Nesta semana em que a Marinha do Brasil (MB) comemora o Dia do Marinheiro, militares do Comando da Força de Superfície (ComForSup) concluíram o projeto de revitalização da sede do Centro de Cooperação para o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (CCDIA), em Niterói (RJ). A iniciativa visa promover o bem-estar dos voluntários e das 33 crianças e adolescentes amparados, atualmente, pela Organização Não Governamental (ONG).
Locais como a fachada, grades, portões, biblioteca, oficinas e outros cômodos da casa que abriga o CCDIA foram revitalizados pelos militares que se dedicaram, durante semanas, na reforma das áreas mais necessitadas, realizando pintura, manutenção de equipamentos elétricos e instalação de novos pontos de iluminação. A varanda ganhou jogos de xadrez e dama, além do jogo de amarelinha já existente, que foi restaurado, proporcionando novas atividades de lazer.
“Estar aqui contribuindo com esta instituição é gratificante, porque sei que, de alguma maneira, vou estar contribuindo com ela, seja por algum reforço ou manutenção. Isso é muito importante para todos nós”, declarou o Cabo Rafael Peixoto.

“É uma grata surpresa que faz a gente continuar animado, a continuar caminhando. O que isso mostra? Mostra o seguinte: você não está sozinho. Nós não estamos sozinhos. Existem pessoas que se importam também”, ressaltou o presidente do CCDIA, Altair Souza, ao falar sobre a ajuda que a instituição recebeu da Marinha.
O CCDIA tem como propósito combater a evasão escolar no Ensino Fundamental, ajudando crianças e adolescentes de Niterói e região a terem um melhor desempenho escolar, por meio das aulas de reforço e do acompanhamento diário, além de promover diversas atividades de cidadania, estimulando o sentimento de pertencimento social nas crianças e adolescentes de comunidades. “A pintura daqui está ficando linda, os detalhes, a dama que eles pintaram, a amarelinha, um monte de coisa. Meu sonho é ser médica da Marinha”, contou a menina Ana Júlia, de 10 anos.
O Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Rudicley Cantarin, destacou o trabalho que os militares da MB realizam em prol da sociedade, além de monitorar a costa brasileira e garantir a segurança dos mares e dos rios do País. “A Marinha do Brasil, além das suas atribuições ligadas à defesa, contribui com iniciativas como essa, com instituições que promovem o bem público, ações sociais, e nós ficamos muito felizes com as obras que estamos aqui entregando hoje e que vão trazer um conforto melhor para professores e os integrantes da instituição e, principalmente, para os alunos”, declarou o Almirante.

COMO AJUDAR O CCDIA
A ONG aceita ajuda, presencialmente ou on-line, em atividades como reforço escolar do Ensino Fundamental, informática, ensino de idiomas, música, teatro, culinária e alimentação, contação de história e biblioteca, atividades esportivas, apoio psicológico, médico e dentário, assistência social, doação de material, e construção e reformas. Mais informações podem ser obtidas no site http://ccdia.org/ da organização.
Assista ao vídeo:
youtube[https://www.youtube.com/embed/SWxnoPkN2l4?rel=0&]
Comentar