em 2017, o “Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro” é um evento que demonstra que Marinha está lado a lado com a sociedade, em ações de inclusão social voltadas às pessoas com deficiência e às iniciativas que contribuem para aumentar a visibilidade das causas ligadas ao transtorno do espectro autista. 

Galeria de Fotos

Conheça o Flickr

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.