Uma onda de solidariedade tem ajudado a diminuir os impactos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Doações de diversos pontos do Brasil levam alento, união e empatia à população gaúcha e mostram a solidariedade do povo brasileiro. Em ações contínuas e que requerem um esforço ininterrupto e coordenado de diversas Organizações Militares, a Marinha do Brasil (MB) tem atuado para que donativos cheguem às áreas mais necessitadas de forma eficiente e organizada.

Localizado no Rio de Janeiro (RJ), o Centro de Distribuição e Operações Aduaneiras da Marinha (CDAM) é o órgão responsável por receber os donativos que chegam dos diversos pontos de coleta da Força na área do Comando do 1º Distrito Naval. O órgão controla os estoques e o tráfego de cargas que saem da sede, na capital fluminense, a Rio Grande (RS), porto de destino.

Todos os dias chegam ao CDAM suprimentos doados pela sociedade, empresas e  militares da Força. As doações incluem alimentos não perecíveis, roupas, produtos de higiene pessoal, água, material de limpeza e itens essenciais. Desde o recebimento dos primeiros donativos no início de maio, já se somam mais de 340 toneladas de suprimentos com destaque para água mineral, roupas e alimentos.

Quando chegam ao CDAM, os donativos passam por três etapas: são embalados e colocados em palletes; depois são armazenados em contêiner e, em seguida, são transportados em caminhões até o meio que irá conduzir o material  ao Rio Grande do Sul, podendo ser por via marítima ou terrestre.

O Diretor do Centro de Distribuição e Operações Aduaneiras da Marinha, Capitão de Fragata (Intendente da Marinha) Luiz Antonio Girianelli Félix, explica que para realizar a operação é necessário um esforço logístico e preparo técnico para que sejam aproveitadas as oportunidades e capacidades de cada meio de armazenamento e transporte. “Na última semana, nós estávamos com nossa capacidade de armazenamento consideravelmente utilizada e conseguimos realizar dois grandes envios por mar. Mais de 200 toneladas foram transportadas em contêineres por navio mercante e mais de 15 toneladas de doações foram enviadas pelo Porta-Aviões Nuclear “George Washington”, da Marinha norte-americana. Leia mais aqui.

Ao chegarem ao Rio Grande do Sul, os donativos são encaminhados pela estrutura da Marinha estabelecida no local aos depósitos da Defesa Civil, que coordena o envio da ajuda de acordo com as necessidades reportadas pelos municípios.

Operação "Taquari 2"

 Desde o dia 30 de abril, militares da Marinha atuam nas cidades gaúchas atingidas pelas chuvas. A Força Naval já empregou mais de 2.000 militares, 11 helicópteros, 9 navios, 73 embarcações e 215 viaturas para prestar auxílio à população gaúcha, além do transporte de mais de 400 toneladas de donativos e 130 mil litros de água engarrafada.

Um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil também foi enviado ao RS, onde está atuando no resgate de pessoas, transporte de material, desobstrução de vias, recuperação de estruturas, no apoio às forças locais de Segurança Pública e no fornecimento de água potável, com o uso de duas estações móveis de tratamento de água que somam a capacidade de 20 mil litros por hora.

Um Hospital de Campanha com 40 leitos foi montado na cidade de Guaíba e o Navio Aerodrómo-Multipróposito "Atlântico" tem empregado sua equipe de saúde no atendimento à população de municípios ao sul da Lagoa dos Patos.

Assista ao vídeo:

youtube[https://www.youtube.com/embed/xXTyVQJ-9EY?rel=0&]

. . .

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.