Neste sábado (22), o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) foi o cenário de um evento especial que reuniu cerca de 1.500 pessoas em uma celebração de inclusão e diversão. O evento "Um Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro" foi realizado por meio de uma parceria entre o CEFAN, o Abrigo do Marinheiro, o SESC Rio e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), com o objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência.

Os participantes foram recebidos com uma programação variada que incluiu oficina de camuflagem e passeios em viaturas militares. Crianças e adultos puderam experimentar um pouco da rotina dos Fuzileiros Navais, uma experiência emocionante e única. Além disso, tiveram a oportunidade de participar de diversas modalidades esportivas, desafiar-se no arvorismo, e aproveitar sessões de equoterapia, que combinam atividades terapêuticas com equitação.
“Nós amamos esse evento, o dia está maravilhoso e estamos aproveitando muito cada uma das atividades, ele já fez as oficinas de judô, boxe, fez a camuflagem e conheceu as viaturas. A Marinha do Brasil está de parabéns, sem dúvidas, é um evento que serve de exemplo de inclusão para toda a sociedade”, relatou Janaina Pinheiro de Oliveira, mãe de Jorge Edson de Oliveira, de 8 anos.
Para os mais artísticos, a oficina de pintura foi um destaque, permitindo que todos expressassem sua criatividade. A distribuição de brindes e lanches contribuiu para momentos de confraternização e alegria entre os participantes.
Apresentações Especiais
Um dos pontos altos do evento foi a apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), que encantou o público com sua performance. Além disso, a seção de cães de guerra do CFN realizou uma exibição impressionante, demonstrando a disciplina e o treinamento dos cães, que são essenciais para diversas operações militares. O Pelotão de Motos do CFN realizou uma apresentação impressionante, com manobras habilidosas e sincronização perfeita, trazendo alegria e entusiasmo.
Parceria e Inclusão
Desde sua criação em 2017, "Um Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro" tem sido um exemplo de como a colaboração entre diferentes instituições pode promover a inclusão social. O evento nasceu de uma parceria entre grupos de pais de crianças com autismo e o CFN, e devido ao seu sucesso, expandiu-se para várias localidades do Brasil.
Elaine da Silva Prado participou do evento no ano passado e retornou nesta edição, após um pedido de seu filho, o pequeno Adriel Prado dos Santos. “Voltamos porque o Adriel pediu e quando chegamos aqui ele falou que estava emocionado e o coração estava batendo muito forte. Nos sentimos em casa e são dias que marcam a nossa história”, afirmou.
Assista ao vídeo:
youtube[https://www.youtube.com/embed/eAnE0GMCuCM?rel=0&]
Comentários
Boa noite.
Vai ter esse evento na Ilha do Governador - Freguesia quartel do Fuzileiro Naval.
Eu levei minha filha no ano passado e foi maravilhoso.
Excelente evento um dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro promove inclusão para pessoas com deficiência meu bravo zulu a toda equipe participantes meu neto ENZO BARCELLOS 11 ANOS AUTISTA não perdeu um momento de alegria e felicidade ⚓️💓🇧🇷 Obrigado CEFAN/ MB E O CFN.ADSUMUS.
CEFAN está de parabéns!! Meu filho Isaac Blanco (18 anos) se sentiu muito a vontade. Super organizado e todos estão de parabéns pela gentileza e o carinho com que nos receberam e conduziram o evento. Obrigada!
Lindo! Parabéns Marinha do Brasil 🇧🇷 por esse projeto incrível! Inclusão é isso. Parabéns a Tenente que escreveu essa matéria. Brilhante!!!!!
Comentar