Militares da Marinha do Brasil (MB), lotados na Capitania dos Portos de Macaé (CPM), resgataram seis canoístas, na manhã deste domingo (29), depois que a canoa havaiana em que se encontravam começou a afundar, nas proximidades da praia Campista, em Macaé (RJ).
A situação dos tripulantes, quando houve a solicitação de socorro, apresentava risco, uma vez que o mar estava agitado e a água se acumulava no interior da canoa.
Assim que tomaram conhecimento da emergência, os militares da Marinha se deslocaram até o local informado, a bordo da lancha SAR (Search and Rescue / Busca e Salvamento) da CPM, onde efetuaram o resgate dos seis canoístas, todos em bom estado de saúde.
Serviço de Busca e Salvamento Marítimo
A Marinha do Brasil (MB) opera, 24 horas por dia e sete dias por semana, um Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR), destinado a socorrer pessoas em perigo no mar e em águas interiores. Em situações de perigo, o SALVAMAR pode ser acionado por meio do Sistema Marítimo Global de Socorro e Segurança (GMDSS), por rádio VHF no canal 16, ou pelo telefone para emergências marítimas 185.
Em setembro, a MB lançou o aplicativo NAVSEG, desenvolvido em parceria com o Ministério do Turismo. A ferramenta, que está disponível, gratuitamente, para as plataformas Android e IOS, permite que o navegador informe à Marinha, diretamente de um aparelho smartphone, o seu plano de viagem, que passa a ser monitorado em tempo real pela Autoridade Marítima durante todo o percurso. Além da praticidade, a tecnologia aumenta as chances de resgate em um caso de emergência, pois o SALVAMAR terá a posição atualizada da embarcação em perigo, tornando o trabalho de busca muito mais rápido e eficiente.
Assista ao vídeo:
youtube[https://www.youtube.com/embed/xnstyUXI6K0?rel=0&]
Comentar