Militares da Marinha do Brasil resgataram um pescador, de 69 anos, no dia 18 de junho, após sua embarcação naufragar no Rio Amazonas, próximo a Santarém, no oeste do Pará. A tripulação de um navio mercante avistou a embarcação submersa e o pescador na água e, rapidamente, informou à Capitania Fluvial de Santarém (CFS).
Manoel da Silva Bentes pescava em sua bajara, uma canoa típica da região do Baixo Amazonas, próximo à comunidade Ituqui, quando a embarcação foi atingida por uma marola, o que a fez emborcar. Segurando-se inicialmente a um pedaço de isopor e, depois, ao casco da bajara, o pescador aguardou cerca de uma hora pelo resgate. Após acionada, a equipe de inspeção naval chegou ao local 20 minutos após o chamado.
No local do resgate, a profundidade do Rio Amazonas é de 36 metros e a margem mais próxima, na zona urbana de Santarém, estava a 800 metros. “Fiz o aceno com a camisa e me perguntaram se eu estava com algum problema, se eu estava ferido. Daí eu disse que não tinha problema nenhum. Que estava bem. Então, embarquei na lancha da Marinha”, conta.
O pescador não se feriu durante o acidente e afirmou não precisar de atendimento médico. Os inspetores navais o levaram até a comunidade do Ituqui e rebocaram sua embarcação até a margem.
Baixo Amazonas
A Região de Integração do Baixo Amazonas é composta por 12 municípios (Santarém, Alenquer, Óbidos Almerim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Oriximiná, Prainha e Terra Santa). Localizada no noroeste do Pará, a região do Baixo Amazonas é entrecortada pelos rios Amazonas e Tapajós.

Comentar