Militares do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Nordeste (Salvamar Nordeste) coordenaram uma operação que resultou no resgate de oito tripulantes que estavam à deriva, a 175 quilômetros do litoral de Natal, no Rio Grande do Norte. O Salvamar Nordeste é operado pelo Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN). Os tripulantes resgatados ontem (6) encontram-se em bom estado de saúde.

No final da manhã da última quarta-feira (5), a Marinha do Brasil (MB) recebeu a informação de que a embarcação “Burra Leiteira” estava à deriva e deslocou imediatamente o Navio-Patrulha (NPa) “Grajaú” para o local. Adicionalmente, foi acionada a aeronave da Força Aérea Brasileira, H-36 Caracal, do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV), que avistou a embarcação e confirmou a situação.

Às 6h da quinta-feira (6), o NPa “Grajaú” resgatou os oito tripulantes, que, aparentemente, estavam bem e os transportou para a cidade de Natal. Chegando à Base Naval de Natal às 20h, eles foram atendidos por uma equipe médica da MB, que confirmou as boas condições de saúde de todos. Um inquérito administrativo será instaurado para apurar as causas e circunstâncias do ocorrido.

“A embarcação estava vindo de Fernando de Noronha com destino a Natal e, infelizmente, teve uma avaria no caminho. Estava sem propulsão e sem energia elétrica quando a encontramos, e as causas serão analisadas ainda. Foi um trabalho árduo, muitas horas até chegar ao local do resgate, mas conseguimos cumprir a missão, que era voltarmos todos em segurança para os nossos lares”, afirmou o Comandante do NPa “Grajaú”, Capitão-Tenente Lucas Nascimento.

Entendendo o SAR (Busca e Salvamento – do inglês Search and Rescue)

Em operações de resgate como a realizada, o fator de maior importância é o tempo de sobrevivência das vítimas, uma vez que o objetivo primordial das missões é preservar as vidas humanas. Enquanto houver perspectiva de salvar vidas, o trabalho é desempenhado incessantemente. Dessa forma, para garantir que o socorro aconteça de maneira ágil, a Marinha do Brasil opera o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Brasil, conhecido como Salvamar Brasil, numa área de responsabilidade SAR de aproximadamente 14,5 milhões de km², abrangendo toda a costa brasileira, a “Amazônia Azul”, além das águas interiores.
Tendo em vista as dimensões da Região de Busca e Salvamento (SRR), a MB dividiu as áreas de cobertura em nove sub-regiões, sob responsabilidade dos Distritos Navais, com seus respectivos Centros de Coordenação SAR regionais. Além disso, mantém navios e aeronaves de pronto emprego, militares treinados para as situações de resgate e uma complexa estrutura de coleta e compartilhamento de informações, o que possibilita a localização das vítimas e das embarcações mais próximas em condições de prestar apoio.
Quando possível, a própria embarcação em situação de perigo ou qualquer pessoa que tenha testemunhado um incidente em potencial pode entrar em contato com a Marinha, através do telefone 185. O serviço de atendimento está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e abrange todo o território nacional. Além do telefone, o contato pode ser estabelecido por meio de fax, e-mail ou utilizando os sistemas presentes nas embarcações, conhecidos como Sistema Global de Socorro e Segurança Marítimo (GMDSS).

Outra maneira de reforçar a segurança, durante as navegações, é a utilização do aplicativo NAVSEG. Por meio desse recurso, é possível informar o plano de viagem, permitindo que a Autoridade Marítima monitore integralmente o trajeto da embarcação. O aplicativo opera através do envio regular de dados, atualizando a posição da embarcação a cada 15 minutos aos centros de monitoramento da Marinha, gerenciados pelas Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências.
Dessa forma, o NAVSEG possibilita a localização mais rápida e precisa de qualquer embarcação em situação de perigo, assegurando melhores condições para a salvaguarda da vida humana no mar ou em águas interiores.

Assista ao vídeo:

youtube[https://www.youtube.com/embed/vAcQkaDUWDc?rel=0&]

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.